Projeto Comunitário conta com apoio da UNIGRAN

Profissionais durante reunião com o Ministério Público
Uma iniciativa pretende aproximar a população de Dourados com o Ministério Público Estadual (MPE), através de serviços e orientações. A UNIGRAN, juntamente com a UEMS e UFGD, firmou parceria no projeto Promotoria Comunitária. O projeto foi dividido em três grandes áreas: Saúde, Educação e Direito. Cada instituição irá coordenar uma área, tendo as outras como parceiras. A UNIGRAN ficou responsável por coordenar a área de Educação, que também engloba lazer, cultura e esporte. O bairro que servirá como piloto da ação será o Parque das Nações e as atividades acontecerão no dia 17 de setembro. A prefeitura de Dourados fornecerá o apoio logístico. A pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, conta que os acadêmicos de cada uma das instituições trabalharão em conjunto, “vai ser um trabalho bem amplo, com mais envolvimento de alunos e os professores trabalhando juntos. Vai ser uma experiência inédita, integrar as universidades para fazer atendimento”. Terezinha Bazé explica a importância da participação do acadêmico nesse projeto, “é muito importante interagir com outros colegas, porque nós podemos tanto aprender, como também ensinar. E isso é muito bom, porque a gente pode trocar experiências, ampliar o nosso universo de possibilidades, aprender e observar com o outro”. A pró-reitora lembra que uma ação em conjunto tem mais chance de causar impacto do que pequenas ações feitas isoladamente. O projeto pretende atingir toda a cidade e, além de oferecer serviços, vai acompanhar os casos para certificar que o cidadão terá o problema encaminhado e resolvido. “Nós não vamos lá só atender e vir embora, nós vamos registrar e fazer os acompanhamentos. Nós pretendemos, realmente, acompanhar as necessidades básicas daquela população”, explica Bazé. A ideia é aproveitar os pontos fortes de todos os ID_CURSOs das instituições, para que todos os acadêmicos tenham oportunidade de participar. O projeto está sob a responsabilidade das Pró-reitorias de Ensino e Extensão de cada universidade.