A arte de Buga e Binho Martins

É a primeira vez que Buga participa da Uniarte; ela expõe 12 obras
Técnicas ousadas com muita originalidade. Essas são as características dos artistas contemporâneos Binho Martins e Buga, que estão com exposições individuais na 26ª UNIARTE. No Espaço Multicultural da UNIGRAN é possível conferir os trabalhos dos jovens artistas que tem obras incorporadas no contexto da realidade em que vivem. Buga começou sua carreira artística em Bonito, onde nasceu e se criou. Com o jeito simples de ser e de ver o mundo, desenvolve basicamente sua arte através da cerâmica e do bordado, sem deixar de incorporar em seus trabalhos as marcas de suas raízes. Ampliando os elementos que usa em suas obras e as formas de utilizá-las, Buga consegue criá-las sem perder sua simplicidade. Na UNIARTE, a artista está com 12 obras, todas elas desenvolvidas com madeira, arame, cerâmica, tecidos, bordados e crochê. “A natureza é uma característica marcante dos meus trabalhos”, declara Buga. É a primeira vez que ela participa do evento. Já o artista plástico Binho Martins, da cidade de Americana (SP), explora bastante o graffiti. Ele passou a trabalhar essa técnica, sobretudo o stencil e colagens, quando começou a reparar a arte urbana que ocupava sua cidade, passando a desenhar esses universos que atraiam muito a sua atenção. Artista autodidata, Binho mescla técnicas da pintura, do desenho e do graffiti, e suas obras são facilmente reconhecidas pelo seu estilo autêntico. Na Uniarte, ele é instrutor de um mini-ID_CURSO, na quinta-feira, que irá trabalhar a essência do graffiti. É a primeira vez que o ID_CURSO de Artes traz esse ID_TIPO de trabalho para a UNIGRAN. As obras de Binho inspiraram parte das exposições dos estudantes que têm quase mil obras espalhadas pela instituição. (FV)