Anuário contará os 30 anos de história do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN.

Profª. Noemi Ferrigolo e Epaminondas dos Santos, que realizou pesquisa aprofundada sobre todas as formaturas do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN.
A Faculdade de Direito da UNIGRAN vai lançar, durante a Semana Jurídica de 2007, um anuário de mais de 300 páginas, que contará os 30 anos de história do ID_CURSO. Desde a primeira turma, graduada em 1980, a publicação recupera imagens das aulas da saudade e das formaturas, disID_CURSOs dos oradores e traz depoimentos atuais feitos por patronos e paraninfos. O trabalho mostra ainda os rumos que tomaram diversos bacharéis formados no ID_CURSO. Ao todo, são 2.984 profissionais graduados, que a Coordenação de Direito pretende cadastrar. As pesquisas foram feitas pelo advogado da área de Direito de Família Epaminondas Lopes dos Santos, formado na turma de 1985, e retratam um ensino de excelência e tradição, reconhecido há três gerações. Assim como a própria filha também se formou em Direito, na UNIGRAN, Santos relaciona vários casos de pai, filhos e netos que seguiram na mesma direção. O gosto pela investigação e registro da história foi o que motivou o ex-aluno a resgatar inúmeras informações. “Eu sou um aficionado da história”, disse o pesquisador. Epaminondas conta que, durante cerca de seis meses, contatou pessoas em todo o país, a fim de localizar egressos do ID_CURSO e obter dados documentais, como gravações, fotos, fitas de vídeo e rascunhos das falas dos oradores de turma. “São as mães que mais guardam os disID_CURSOs e as lembranças da formatura”, falou o advogado, destacando que conseguiu os originais de todos os disID_CURSOs de oradores. A professora Noemi Ferrigolo, coordenadora do ID_CURSO de Direito e egressa da turma de 1995, ressalta o valor desse trabalho, também para efeito de registro da história do Direito em Mato Grosso do Sul. O ID_CURSO da UNIGRAN alinha-se em qualidade de ensino e do corpo docente aos grandes do país, e é o marco inicial de muitas carreiras bem-sucedidas na área jurídica. Além do anuário impresso, a coordenadora quer criar um cadastro eletrônico com os nomes e perfil atual dos egressos do ID_CURSO. “O anuário já vai para a composição e nós queremos, também, fazer um cadastro geral, para saber aonde anda o nosso pessoal, pelo Brasil inteiro, e o que está fazendo agora”, falou a professora. O cadastramento dos egressos de Direito pode ser feito no site da UNIGRAN (www.unigran.br/exalunos.html). (BD - JR)