Empresas e indústrias são áreas garantidas para psicólogos

Pesquisas e aulas práticas contribuem para formação do psicólogo na UNIGRAN
Na escola é comum ter sempre um amigo conselheiro que ouve os problemas de todos; ele é sempre tachado como o psicólogo da turma. Mas para ser um psicólogo não basta somente ouvir o outro. É necessário ter várias aptidões como gostar de ler, ter bom relacionamento humano, conduta ética, responsabilidade. Em 2011 o ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN completa 12 anos. Formando psicólogos para as mais diversas áreas, o profissional pode trabalhar em escolas, empresas, clínicas, hospitais e até mesmo no campo jurídico, atuando na área criminal, na vara da criança e do adolescente, perícias e área social. O acadêmico formado pela Unigran, além de trabalhar diretamente como psicólogo, pode dar aula no Ensino Médio, devido ser um ID_CURSO que também forma para a licenciatura. Interessados em atuar na região da Grande Dourados, a área que mais necessita de profissionais é a organizacional, ou seja, em empresas, principalmente no setor de reID_CURSOs humanos. “Em função da industrialização e das usinas sucroalcooleiras, e por conta dos grandes supermercados, a área de gestão de pessoas tem inserido fortemente o psicólogo no mercado,” diz a professora Aletéia Henklain Ferruzzi. O acesso a essas empresas é facilitado pela abertura de estágios, como aconteceu com Letícia Oliveira, formada em 2008 na UNIGRAN. Ela começou a estagiar em uma rede de supermercados da região. Quando terminou o ID_CURSO, foi efetivada como psicóloga. Letícia disse que a partir do 4° ano da faculdade começou a se interessar pela área. “Tive interesse pela psicologia organizacional a partir do contato diário com pessoas; essa área é dinâmica e objetiva, devemos estar sempre atentos”, comentou a psicóloga Letícia. Outra área que tem sido muito vantajosa, a médio e longo prazo, são as clínicas de psicologia. A professora Aletéia explica que o psicólogo com opção de abrir um consultório terá uma boa rentabilidade com o passar do tempo. “No início a procura pode ser pequena, mas aos poucos o profissional vai conquistando pacientes. Ao contrário que muitos pensam, ainda há muito espaço para esse segmento”, explica Aletéia Ferruzzi. O ID_CURSO de Psicologia da Unigran tem duração de 10 semestres, com turmas no período diurno e noturno. Durante oito semestres os alunos têm aulas e estágios supervisionados. Quando inicia o último ano ele opta por três estágios, num total de oito áreas oferecidas. A escolha se dá pela área que o futuro psicólogo mais se interessa. As inscrições ao vestibular UNIGRAN estão abertas e vão até o dia 27 pelo site www.vestibularunigran.com.br. As provas serão em 29 de janeiro. São mais de 30 opções de ID_CURSOs em Dourados e Campo Grande. A instituição é credenciada aos programas de bolsa ProUni e Fies. (IO)