Hospital Veterinário dispõe de exame para diagnosticar cinomose

Muito mais frequente em animais jovens, a cinomose é causada por um vírus. Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, ambiente infectado e contato com outros animais que já possuem os sintomas como a falta de apetite, vômitos, diarréia e dificuldade para respirar. Para auxiliar no diagnóstico do vírus, o Hospital Veterinário da UNIGRAN adquiriu kits para fazer exames e detectar o vírus no animal. Apesar da doença não ter cura o diagnóstico antecipado pode prolongar a vida do animal. “Fazendo um diagnóstico correto, temos um melhor suporte para tratarmos a doença de forma eficaz”, diz o médico veterinário Thiago Mariani. O exame é feito no próprio Hospital Veterinário da UNIGRAN e o resultado sai em 12 minutos. Se constatado a presença do vírus o animal será isolado. Ele receberá o tratamento para amenizar os sintomas. Animais que tem o diagnóstico tardio dificilmente sobrevivem, conforme explica Mariani. “A mortalidade chega até 90% dos casos e se ele sobreviver ainda corre o risco de ter sequelas; então a melhor forma de combater é imunizar”, informou. (IO)