Conferência traz palestra com Gabriel de Luca sobre Psicologia Organizacional

Palestrante destaca o papel do analista de comportamento dentro das organizações

A IV Conferência de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizada pelo curso de Psicologia da UNIGRAN, trouxe apresentação de Casos de Grupos de Estágios em POT e palestra com Gabriel Gomes de Luca, professor efetivo do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

O evento fez esclarecimentos quanto ao papel do psicólogo dentro das organizações. “Em nossa região existe uma potencialidade de trabalho dentro dessa área da Psicologia. Temos grandes empresas e, essas grandes empresas, obrigatoriamente tem que ter um psicólogo da área organizacional, é uma demanda”, garante a coordenadora do curso, Ticiane Araújo da Silva.

Gabriel Gomes de Luca abordou os temas: “Sob o controle do quê deve ficar o comportamento de um analista do comportamento ao intervir em organizações?” e “Análise do Comportamento em organizações: de conceitos básicos a tipos de intervenções”.

O psicólogo trabalha em organizações com base na análise do comportamento. Segundo Gabriel de Luca, o analista do comportamento tem o entendimento de que as organizações são orientadas para a produção de resultados sociais. “O papel do analista é criar condições especificas dentro das organizações, para que as pessoas consigam, enfim, apresentar os comportamentos que constituem sua atuação profissional com vista à produção de resultado relevante a ser produzido na sociedade”, afirma.