Formatura do Ensino a Distância trouxe alunos do Brasil e do mundo

Ao todo turmas de oito ID_CURSOs colaram grau
Pessoas de diversas partes do mundo vieram para Dourados, no último sábado, participar da cerimônia de colação de grau do ensino a distância da UNIGRAN. Na formatura de oito ID_CURSOs, estavam presentes alunos de cidades vizinhas, como Rio Brilhante, e de locais bem distantes, como Brasília, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Do polo da Europa, Euvina Santos Figueiredo Schuhmann, que atualmente reside na Alemanha, veio para participar do evento. Segundo Euvina, formanda em Teologia, durante os três anos da faculdade ela se comunicava diariamente com acadêmicos da mesma “sala”, discutiam atividades e falavam até sobre assuntos pessoais. Mesmo com cada um em um canto do mundo, tornaram-se amigos e tinham como sonho concluir a graduação e se encontrar no dia da formatura, fato que demonstra que o Ensino a Distância promove, assim como os ID_CURSOs presenciais, convivência e relacionamento de amizade. Na abertura do evento, o diretor dos ID_CURSOs de graduação do Ensino a Distância da UNIGRAN, Marcelo Koche, parabenizou os formandos e falou sobre a importância da continuidade dos estudos. “Aproveitem a cerimônia, sei o quanto se esforçaram para fazer o ID_CURSO. Trabalhem com ética, com seriedade, sejam justos e continuem a percorrer o trajeto [da educação]”, afirmou. Auri Calage, 52 anos, formou-se em Tecnologia em Negócios Imobiliários. Uma conquista para quem estava há 30 anos sem estudar. “O único que não era formado em casa era eu. Esse momento é uma grande realização pessoal”, conta Calage, que viu nos estudos a abertura de um novo leque profissional: “estou em fase de me aposentar; agora posso pedir a aposentadoria e ficar trabalhando no ramo, ainda mais que o mercado imobiliário está aquecido”, completa. O graduando é um dos muitos que vieram de longe para colar grau. “Viajei dias 3 e 4 para colar grau no dia 5”, conta Auri Calage, que veio do, Rio Grande do Sul. Segundo ele, a decisão de percorrer 1,5 mil quilômetros e viajar mais de 24 DATA_HORAs foi motivada por sua família, o que é confirmado pela esposa, Vergínia Margarete Rodrigues Santos: “concluir uma graduação e não vir para a colação fica uma lacuna. É melhor se arrepender do que não fez, e não do que fez. Ele vai ter festa e tudo mais o que tem direito”, diz. Colaram grau as turmas dos ID_CURSOs de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia, Teologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, Tecnologia em Negócios Imobiliários e Tecnologia em Produção Publicitária. (CJ)