Acadêmicos de Biologia ganham experiência em pesquisa no Pantanal

Acadêmicos da UNIGRAN realizaram, neste mês, projetos práticos de observação e estudos de comportamento dos animais e plantas pantaneiros
A viagem de estudo de campo terminou, mas o conhecimento prático ao vivenciar o bioma do Pantanal sul-mato-grossense ficará marcado para os 15 acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIGRAN. Eles participaram do VII ID_CURSO de Ecologia de Campo do Pantanal, evento em que são desenvolvidos projetos práticos de coleta e observação da fauna e flora pantaneiras. O estudo de campo foi realizado na região do Passo do Lontra, às margens do Rio Miranda, entre as cidades de Miranda e Corumbá. O local é ponto de referência e apoio de pescadores e ecoturistas, servindo também como via de acesso fluvial às regiões do Morro do Azeite, à barra do Rio Aquidauana e Touro Morto. Supervisionados pelos professores Vanderlei Berto Júnior, coordenador do ID_CURSO, Josué Raizer, da UFGD, e pela bióloga Nayara Fonseca de Carvalho, os acadêmicos coletaram amostras e levantaram dados para desenvolver pesquisas de laboratório. Eles foram divididos em grupos iguais e desenvolveram oito projetos, num todo. Os temas pesquisados foram os seguintes: resposta alométrica de árvores a limitação luminosa; composição de anuros em ambientes de lagoas permanentes e temporárias; resposta de formigas aos sinais de herbivoria em determinadas espécies de árvores; abundância de galhas em ambientes de mata e campo; comportamento de termorregulação do jacaré-do-pantanal; a influencia da predação quanto à disposição espacial e o número de sementes; resposta da aranha ao dano em sua teia; e a influência da presença de aranhas sobre o comportamento de visitantes florais. Muitos dos acadêmicos estiveram pela primeira vez no Pantanal sul-mato-grossense. Conhecer a fauna e a flora e ainda ter a oportunidade de observar e pesquisar o comportamento dos animais e plantas ficará marcado para a maioria deles. “É uma experiência única que somente quem participou pode falar. Muitas vezes não damos a importância de estudar a ecologia na teoria, mas vivenciando na prática torna-se mais interessante, pois a vontade de aprender é maior”, relata a acadêmica Joyce Carbonaro. O contato dos estudantes com a fauna e flora do Pantanal foi de três dias e três noites. Eles realizaram passeios pela vegetação do Passo do Lontra, percorrendo matas ciliares, regiões de capão (grupo de vegetação mista), e campos alagados. À noite observaram os animais e insetos de hábito noturno e ainda desenvolviam pesquisa num laboratório instalado dentro do Pantanal. Todas as pesquisas feitas pelos grupos eram transformadas em resumo e apresentado no final da noite a todos os participantes. A oportunidade de desenvolver na prática as teorias estudadas em sala de aula foi a maior proposta do ID_CURSO, que marcou os acadêmicos. “Nossos conhecimentos sobre ecologia, botânica e zoologia foram colocados em prática. Além disso, a possibilidade de trabalhar com projetos gráficos, resumos e apresentações tornou as atividades mais prazerosas”, descreve o acadêmico Thiago Silva Tales, que pretende participar das próximas edições do ID_CURSO de Ecologia no Pantanal. (FV)