Curso para médicos veterinários está com inscrições abertas

MAPA regulamenta curso para combater e erradicar a brucelose animal

A UNIGRAN realiza o curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e Tuberculose Animal e de Noções em EET, entre os dias 12 e 16 de maio. A preparação é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – e deve ser feita somente em instituições autorizadas pelo órgão.

A brucelose acomete animais domésticos e silvestres, podendo chegar ao homem, e é considerada uma zoonose. Assim, os animais precisam ser vacinados para combater a doença. Não há tratamento para animais infectados, que são abatidos, caso seja diagnosticada. Somente médicos veterinários habilitados podem fazer os exames laboratoriais.

Um dos coordenadores do curso, Thiago Leite Fraga, aponta que o MAPA estabelece as normas dos cursos de preparação através do Programa Nacional de Combate e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – PNCEBT, “na tentativa de erradicar e controlar a brucelose e tuberculose animal e, é claro, conseguindo uma melhor qualidade dos nossos produtos”.

Em Mato Grosso do Sul, a UNIGRAN é autorizada a realizar este curso para profissionais de medicina veterinária e que o realiza constantemente. Com 40 horas de duração, o participante deve ter 100% de presença. Mais interessados podem entrar em contato com a Instituição, pelo telefone (67) 3411-4122 ou na coordenação do curso de Medicina Veterinária e, ainda, na Iagro, MAPA e CRMV.