Doutor em Educação, Cipriano Carlos Luckesi, fala sobre educação e aprendizagem

Para Cipriano, o educador é responsável em produzir resultados positivos
Licenciado em Filosofia, mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação, Cipriano Carlos Luckesi esteve na UNIGRAN na última sexta-feira. O doutor, que é considerado o ”papa” da avaliação de aprendizagem, palestrou para coordenadores e professores dos ID_CURSOs da Instituição. Durante sua fala, Cipriano lembrou sobre a função do educador. Para ele, o profissional de educação é um gestor do ensino e da aprendizagem, “a qualidade de gestor é produzir resultados positivos. Se o educador ele é esse mediador e esse gestor ele vai produzir bons resultados”, constata. Segundo o educador, provas e exames são métodos de classificação e seleção, que não contribuem para o aprendizado, ”as provas são elaboradas sem um rigor metodológico, então não são proficientes no sentido dela efetivamente diagnosticar a qualidade do candidato”. Luckesi chamou atenção ao falar da sua época de estudante. O professor foi reprovado diversas vezes, até se deparar com um professor que apostou nele. “A culpa é dos dois lados. Existe um sistema e existem os estudantes. É importante que um gestor verifique como esse professor trabalha, como elabora as provas, como aplica, como ele cuida dos estudantes isso do ponto de vista do sistema. Do ponto de vista da aprendizagem é importante que os pais olhem para seus filhos”. Ele salienta que, “ainda se tem a concepção que o estudante é o responsável. Usualmente quando é o sucesso é um trabalho bom meu [professor], agora quando é fracasso, é do estudante”. O fracasso citado se resulta na reprovação que conforme Cipriano não ajuda em nada para melDATA_HORAr a aprendizagem. A falta de aprendizagem na escola se reflete na faculdade, isso resulta em um acadêmico pouco preparado e com muitas dificuldades em conteúdos básicos. Com isso, a UNIGRAN tem realizado ID_CURSOs de nivelamentos, o professor fala sobre essa atitude tomada pela Instituição, “isso que a universidade está adotando é uma ação ótima. Mas muitas vezes não é que ele está menos preparado ou é menos estudioso, é que ele é preparado de uma forma diferente. Então o nivelamento faz com que equalize o mesmo ID_TIPO de conhecimento”, conclui. (IO)