UNIGRAN oferece atendimento psicológico gratuito à população de Dourados.

Professora Adriana Sordi fala que o Núcleo de Psicologia contribui para melDATA_HORAr qualidade de vida do paciente.
O Núcleo de Extensão e Estágio do ID_CURSO de Psicologia da UNIGRAN (NPU) oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade de Dourados. O serviço é realizado por acadêmicos do ID_CURSO que estão em período de estágio supervisionado. Dentre os serviços, o atendimento emergencial psicológico, no Pronto Socorro Psicológico, é um dos mais relevantes. Esse projeto foi implantado em 2007 e já atendeu a cerca de 200 casos urgentes. “A pessoa procura o Núcleo e é atendida imediatamente, sem precisar passar pelas triagens. O serviço oferece até três seções e caso não seja suficiente o paciente é encaminhado para a terapia individual. A vantagem é que o paciente procura o Núcleo e é orientado antes de tomar qualquer atitude”, falou Adriana Rita Sordi, coordenadora do Núcleo. A média anual de atendimentos no NPU é de 1.400 pessoas, com cerca de 120 consultas semanais. Os projetos são desenvolvidos também em 53 empresas, escolas, organizações sociais e outras instituições conveniadas, e oferecem aos acadêmicos a experiência da clínica nos diversos ramos da profissão. Segundo a professora Adriana, o Núcleo ajuda na qualidade de vida das pessoas atendidas. “[O NPU] vem para promover o desenvolvimento da sociedade, evitar distúrbios sociais”, disse. Atividades como a dramatização, realizada por alunos do 5º ao 8º semestres em diversos eventos, ajudam a divulgar a profissão do psicólogo. O teatro é usado também para informar o público sobre problemas psíquicos e sociais que afetam muitas pessoas e podem ser resolvidos pela Psicologia. Caso, muitas vezes, da dificuldade de aprendizagem. Nesta especialidade, o Núcleo tem alcançado resultados positivos com o projeto de atendimento psicopedagógico e reforço escolar, que é realizado em parceria com os ID_CURSOs de Pedagogia e de Letras. “Esse serviço é bastante procurado e percebemos que as crianças têm evoluído muito”, disse a coordenadora. Além do Pronto Socorro Psicológico, os acadêmicos do último ano atuam como terapeutas e orientadores, em atendimentos feitos individualmente e em grupo. Geralmente, a pessoa procura esse serviço para tratar a depressão, dependência química ou por questões relacionamento e de comportamento social. Uma das vantagens das terapias oferecidas pelo NPU é que não há limites da quantidade de sessões a que o paciente tem direito, mas é preciso que ele atenda às normas de gratuidade do Núcleo. Na área de psicoterapia, os atendimentos são supervisionados pela psicologia Juliana Simczak. O Núcleo oferece também terapias em grupo para mães e gestantes, e orientação vocacional. Cerca de duzentos alunos do Anglo e da Escola Estadual “Presidente Vargas” estão participando deste projeto, que é supervisionado pela professora Silvia Muraki. O Núcleo de Psicologia da UNIGRAN está localizado à Rua Antônio Emílio de Figueiredo, número 1.754, centro de Dourados. O Núcleo dispõe de nove salas de atendimento individual e duas de atendimento de grupo, e ambientes de ludoterapia, para atendimento infantil. O funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 21h. O telefone para contato e agendamento de consultas é o 3427-0164. (MC-JR)