UNIGRAN leva orientação e brincadeira para APAE

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada todos os anos no mês de agosto
Entre os dias 21 e 28 de agosto foi comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para contribuir para a semana a UNIGRAN esteve na APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados levando orientações e brincadeiras aos alunos. A turma de Odontologia orientou os alunos quanto à forma correta de escovação, mas de acordo com o professor do ID_CURSO, Eduardo Ferreira da Motta, a verdadeira intenção da visita foi a interação, “trouxemos os alunos aqui também com a finalidade de apresentá-los para essa parcela da população, para criar um vínculo entre eles desde já. É o entrosamento, para que nossos alunos conheçam esses futuros pacientes”. Já os alunos de Fisioterapia realizaram, além de brincadeiras, orientações quanto ao uso das mochilas escolares, ”pesamos os alunos, e pesamos a mochila de cada um para ver se o peso estava adequado. Os que tinham a mochila acima do peso levaram uma anotação aos pais”, informou Simone de Sousa, coordenadora da clínica de Fisioterapia. Conforme Reinaldo Akamine, coordenador do ID_CURSO de Odontologia, o acadêmico que participou da ação além de aplicar o conhecimento também teve a oportunidade de conhecer os alunos excepcionais, “eles puderam observar que essa parcela fica restrita a poucos profissionais especializados. E também despertou a parte humanística que também é o interesse da formação na UNIGRAN”. Os acadêmicos do 4º semestre de Odontologia, Diego Castro e Débora Kruger nunca haviam visitado a associação, mas garantem que a experiência foi enriquecedora, “a gente não tinha tido ainda esse contato com o paciente, com a criança especial, eles são muito queridos”, diz Débora. “Eles confiam na gente. Isso mostrar que somos capazes de ajudar eles”, acrescenta Diego. APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados A APAE de Dourados tem aproximadamente 220 alunos matriculados, nos períodos da manhã e da tarde. Durante toda a semana intitulada “Em busca da igualdade. Estamos Aqui”, os alunos, pais e professores participaram de uma série de atividades. A diretora Elizabeth Wirgues conta que os alunos ficam animados quando são realizadas atividades diferentes, “essas ações auxilia na autoestima deles, na participação, nos desejos, e nas aspirações que eles conseguem estar buscando para si próprio, e eles gostam de receber as visitas, e também é uma inclusão social”. Além dos reID_CURSOs da área pedagógica a APAE de Dourados conta com os reID_CURSOs das áreas de odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, de assistência social, terapia ocupacional, hidroterapia e de equoterapia, que é realizada no quartel em um espaço cedido pela 4ª Brigada. (IO)