Palestra sobre Empreendedorismo e Inovação destaca como fazer muito com poucos recursos

Professor Edmilson de Oliveira fala sobre empreendedorismo e inovação na UNIGRAN

Os acadêmicos de Administração receberam a palestra "Empreendedorismo e Inovação", com o professor Edmilson de Oliveira Lima, membro pesquisador da Cátedra de Empreendedorismo Rogers, na HEC Montreal – Canadá. A parceria entre UNIGRAN e UFGD é uma ação do Projeto de Extensão "Oficina da Inovação".

Durante a palestra realizada na UNIGRAN, os estudantes puderam conhecer um caso real de ensino de empreendedores inovadores de uma microempresa de comércio e serviços localizada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. O questionamento sugerido pelo palestrante foi: se microempresários de uma comunidade violenta e pobre, com pouco recurso podem fazer muito, outros não podem fazer muito mais?

O palestrante Edmilson de Oliveira destaca que ser empreendedor é desbravar. “Ser um dos primeiros a provar um novo caminho, faz com que o terreno seja preparado para outras pessoas, que normalmente são um pouco menos empreendedoras, tomam menos riscos”, garante.

Quanto à inovação, o professor ressalta que é dar os primeiros passos para se fazer uma coisa nova ou recriar as formas de se fazer algo que já era feito. Foram apresentados casos de empreendedores que estão tendo uma grande ascensão e chegando ao sucesso rapidamente. “Fiz uma provocação aos estudantes, dizendo que ‘Todos nós Podemos’. Esses casos mostram que, com pouco recurso, mas com muita criatividade e muito trabalho, podemos chegar longe”, considera.

Para Edmilson de Oliveira, ter um grande tipo de empresa, com responsabilidade social, promovendo o esporte ou a cultura na sua comunidade, como é o caso de duas empresas que citou na apresentação, com dificuldade na vida, pode muito mais do que se espera.

O administrador é um dos principais responsáveis pelo sucesso se uma organização. O diferencial da profissão é ter um pouco mais de desenvolvimento e profissionalismo, um conhecimento mais refinado. “O curso de Administração tem um papel extremamente importante, que é o de oferecer ao mercado um profissional que já tenha capacidade de estar preparado. O ótimo profissional é sempre aquele se destaca mais e que é mais procurado no mercado”, avalia o professor Edmilson.