UNIGRAN beneficia comunidade no Dia da Responsabilidade Social

Crianças em oficina de comunicação - ID_CURSOs ofereceram seus serviços e atendimentos gratuitos à população, além de um dia de lazer e cultura.
Não era dia letivo, nem valia pontos de participação, mas o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior levou muitos alunos da UNIGRAN a doar parte do sábado em benefício à comunidade. Atendimentos na área da saúde, orientação jurídica, psicológica e de serviço social foram realizados no pátio multicultural, que abrigou estandes de cada ID_CURSO da instituição. Do lado de fora, ao ar livre, as atividades com a comunidade voltaram-se principalmente para as crianças, que puderam se divertir com brincadeiras de pula-pula, trampolim, futebol, basquete. Palco com atrações culturais animou o púbico. Cantores e dançarinos douradenses mostraram o talento. Foi uma grande festa. A dona de casa Maria Oliveira da Silva conferiu de perto todas as atividades oferecidas na Ação Social. O bairro que ela mora, Canaã I, é distante da UNIGRAN, mas quando soube que o bairro estava no itinerário do ônibus gratuito que trazia à Instituição decidiu prontamente participar. Com o neto e amigas conheceu os serviços oferecidos pela UNIGRAN durante o ano todo, mas que nesta ação esteve reunido num só lugar. “Eu já ouvi falar muitas vezes dos serviços realizados com a comunidade, principalmente na área da saúde. Mas não imaginava que tinha uma estrutura tão grande e bonita”, disse. Maria Oliveira fez testes nutricionais e recebeu orientação sobre prevenção do câncer de mama. Assim como ela, várias pessoas receberam atendimento em diferentes áreas da saúde. As clínicas de Odontologia e Estética estiveram abertas o dia todo, oportunidade que a estudante Priscila dos Santos aproveitou para cuidar da saúde bucal e da aparência. “São tantas coisas que não dá para fazer tudo num dia só”, disse a estudante, que ficou contente ao receber um novo penteado e fazer limpeza dos dentes. Em todos os estandes da UNIGRAN, o movimento foi grande. Os atendimentos foram feitos por acadêmicos, com a supervisão dos professores. A ação, idealizada pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior, é feita no país há cinco anos, mas não há obrigatoriedade, participam apenas voluntários. A UNIGRAN, por ser uma instituição que investe muito em atividades de extensão, prestação de serviços, incentiva os acadêmicos desde o primeiro ano da faculdade a serem solidários. Na ação Social professores e alunos estiveram em peso. Francini Escalabrini foi uma das voluntárias do ID_CURSO de Educação Física que doou parte do sábado a serviço da comunidade. O ID_CURSO é conhecido na cidade por realizar o projeto de extensão “UNIGRAN vai à comunidade”, com atividades de recreação e educativo em diferentes bairros. “Posso dizer que temos responsabilidade social com a população. Sempre estamos presente nos bairros da cidade e em projetos desenvolvidos pelo ID_CURSO, de promoção a qualidade de vida nos postos de saúde, entre tantos outros. Aqui na Ação Social foi mais uma mostra daquilo que já desenvolvemos o ano todo”, disse a estudante. A professora Terezinha Bazé, pró-reitora de Ensino e Extensão, coordenadora do evento, destacou a participação dos acadêmicos num dia em que as atividades são materializadas em ações voluntárias de conscientização. No encerramento do Dia da Responsabilidade Social ela falou sobre a importância da solidariedade com as pessoas através da orientação científica. “Esse é o perfil dos nossos alunos, generalistas, de preocupação com a transformação da sociedade”, finalizou a professora, agradecendo os parceiros que ajudaram na realização do evento. (FV)