Murilo Zauith, presidente de honra da UNIGRAN, é homenageado na Semana dos Povos Indígenas

Murilo Zauith, presidente de honra da UNIGRAN, recebeu homenagem a causa indígena
A homenagem aconteceu na Vila Olímpica da Reserva Indígena de Dourados durante a abertura oficial da 1ª Semana dos Povos Indígenas. Além de Murilo Zauith, presidente de honra da Instituição e prefeito de Dourados, outras personalidades, indicadas por entidades e instituições, receberam o Prêmio de Honra a Causa Indígena. Foram homenageados três indígenas e três não indígenas. Os representantes indígenas são: Fernando da Silva Souza, em reconhecimento aos trabalhos nas comunidades indígenas, em defesa e garantia dos direitos sociais; a professora Almerinda Padilha Nunes, por ações como profissional de educação das aldeias e Aguilera de Souza, aos trabalhos na área de educação e por ser o primeiro indígena formado pela UNIGRAN e tornar-se o primeiro professor universitário entre os mais de 80 indígenas já formados pela IES. As personalidades não indígenas foram: Zelik Trajber, pela implantação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena; Benedito Troquez, pelos trabalhos no campo missionário, educacional e da saúde, e Murilo Zauith, recebe a honra a causa indígena pelos trabalhos idealizados e implantados em programas de apoio a comunidade indígena, como a Construção do Núcleo de Atividades Múltiplas, onde são desenvolvidos programas de informática, ID_CURSOs de artesanato, alfabetização de adulto, recreação para crianças e jovens e a criação do Programa de Apoio ao Estudante Indígena (PAEI), que cede bolsas de estudos aos estudantes indígenas. Além disso, como prefeito, Zauith criou e implantou o Núcleo de Assuntos Indígenas, nomeando somente indígenas com formação para atuarem na coordenação de áreas da educação, saúde, assistência social, desenvolvimento sustentável e produção agrária. A Semana dos Povos Indígenas acontece em comemoração ao Dia do Índio, data celebrada no dia 19 de abril. (IO)