Campanha de medula na UNIGRAN bate recorde no cadastro de doadores

Professor Marcus Vinícius comemorou o sucesso da campanha com os acadêmicos de Biomedicina
A expectativa de cadastrar voluntários doadores de medula óssea na UNIGRAN bateu o recorde de todas as campanhas já realizadas pelo serviço de hemoterapia e hematologia de Mato Grosso do Sul (Hemorrede). Desde 2002 campanhas vêm sendo realizadas em todo o Estado e é a primeira vez que a procura pelo cadastro se mostrou tão intensa e significativa. Foram cadastrados, na UNIGRAN, 2.020 doadores de medula óssea e o número só não foi maior porque o material de coleta se esgotou. A coordenadora técnica da Hemorrede, Eliana Dalla, disse que a organização foi fundamental para alcançar o sucesso. “Esperávamos uma média de 1.200 cadastros, mas nos surpreendemos devido a grande participação e solidariedade dos estudantes e funcionários da UNIGRAN, que se doaram pela campanha”, comemora. A mobilização, que foi realizada nesta quarta e quinta-feira, deveria fazer captações durante os três períodos dos dois dias, mas a procura foi tão grande que os materiais de coleta acabaram no início da tarde de quinta. O laboratório móvel montado no anfiteatro da instituição recebia cerca de dez pacientes, simultaneamente,agilizando o processo. Eles preenchiam um formulário com dados pessoais e passavam pela doação de 5ml de sangue para os testes. O acadêmico Thiago Troquez, do 8º semestre de Biomedicina, disse somente ele colheu uma média de 130 exames. “Foi muito gratificante esse trabalho voluntário”, considerou o aluno. A logística bem estruturada do laboratório e o trabalho em equipe dos acadêmicos da Biomedicina e Enfermagem, parceiros na campanha, foram fundamentais para agilizar a coleta e conseguir adeptos ao ato de solidariedade, que tem por objetivo ajudar pacientes de doenças que afetam as células sanguíneas. De acordo com o coordenador do ID_CURSO de Biomedicina, Marcus Vinícius Rodrigues, muitos alunos, que não haviam se cadastrado na abertura da campanha, procuraram o laboratório no segundo dia e foram surpreendidos por ter acabado os materiais de coleta. Diante a grande procura, o professor disse que pretende elaborar uma outra campanha durante a Semana Acadêmica de Biomedicina, em novembro. “Será uma oportunidade de cadastrar mais doadores”, acrescenta Marcus Vinícius, que comemora o sucesso da campanha e o envolvimento da comunidade acadêmica. PROJETO Diante o bom trabalho de coleta desenvolvido pelos estudantes estagiários da UNIGRAN, a Hemorrede pretende fazer parceria com os ID_CURSOs de Biomedicina e Enfermagem, de forma que os acadêmicos possam colaborar com campanhas de doação de medula óssea e sangue em Dourados e região. A proposta é ainda firmar convênio com a instituição para estágio supervisionado nos serviços de hemoterapia e hematologia da Hemorrede. (FV)