UNIGRAN tem os únicos cursos com nota máxima no MS

Publicidade e Propaganda é o melhor curso do Brasil; Direito e Jornalismo estão entre os dez melhores do país

Os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, 6, apontam que os cursos da UNIGRAN tiveram as únicas notas máximas no Mato Grosso do Sul. Dentre os seis cursos da UINIGRAN avaliados em 2012, três obtiveram a nota máxima: Publicidade e Propaganda (conceito 5), é o melhor do Brasil; Direito (5) e Jornalismo (5) estão entre os dez melhores do país; Psicologia (4) tem a maior nota do Centro-Oeste; Administração (4) tem o maior CPC do Estado do MS das instituições privadas e Ciências Contábeis (3) está entre os cinco melhores cursos do MS.

O IGC é a média que as instituições tiveram nos últimos três anos. A UNIGRAN subiu do conceito satisfatório (3) para o degrau da excelência no ensino (4), em uma escala de 1 a 5. Cada curso tem o CPC, que é a somatória da nota que os alunos tiraram no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com a infraestrutura, organização pedagógica da instituição, o número de professores mestres e doutores que tem dentro do curso.

Para a reitora da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa, este é um momento inesquecível para a história da Instituição. “Estou muito orgulhosa. Esses excelentes conceitos alcançados são resultados de um árduo trabalho planejado e implementado gradativamente durante os últimos três anos. Idealizamos um programa com essa meta e a equipe abraçou essa causa”, comemora.

“Reitoria, pró-reitorias, diretores e coordenadores unidos trabalharam para aperfeiçoar a qualidade dos nossos cursos, e isso, foi repercutindo entre os professores, que por sua vez, envolveram os acadêmicos a também se responsabilizarem para atingir a meta. Tudo isso tem um custo alto, entre contratação de mais professores titulados, ampliação do acervo, investimentos em equipamentos, entre outros, e a Mantenedora da UNIGRAN aprovou e autorizou os investimentos necessários desse nosso planejamento. Portanto, é literalmente um excelente resultado de toda equipe da UNIGRAN”, avalia Rosa De Déa.

De acordo com o diretor de Planejamento de Ensino da UNIGRAN, Bruno Augusto Amador Barreto, esse resultado é uma somatória do trabalho de toda a Instituição. “Todos os cursos, o corpo docente e discente que fizeram a prova do Enade, que tiveram motivação e mostraram o conhecimento que adquiriram. Nós estávamos em 3 quase 4 e conquistamos o 4”. Barreto afirma que, “é um resultado muito bom não só no contexto estadual, mas também nacional. No Estado, a única instituição que teve cursos com a nota máxima, foi a UNIGRAN. Esse é o grande feito que mostra a qualidade e empenho”.

Melhores conceitos do MS

Publicidade e Propaganda é o melhor curso do país entre públicos e privados. Jornalismo está entre os dez melhores. Para a coordenadora dos cursos de Comunicação da UNIGRAN, Gabriela Mangelardo Luciano, “é uma satisfação imensa fazer parte deste momento tão importante, para os dois cursos e, principalmente, para a Instituição. Comprova o esforço desta equipe que valoriza o ensino, valoriza a qualidade e que não mede esforços para poder trazer o que há de melhor para os acadêmicos e oferecer uma formação de qualidade”.

Conforme a professora, o diferencial é a qualidade e o preparo oferecido aos alunos. “A todo o momento nos preocupamos em oferecer uma formação acadêmica sólida e humanista, sem perder o olho no mercado e esse conjunto favorece a UNIGRAN. Porque os nossos alunos conseguem caminhar e lidar muito bem com as questões tanto teóricas conceituais da comunicação, tornando-se bons observadores e críticos dos conteúdos em si, e ao mesmo tempo, estão preparados para entrar nesse mercado de uma maneira que o mercado espera: um profissional capacitado, com responsabilidade”, garante Gabriela.

Direito, também obteve CPC 5, está entre os dez melhores do país e é o 1º melhor do Centro-Oeste. Segundo o coordenador do curso, Joe Graeff Filho, “trabalha-se sério, criam-se metas, tem-se objetivos muito claros: dar um ensino de qualidade, buscando a excelência. Quando desenvolvemos um trabalho e alcançamos um resultado positivo, têm-se uma sensação de dever cumprido, que se atingiu uma meta”.

Joe ressalta que o curso de Direito é o mais antigo e um dos mais concorridos no Brasil. “Eu me formei na UNIGRAN em 1998 e tenho uma caminhada docente nesta Instituição. E, quando eu vejo este resultado do curso que eu sonhei fazer um dia e sob a minha coordenação, junto a uma equipe de docentes sensacional, um corpo discente extremamente compromissado com o dever de atingir o seu objetivo, nós ‘estendemos a bandeira’ da UNIGRAN sobre o Brasil. É difícil expressar em palavras, só dá para expressar em sentimento. Trabalhamos no foco de uma ideia de qualidade crescente”, assegura. [SG]