Publicidade e Marketing promove Dinâmica “Interclasses”

Legenda: Atividades envolveram acadêmicos do primeiro ao quinto semestre na criação de produtos, divulgação e fechamento de negócios virtuais
Acadêmicos de Publicidade e Marketing da UNIGRAN tiveram que utilizar muita criatividade para participar da “I Dinâmica Interclasses”, atividade prática de ensino em que era preciso criar produtos e desenvolver campanha publicitária. A dinâmica envolveu 15 agências de comunicação do primeiro, terceiro e quinto semestres. A apresentação dos trabalhos ocorreu no salão de eventos da instituição. O objetivo das atividades era unir prática e habilidade profissional adquirida na sala de aula. É a primeira vez que o ID_CURSO realiza uma dinâmica desse gênero, oportunizando os alunos a apresentar seus portifólios: conjunto de trabalhos e de fotografias como contato real do mercado publicitário. A dinâmica consistiu numa feira comercial onde os alunos do primeiro semestre tiveram que apresentar a pesquisa teórica e expor os produtos em estandes. Para atrair os clientes virtuais tiveram que desenvolver uma campanha publicitária. Os grupos capricharam na apresentação. A maioria criou uniforme da agência e serviu petiscos aos visitantes. Já os estudantes do terceiro semestre foram os clientes, contratantes dos serviços oferecidos. “O interessante dessas atividades é que alunos têm a oportunidade de utilizar a prática coletiva, característica fundamental para o trabalho em equipe”, diz o professor Luiz Benedeti, organizador da I Dinâmica InterClasses. Para ele a dinâmica ainda desenvolve o amadurecimento profissional e incentiva a busca de novas estratégias de mercado. Renato Romero Ribeiro, do 3º semestre, foi um dos acadêmicos que participou da dinâmica. A agência virtual do grupo dele era a D´impacto. Renato avalia que a participação em trabalhos práticos que propõe concorrência entre grupos é um atrativo para promover o contato com a realidade profissional. “Com certeza a partir dassas apresentações os acadêmicos passarão a se dedicar nos estudos”, opina o acadêmico. A desenvoltura das atividades foi bem semelhante a realidade do mercado de trabalho dos publicitários. Os alunos do primeiro semestre tiveram que convencer os clientes, para isso era necessário conquistar confiança e fechar contratos. Outro grupo que participou da dinâmica foi a Apoema Comunicação. Eles criaram um protetor solar que vinha com suporte para prender na roupa da pessoa, envolver a cintura ou qualquer outra parte do corpo. Com o slogan “Amarre-se nesta proteção” o grupo procurou convencer os clientes sobre a necessidade do uso do filtro a cada duas DATA_HORAs. Desenvolveram inclusive maquete de uma barraca para ser montada na praia. Nela seriam comercializados os protetores. Todos os grupos foram avaliados pelo professor Luiz Benedetti, que utilizou os trabalhos como parte da avaliação da disciplina curricular. (AF/FV)