Seminário Indígena apresenta diagnóstico sobre aldeias hoje

Consultora do diagnóstico, Terezinha Bazé de Lima, fala sobre importância do material para comunidade
Dando início a programação do VII Seminário Indígena, acontece hoje a apresentação do Diagnóstico Situacional das Aldeias de Dourados/MS: caracterização e demandas. O evento será às 8h na Escola Estadual Tengatuí Marangatú. Cópias do trabalho realizado serão entregues aos participantes da apresentação para que todos conheçam a realidade da comunidade indígena e busquem soluções de acordo com o levantamento. O objetivo da ação é de oferecer um material sobre as necessidades emergenciais para as aldeias de Dourados, seguindo o olhar do próprio indígena. O diagnóstico foi elaborado pelo Núcleo de Assuntos Indígenas da Prefeitura Municipal, em parceria com a Pró-reitora de Ensino e Extensão da UNIGRAN, Terezinha Bazé de Lima, que realizou consultoria aos indígenas. De acordo com a professora Terezinha Bazé o fato de o documento ser organizado pelos indígenas já demonstra a relevância do trabalho realizado. “A gente sabe que é um diagnóstico preliminar, mas é um trabalho todo organizado sobre a perspectiva de olhares idígenas, que deve ser levado em consideração por todos”, afirmou. A Pró-reitora reforça o convite para que a comunidade acompanhe o evento de hoje. “Eu espero que cada pessoa, que todo político, em qualquer esfera, possa se fazer presente nessa apresentação e a partir desse diagnóstico que será entregue pelos indígenas, que eles possam empreender esforços para que os projetos, as ações, os reID_CURSOs que possam vir, sejam ao encontro das demandas que foram selecionadas e colocadas em ordem de prioridade pelos próprios indígenas”, afirmou. O material foi elaborado com uso de pesquisas bibliográficas, entrevistas, análise de relatórios de órgãos oficiais e pesquisa realizada dentro da aldeia pelos próprios índios. Aos participantes da apresentação do Diagnóstico Situacional das Aldeias de Dourados será entregue uma cópia do material produzido. (IO/MC)