Acadêmicos da UNIGRAN criam peças publicitárias para loja de material de construção.

Acadêmicos estão produzindo campanhas de diferentes produtos, em um trabalho que envolve quatro disciplinas curriculares de Publicidade e Marketing.
Acadêmicos do segundo semestre do ID_CURSO de Publicidade e Marketing da UNIGRAN receberam o desafio de desenvolverem propagandas de sete produtos da empresa Bigolin. O trabalho, em andamento, envolve toda a produção publicitária, desde os textos e a fotografia até a editoração de imagens da campanha. A proposta é veicular as campanhas nos jornais impressos de Dourados. O trabalho prático dos estudantes começou na noite desta segunda-feira (17), em visita à empresa. Divididos em sete agências publicitárias virtuais, os acadêmicos estiveram na loja para conhecer os produtos das linhas de tinta, piso, iluminação, decoração, louça, metal e banheiro. Acompanhados pelo gerente da Bigolin, Fabiano Deiss, e dos vendedores, escolheram os principais produtos para transformar a informação do cliente em saídas criativas e vendedoras, de fácil assimilação, para conquistar os novos consumidores. Toda a proposta está sendo discutida com os professores das disciplinas que envolvem a criação publicitária: redação publicitária, fotografia, editoração de imagem e criação publicitária. O trabalho é o conjunto de anúncios dentro do planejamento que iniciou na sala de aula, com a teroria. “Em cada disciplina os estudantes montam uma campanha, sendo que na redação vão produzir o slogan do produto e criar o roteiro do projeto (briefing), trabalham com a fotografia e tratam a imagem na disciplina de editoração, e finalizam o anuncio com a matéria de criação publicitária”, explica o coordenador do ID_CURSO, Bruno Augusto Barreto. Ele disse que o objetivo é tornar o trabalho interdisciplinar, com a participação dos professores que envolvem as disciplinas da campanha publicitária. Na empresa, os estudantes levaram equipamentos profissionais para fotografar os produtos - hazzy (luz difusa, principal para a fotografia de estúdio), snoot (luz dura) e o flash, para iluminar o ambiente. Para cada produto os alunos tiveram que criar um cenário diferente. “Na fotografia eles trabalham com a produção do ambiente, escolhem o foco e criam a mensagem da imagem para conquistar o consumidor”, disse a professora de fotografia, Érica Batista. Todo o trabalho foi desenvolvido mediante pesquisa e discussão entre os grupos, para deixar atrativa a campanha de cada produto. O estudante Will Carbonari trabalhou com os colegas na campanha das tintas Suvinil. Ele explica que o trabalho iniciou pela escolha da marca do produto, respeitada no mercado nacional, e que para atrair mais consumidores adotou a estratégia de investir na “Color Test Suvinil”, uma amostra da cor escolhida que o consumidor leva para testar em casa antes de comprar a tinta. “Criamos o texto do produto e fotografamos as latas de tinta com a amostra em miniatura na frente das outras latas. É uma estratégia para divulgar ao consumidor que ele tem a opção de fazer o investimento com segurança e garantir que fez a escolha certa, tanto do produto como da cor desejada”, disse ele. A campanha publicitária feita pelos alunos é observada com entusiasmo pelo gerente da Bigolin. Fabiano Deiss, que também é acadêmico de Produção Publicitária da UNIGRAN, falou que a parceria com a loja, na produção de peças publicitárias, é importante para o estudante colocar em prática a criatividade. Ele falou ainda que todas as peças produzidas pelos estudantes serão avaliadas pela empresa. (FV)