
Sumário
Volume 2 - Nº 9
JAN/JUN (2009)
• A SUBJETIVIDADE E A EXPRESSIVIDADE NAS POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES
Laís Moretti Carneiro; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.
Palavras Chaves: Análise do discurso; poesia; subjetividade.
• A FORMAÇÃO DE LEITORES: DA PERSPECTIVA CANÔNICA AO FOCO NO INTERESSE DO LEITOR
Maria Helena Touro Beluque.
Palavras Chaves: Literatura, leitores, leitura.
• O DIÁLOGO TEXTO E IMAGEM NA OBRA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA DE ZIRALDO (1995)
Gleissy Kelly dos Santos Bueno.
Palavras Chaves: 1) Docente; 2)leitura e 3) Texto verbal e não-verbal.
• DO TEXTO À FLOR DA TELA: A ESCRITURA DE CAIO FERNANDO ABREU
Rodrigo da Costa Araujo (UFF/FAFIMA).
Palavras Chaves: Caio Fernando Abreu - narrativa pós-moderna - citação cinematográfica
• EDUCAÇÃO, LITERATURA, DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: O DIÁLOGO POSSÍVEL
Silvio Ruiz PARADISO1 (PG –UEL / CNPq).
Palavras Chaves: Candomblé; racismo, religiões, cultura afro-brasileira
• EM BUSCA DA ESSÊNCIA PERDIDA: UM ESTUDO DO GÊNERO AUTOAJUDA EM SHINYASHIKI
Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira.
Palavras Chaves: gêneros do discurso; gênero autoajuda; Roberto Shinyashiki.
• ENSINO DE LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida.
Palavras Chaves: Leitura. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.
• ESCOLARIZAÇÃO DA POESIA CLÁSSICA
Juliana Alves Barbosa Menezes; Cristian Pagoto; Mirele Carolina Werneck Jacomel.
Palavras Chaves: leitura; poesia; leitor; ensino.
• Fragmentos versus contextualização: Livros Didáticos de Literatura no Ensino Médio
Giovana Antonelo; Alexandra S. Pinheiro.
Palavras Chaves: Livro Didático, Ensino de Literatura e Formação de Leitor.
• INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DITONGOS NASAIS EM TEXTOS ESCRITOS
Taís Bopp da Silva
Palavras Chaves: redução da nasalidade; história da língua; variação e mudança
• LINGUAGEM E ENSINO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Francisco Vanderlei Ferreira da Costa; Jociene Cristina Souza.
Palavras Chaves: Educação Inclusiva, Síndrome de Down, Ensino e Aprendizagem.
• MIMESE: ARISTÓTELES E AUERBACH
Mara Regina Pacheco; Prof. Dra. Adna Candido de Paula.
Palavras Chaves: Mimese; Teoria e Crítica Literárias; Aristóteles; Auerbach
• MST: DISCURSO E PRÁTICA SOCIAL
Marlon Leal Rodrigues; Antonio Carlos Santana de Souca.
Palavras Chaves: Movimentos Sociais, Discurso, Prática Social.
• O DESENREDO DE VIRGINIA WOOLF: UMA ANÁLISE DO CONTO “KEW GARDENS”
José Vilian Mangueira; Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira.
Palavras Chaves: Conto moderno; teoria da narrativa; Woolf.
Marcos Luiz Cumpri.
Palavras Chaves: Culioli, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, linguagem.
• UMA VERSÃO BRASILEIRA DO NATAL, SEGUNDO FLÁVIA SAVARY
Marina João Bernardes de Oliveira.
Palavras Chaves:
• “UMA LEITURA DOS CONTOS DE DALTON TREVISAN: SEXUALIDADE, IRONIA, CONFLITOS E DESASTRES AMOROSOS.”
Stael Moura da Paixão Ferreira.
Palavras Chaves: Literatura, ficção, realidade, ensino, aprendizagem
Sirlene Cristófano.
Palavras Chaves: Literatura; Education; Ação social.
• DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO EM METRÓPOLIS E “ASCENSÃO E QUEDA DE ROBHÉA, MANEQUIM & ROBÔ”
Danglei de Castro Pereira.
Palavras Chaves: tradição; intertextualidade; literatura ; cinema.
• FOTOGRAFAR PALAVRAS, ESCREVER PAISAGENS A POESIA DE VIRNA TEIXEIRA
Susanna Busato.
Palavras Chaves: poesia; fotografia; Virna Teixeira.
• ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Natasha Garcia de Castro; MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr.
Palavras Chaves: Ensino Contextualizado. Cultura. Aprendizagem.
Dulcineia Campos; Neusa Balbina de Souza.
Palavras Chaves: Dialogismo. Polifonia. Educação.
• CONSIDERAÇÕES INTERARTÍSTICAS NA POÉTICA DE RAQUEL NAVEIRA
Grazielli Alves de Lima.
Palavras Chaves: Poesia; Pintura; Raquel Naveira.
• LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL: UMA AGENDA PARA A UNIVERSIDADE E SEUS PROGRAMAS DE EXTENSÃO
Maria Conceição Alves de Lima.
Palavras Chaves: letramento digital, inclusão social, ações de extensão universitária.
• DE MEMÓRIAS E TRADIÇÕES: HERANÇAS BIOGRÁFICOCULTURAIS EM SILVIANO SANTIAGO
Rony Márcio Cardoso Ferreira; Edgar Cézar Nolasco.
Palavras Chaves: Memória, Tradição, Crítica Biográfica.
• O HERÓI NO ROMANCE O GRANDE GASTBY
Elizandra Fernandes.
Palavras Chaves: romance, herói, O Grande Gatsby.
Geice Peres Nunes (UFSM)
Palavras Chaves: teatro contemporâneo; fusão; Ariano Suassuna.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

