Professores e estudantes de Direito discutem planejamento de estágios e da monografia.

Professor Joe Graeff apresenta os professores que compõem o Colegiado de Estágio para os acadêmicos de Direito da UNIGRAN.
As Coordenações de Estágio e de Monografia da Faculdade de Direito da UNIGRAN realizaram, no sábado, 16, um encontro entre as três turmas do 7º semestre, na sala 25 do Bloco III da Instituição. Segundo o coordenador de Estágio, professor Joe Graeff Filho, é a partir do 7º semestre que os acadêmicos começam a participar dos estágios supervisionados e a desenvolver seus pré-projetos de monografia jurídica. A reunião buscou esclarecer as regras de funcionamento do estágio. “Nós estamos dando início à prática jurídica, este é o momento em que os estudantes aplicam todo o conhecimento obtido durante os três anos anteriores”, afirmou. Ele disse ainda que os alunos devem saber, de antemão, quais são todas as obrigações e preocupações para um bom desenvolvimento do estágio curricular. Já o coordenador de Monografias, professor Ayrton Motta Nunes, ministrou palestra sobre a monografia de conclusão de ID_CURSO. Ele recomenda aos alunos que iniciem já seus projetos de monografia. Para tanto, já disponibilizou aos acadêmicos a relação dos professores que serão os orientadores desse trabalho. A elaboração e defesa de uma pesquisa sobre um tema jurídico são obrigatórias para a obtenção do diploma. Por isso, o melhor a fazer é antecipar o trabalho e evitar o acúmulo de atividades no último ano do ID_CURSO. “O estudante tem que, desde já, começar a se preocupar com o que vai fazer [na monografia], com o tema, com o professor que irá orientá-lo”, declarou. Ele explicou também que, com o pré-projeto encaminhado, o aluno terá maior tranqüilidade para desenvolver o tema no próximo semestre. “Ao chegar ao 8º semestre, o acadêmico já terá um lucro muito bom, uma vantagem, em relação à monografia”, explicou. Para o professor Motta, a monografia jurídica é importante ainda como preparação do bacharel em Direito para sua educação continuada – mestrado e doutorado, por exemplo – e exercício profissional. (BD-JR)