Biblioteca da UNIGRAN é interligada a banco nacional de dados

A bibliotecária Claudia Costa explica que além de periódicos, capítulos de livros também podem ser permutados entre as bibliotecas
Os usuários da Biblioteca da UNIGRAN têm acesso a um gigantesco acervo de artigos e livros. Isso porque a Instituição está interligada a um sistema eletrônico que conecta várias bibliotecas do Brasil. Com esse sistema, denominado Comutação Bibliográfica (Comut), é possível que os estudantes utilizem, em suas pesquisas, materiais específicos, que constam nas melhores instituições de ensino. O sistema é rápido, prático e seguro. “De dois a três dias o material está aqui, eles escaneiam o artigo e mandam, no caso, para o email desse aluno, mas, para isso, tem uma taxa que é a cada 20 folhas você paga um valor de R$ 8,00; então sai em conta, compensa ele pedir, ainda mais pela segurança que tem”, explica a bibliotecária da Instituição Claudia Maria da Costa. Para buscar artigos ou outros materiais científicos é simples: o acadêmico faz a busca, primeiramente no próprio acervo da UNIGRAN e, depois, caso não tenha encontrado o que precisa, os bibliotecários da Instituição solicitam, por meio do Comut, o material em outras bibliotecas. “Facilita muito no momento em que o aluno está fazendo o Trabalho de Conclusão de ID_CURSO que, muitas vezes, é de um assunto ainda não muito pesquisado”, diz a bibliotecária. Entre as Universidades que participam do Comut, estão a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a principal vantagem que o sistema oferece é a segurança. “Para você fazer um trabalho assim, você tem que ter uma fonte segura. É isso que dá valor na tua pesquisa. Com esse sistema, o aluno tem a garantia da veracidade da fonte”, aponta Claudia, que complementa: “é importante ter essa ferramenta, é algo a mais para os acadêmicos desenvolverem e enriquecerem o seu trabalho”. Inovação A Biblioteca da UNIGRAN ganha, neste ano, uma importante inovação – os computadores passam a ser ecologicamente corretos. “Nós buscamos uma solução para Biblioteca na seguinte forma: como os computadores ficam ligados de manhã até a noite, nós buscamos uma solução que seja ecologicamente correta. Então trocamos os computadores convencionais pelos ‘Thin Client”, explica Adriano Câmara, diretor de informática da Instituição. Com a mudança, diminui o gasto de energia e a produção de lixo eletrônico. Além disso, possibilita uma “navegação mais rápida, atendendo uma reivindicação que era feita pelos alunos e proporciona aos usuários um maior tempo de uso”, finaliza o diretor. (CJ)