Acadêmicos de Publicidade são finalistas da 3ª Mostra Audiovisual de Dourados

Os estudantes produziram o curta “Penumbra” e concorrem na Categoria Trash

Cartaz de divulgação do curta “Penumbra”

Era para ser simplesmente um trabalho de faculdade. O filme curta-metragem “Penumbra”, produção independente de cinco acadêmicos do 5º semestre de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN, agora ganhou uma proporção maior do que a esperada: é um dos três finalistas da 3ª Mostra Audiovisual de Dourados, na Categoria Trash.

O curta de 15 minutos é um caso de assassinato clichê, no qual os investigadores chegam à solução depois de um extenso interrogatório. Conta a história da morte dos pais de Eduardo, deixando o herdeiro milionário, que atrai a atenção de Diego. Tom, o ex-namorado de Eduardo, tenta avisá-lo sobre as verdadeiras intenções de Diego. Inesperadamente, o pior acontece. Eduardo morre, deixando como suspeitos: Diego, Tom, e Sophia – uma traficante.

O escritor do curta, Marcos Vinicius Ledesma Costa, menciona que começaram como um trabalho na disciplina de Vídeo Digital, e sendo elogiados pelo professor, resolveram se inscrever para Mostra Competitiva de Curtas. “A temática envolve um casal homossexual em um assassinato, mas toda linguagem do filme não foi trabalhada diante desse assunto. Pois quisemos tratar como um assunto natural, não demos ênfase. O legal é que, no desenrolar da história, o motivo do assassinato surpreende”, descreve o estudante.

Hallan Patrick de Oliveira Rosse fez a direção e produção do filme. O aluno de Publicidade destaca que o cenário audiovisual de Dourados em audiovisual está crescendo e o grupo não poderia deixar passar essa oportunidade. “Fomos motivados a descobrir o cinema através desse trabalho e dessa matéria na faculdade. Usamos cenários de Dourados como a Usina Velha, a praça, nós mesmos atuamos, gravamos varias vezes cenas complicadas, mas o resultado fez valer a pena todo esforço”, considera.

O acadêmico Hallan comenta que o diferencial do “Penumbra”é a identidade. “O filme ficou com uma identidade, tanto na parte visual quanto no estilo dele, trabalhamos com a arte para criar uma identidade, e isso ficou bem marcante. Além de utilizarmos uma linguagem bem atual”, ressalta.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da UNIGRAN, Lana Guedes, comenta que é motivo de orgulho para Instituição ter o grupo na final da Mostra. "Acredito que a participação dos alunos em concursos como este destaca o diferencial do nosso projeto acadêmico, que visa priorizar e fomentar a criatividade através de novas experiências”, avalia.

O filme curta-metragem “Penumbra” será exibido nesta segunda-feira, dia 25, às 19h, no Teatro Municipal, durante a 3ª Mostra Audiovisual de Dourados. Os ingressos serão gratuitos e abertos à população.