Alunos da APAE aprendem artesanato em projeto do ID_CURSO de Serviço Social

Professores da APAE estiveram na noite desta quarta-feira na UNIGRAN comercializando os produtos confeccionados pelos estudantes.
Descobrir o potencial dos estudantes da Associação dos Pais e Amigos Excepcionais de Itaporã (APAE). Com esse objetivo, a acadêmica Dorta Soares de Lima Brito, do ID_CURSO de Serviço Social da UNIGRAN, implantou projeto de confecção de artesanato. Há três meses, ela reuniu 12 alunos para ensinar a trabalhar com a produção de objetos de decoração. Deu certo. Os alunos surpreenderam e o resultado foi a venda dos produtos nesta quarta-feira na UNIGRAN. Tudo começou no ano passado. A acadêmica desenvolve há um ano estágio curricular na Apae de Itaporã. Ao vivenciar cotidianamente as atividades pedagógicas com os estudantes especiais surgiu-lhe a iniciativa de implantar a oficina de artesanato, área que trabalha há muitos anos. Por ser experiente no assunto propôs a direção da Apae aulas teóricas e práticas. “Os alunos aprenderam rápido e surpreenderam os professores e seus familiares pela perfeição dos trabalhos”, relata a acadêmica de Serviço Social, que pretende montar um ateliê de artesanato na Apae. Os objetos de decoração em sua maioria são feitos com madeira. Eles recebem acabamento e ganham uma camada de tinta branca. Depois desse processo os alunos criam diferentes desenhos. Eles produzem quadros, porta-chaves, caixa de bijuteria e porta guardanapo. A exposição de venda na UNIGRAN integrou as comemorações da Semana Nacional do Excepcional, que tem como tema “Quebra a resistência e tome atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual”. O dinheiro arrecadado com a venda do artesanato é revertido para atividades de entretenimento com os estudantes da Apae de Itaporã, como uma tarde de lazer no Shopping Avenida Center, por exemplo. A entidade conta com 85 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos. (FV)