ID_CURSO de Tecnologia em Radiologia da UNIGRAN é pioneiro no MS

Coordenador mostra um dos laboratórios de Radiologia, o que permite analisar as radiografias
O ID_CURSO Tecnológico em Radiologia da UNIGRAN é o primeiro de nível superior de Mato Grosso do Sul. O ID_CURSO foi implantado neste ano na unidade de Dourados e de Campo Grande da Instituição. A área nova e a escassez de ID_CURSOs proporcionam um amplo leque de atuação para os ingressantes. O coordenador e professor do ID_CURSO, Fábio Rodrigues de Souza, explica que no estado existem alguns ID_CURSOs técnicos, mas que o da UNIGRAN é o primeiro tecnológico, ou seja, o único que permite ao egresso seguir a carreira acadêmica através de uma pós-graduação ou mesmo prestar conID_CURSOs de nível superior. Fábio de Souza aponta ainda que esta realidade não é só de Mato Grosso do Sul, mas de quase todo o país. “No estado do Paraná, por exemplo, Curitiba é único lugar que oferece o ID_CURSO de Tecnologia em Radiologia. Londrina, Maringá, cidades maiores não têm, então foi uma grande evolução e uma grande conquista aqui da UNIGRAN”, diz. O coordenador explica, ainda, que a sociedade está sempre precisando de tecnólogos em radiologia, pois além da falta de ID_CURSOs refletir na escassez de profissionais ainda há dois fatores, a amplitude da área e o pouco tempo de existência dela. “O formando pode atuar na área médica, que tem duas partes distantes, a de diagnóstico e a que ele vai tratar o que foi descoberto no diagnóstico, que é a terapia. Temos também a parte odontológica, a radiologia veterinária e uma parte que é muito grande e não é tão divulgada que é a radiologia industrial”, esclarece Fábio de Souza. Foi a diversidade das áreas de atuação que a Radiologia oferece, que motivou Clodoaldo de Azevedo Cardoso, 38 anos, a se matricular no ID_CURSO. “O campo de trabalho é amplo. O ID_CURSO tem um leque muito grande, eu procurei me informar, não só na área de saúde, mas na área de indústria”, fala. Flávio Melgarejo Martins, 40 anos, atua há 20 anos como técnico de radiologia da área médica e, neste ano, com a abertura do ID_CURSO da UNIGRAN resolveu voltar aos estudos e se aperfeiçoar ainda mais. O estudante conta que assim que se aposentar pretende de dedicar na radiologia industrial. “O que eu pretendo ir agora, depois da minha aposentadoria, é entrar na área de radiações mais industrial e não mais na médica”, aponta. Anete Daniela Casagrande Delai, 36, ingressa do ID_CURSO de Radiologia não tem formação para atuar na área, mas desde que optou por fazer o ID_CURSO vem pesquisando as áreas de atuação e já optou pela sua. “Eu quero a opção de alimentos, que é controlar o vencimento dos alimentos, prolongar a vida útil dos alimentos com a radiação e analisar se ela está sendo aplicada corretamente”, diz a acadêmica. O coordenador de Radiologia explica que a procura pelo ID_CURSO ultrapassou as expectativas. Além de pessoas que buscam sua primeira formação, muitos técnicos da área também decidiram por se atualizar. O técnico Flávio Martins é um exemplo. “Tem algumas coisas que eu considero como muito importante na nossa área e uma delas é jamais para de estudar, a tecnologia está evoluindo, o conhecimento está modificando e o que era verdade para nós há alguns anos atrás já não é mais na radiologia. A tendência é essa, se nós não continuarmos evoluindo no conhecimento pode ficar certo que vai perder mercado”, diz o acadêmico. Valteídes da Silva Martins, 42 anos, que atua há 24 anos como técnico também optou por ingressar no ID_CURSO para se aperfeiçoar. “Praticamente porque o ID_CURSO técnico que eu fiz não teve tanta qualidade como eu já percebi que está tendo agora neste ID_CURSO superior da UNIGRAN”, finaliza. (TL/MC/CJ)