Acadêmicos de Ciências Biológicas visitam a Agecold.

Organização de unidade de reciclagem de rejeitos foi o ponto destacado pelos alunos.
Acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIGRAN fizeram, sábado, visita técnica à Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold). O secretário da Agecold, Anízio Silva, apresentou a associação aos acadêmicos e aos professores Giane Lopes Bergamo Missirian, da disciplina de Educação Ambiental, e Emerson Machado de Carvalho, de Gestão Ambiental. Segundo a professora, a atividade buscou mostrar aos estudantes como são as instalações e o funcionamento da associação, já que o tema “Gestão de Resíduos” no momento é trabalhado em sala de aula, tanto na disciplina de Educação Ambiental como na de Gestão Ambiental. “A importância de uma vista técnica é que ela contribui para a formação de um profissional com uma visão mais ampla”, afirmou. Ela disse ainda que, em alguns bairros em Dourados, foi iniciado o projeto de coleta seletiva de lixo, e que tudo que é reciclável vai para a Agecold. De acordo com o acadêmico André Luiz Azambuja Bulgarelli, os alunos se surpreenderam com a organização, eles esperavam um depósito de lixo. “Gostei muito da visita, e se tivéssemos uma coleta seletiva mais efetiva na cidade a capacidade do Aterro Sanitário de Dourados seria maior”, declarou. No sábado anterior, os acadêmicos haviam feito visita técnica ao Aterro Sanitário de Dourados. Segundo o sanitarista Marcos Duarte, que participou de seminário com os alunos, no dia 24 de agosto, se fosse implantada a coleta seletiva em Dourados toda, o aterro receberia uma quantidade de lixo 16% menor que a atual e teria sua vida útil aumentada. Atualmente, o aterro recebe entre cem e cento e dez toneladas de lixo diárias, em média. Nesse ritmo, a sua capacidade estará esgotada em 20 anos. (BD)