Farmacêutico também pode atuar em área de aleitamento materno

O campo, embora pouco conhecido, é muito valorizado dentro das 101 oportunidades do curso

O Brasil é uma referência mundial quando o assunto é aleitamento materno, segundo estudos internacionais. O que muitas pessoas não sabem é que esse fator é responsável, por exemplo, pela queda no índice de mortalidade de crianças no país e que também está estritamente relacionado à atuação profissional de um farmacêutico.

A coordenadora do curso de Farmácia da UNIGRAN, Letícia Castellani Duarte, explica que o profissional atua dentro do Banco de Leite Humano, onde faz toda a análise do produto. Ela lembra sobre a resolução que dispõe sobre atribuições do profissional neste caso em que, além da direção e chefias técnicas, também faz a coleta, o processamento, o controle de qualidade, a distribuição, a emissão de pareceres/ laudos e a pesquisa na operacionalização de Bancos.

Letícia lembra que várias campanhas pelo país visam estimular o aleitamento materno, principalmente incentivado pelo Sistema Único de Saúde – SUS – e os farmacêuticos podem fornecer esclarecimentos à população, servindo de ponte de integração. Em Dourados, ela cita o trabalho desenvolvido pelo Hospital Universitário – HU. “Por legislação, é obrigatório dentro do ‘Banco Humano’ ter essa área de pasteurização e controle de qualidade para que o leite possa ser fornecido. Envolve a Nutrição e tem um profissional da área de Farmácia”, afirma.

Mesmo sendo uma atividade natural, as mães têm dúvidas e dificuldades relacionadas ao assunto. Muito além de um campo de atuação profissional, no entanto, dentro das 101 áreas da Farmácia, embora ainda pouco conhecido, seja muito valorizado, de acordo com Letícia. Ela lembra que a profissão que lida com a saúde também tem um apelo humanitário. Nesse caso, no que tange a orientação para mulher, seja em visita domiciliar, para doação. “Ele também participa desse processo. É humanidade, amor ao próximo, que salva muitas vidas”, finaliza.

O curso de Farmácia da UNIGRAN tem a formação generalista e possibilita a atuação profissional na área de aleitamento materno. A Instituição está com inscrições abertas para ingresso em 2017 no site www.vestibularunigran.com.br. O Processo Seletivo acontece no dia 3 de dezembro, às 14h.