Com temas atuais, Jornada reúne acadêmicos e profissionais de Farmácia

Estudantes e profissionais de Farmácia participaram da 10ª edição da Jornada Acadêmica na UNIGRAN

Neste ano, a X Jornada Acadêmica de Farmácia abordou o tema “Farmacêutico: princípio ativo da saúde”. Estudantes e profissionais da área participaram de minicursos, mesa redonda e palestras. O evento teve como foco ressaltar a importância do farmacêutico como agente tanto na prevenção, quanto na promoção da saúde da população.

No minicurso “Cultivo In Vitro de Plantas com Interesse Farmacêutico”, a bióloga Josimara Nolasco Rondon trabalhou a arte do cultivo in vitro. A oficina teve parte teórica e, na prática, os participantes utilizaram espécies de interesse farmacológico para multiplicar através da técnica.

Josimara Nolasco explica que o diferencial deste tipo de cultivo é que se pode produzir uma planta em qualquer época do ano e não precisa esperar completar o ciclo de vida. “Pode-se produzi-la em formas diminutas, dez, vinte centímetros e, em um mês, dois meses já pode ter a planta metabolizando compostos de interesse. O resultado final é muito positivo, pois às vezes podemos trabalhar a transformação genética, o que potencializa o efeito e a substância na planta”, destaca.

Trazer a área biotecnológica em um minicurso é um grande diferencial em uma universidade, segundo a bióloga que trabalha com cultivo de tecido vegetal. “A UNIGRAN está de parabéns por abrir essa possibilidade para essa linha de pesquisa. Conseguimos fazer o cultivo de várias espécies na oficina: a Primavera, que é uma planta ornamental, mas que tem um potencial na parte analgésica; a Chia, que é utilizada no processo de diminuição dos teores de colesterol e regulação dos níveis de glicemia no sangue; entre outras”, menciona Josimara.

Outro assunto debatido foi “Atribuições Clínicas do Farmacêutico”, por meio de uma palestra com o presidente da Comissão de Farmácia Hospital do CRF/MS, Igor Luiz da Silva e Silva. O palestrante apontou que, pela primeira vez, o farmacêutico está assegurado em Lei para atuar de forma clínica, ou seja, junto ao paciente.

“Com as novas legislações, essas atribuições são estendidas a todas as áreas, desde farmácia de manipulação, drogaria, farmácia hospitalar e em qualquer área de atuação. Esta é uma área que está em ascensão e traz muitas oportunidades, quem se dedicar na profissão vai conseguir ter um destaque legal. A legislação avançou bastante, agora o que falta é nós profissionais acompanharmos este progresso”, enfatiza Igor Luiz.