UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 2 - 9

    JAN/JUN (2009)


    A SUBJETIVIDADE E A EXPRESSIVIDADE NAS POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES

    Laís Moretti Carneiro; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

    Palavras Chaves: Análise do discurso; poesia; subjetividade.

    A FORMAÇÃO DE LEITORES: DA PERSPECTIVA CANÔNICA AO FOCO NO INTERESSE DO LEITOR

    Maria Helena Touro Beluque.

    Palavras Chaves: Literatura, leitores, leitura.

    O DIÁLOGO TEXTO E IMAGEM NA OBRA UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA DE ZIRALDO (1995)

    Gleissy Kelly dos Santos Bueno.

    Palavras Chaves: 1) Docente; 2)leitura e 3) Texto verbal e não-verbal.

    DO TEXTO À FLOR DA TELA: A ESCRITURA DE CAIO FERNANDO ABREU

    Rodrigo da Costa Araujo (UFF/FAFIMA).

    Palavras Chaves: Caio Fernando Abreu - narrativa pós-moderna - citação cinematográfica

    EDUCAÇÃO, LITERATURA, DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL E RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: O DIÁLOGO POSSÍVEL

    Silvio Ruiz PARADISO1 (PG –UEL / CNPq).

    Palavras Chaves: Candomblé; racismo, religiões, cultura afro-brasileira

    EM BUSCA DA ESSÊNCIA PERDIDA: UM ESTUDO DO GÊNERO AUTOAJUDA EM SHINYASHIKI

    Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira.

    Palavras Chaves: gêneros do discurso; gênero autoajuda; Roberto Shinyashiki.

    ENSINO DE LEITURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida.

    Palavras Chaves: Leitura. Letramento. Educação de Jovens e Adultos.

    ESCOLARIZAÇÃO DA POESIA CLÁSSICA

    Juliana Alves Barbosa Menezes; Cristian Pagoto; Mirele Carolina Werneck Jacomel.

    Palavras Chaves: leitura; poesia; leitor; ensino.

    Fragmentos versus contextualização: Livros Didáticos de Literatura no Ensino Médio

    Giovana Antonelo; Alexandra S. Pinheiro.

    Palavras Chaves: Livro Didático, Ensino de Literatura e Formação de Leitor.

    INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DO PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS DITONGOS NASAIS EM TEXTOS ESCRITOS

    Taís Bopp da Silva

    Palavras Chaves: redução da nasalidade; história da língua; variação e mudança

    LINGUAGEM E ENSINO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

    Francisco Vanderlei Ferreira da Costa; Jociene Cristina Souza.

    Palavras Chaves: Educação Inclusiva, Síndrome de Down, Ensino e Aprendizagem.

    MIMESE: ARISTÓTELES E AUERBACH

    Mara Regina Pacheco; Prof. Dra. Adna Candido de Paula.

    Palavras Chaves: Mimese; Teoria e Crítica Literárias; Aristóteles; Auerbach

    MST: DISCURSO E PRÁTICA SOCIAL

    Marlon Leal Rodrigues; Antonio Carlos Santana de Souca.

    Palavras Chaves: Movimentos Sociais, Discurso, Prática Social.

    O DESENREDO DE VIRGINIA WOOLF: UMA ANÁLISE DO CONTO “KEW GARDENS”

    José Vilian Mangueira; Maria Aparecida da Costa Gonçalves Ferreira.

    Palavras Chaves: Conto moderno; teoria da narrativa; Woolf.

    PARA UMA LINGUÍSTICA DA ENUNCIAÇÃO: ANTOINE CULIOLI E A TEORIA DAS OPERAÇÕES PREDICATIVAS E ENUNCIATIVAS.

    Marcos Luiz Cumpri.

    Palavras Chaves: Culioli, Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas, linguagem.

    PARA LER (VER) A ILUSTRAÇÃO

    Rodrigo da Costa Araujo.

    Palavras Chaves:

    PUPPENAUGEN

    Carina Merkle Lingnau.

    Palavras Chaves:

    UMA VERSÃO BRASILEIRA DO NATAL, SEGUNDO FLÁVIA SAVARY

    Marina João Bernardes de Oliveira.

    Palavras Chaves:

    “UMA LEITURA DOS CONTOS DE DALTON TREVISAN: SEXUALIDADE, IRONIA, CONFLITOS E DESASTRES AMOROSOS.”

    Stael Moura da Paixão Ferreira.

    Palavras Chaves: Literatura, ficção, realidade, ensino, aprendizagem

    DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO E INOVAÇÃO EM METRÓPOLIS E “ASCENSÃO E QUEDA DE ROBHÉA, MANEQUIM & ROBÔ”

    Danglei de Castro Pereira.

    Palavras Chaves: tradição; intertextualidade; literatura ; cinema.

    FOTOGRAFAR PALAVRAS, ESCREVER PAISAGENS A POESIA DE VIRNA TEIXEIRA

    Susanna Busato.

    Palavras Chaves: poesia; fotografia; Virna Teixeira.

    ASPECTOS SOCIOCULTURAIS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Natasha Garcia de Castro; MSc. Otília Aparecida Tupan Schoenherr.

    Palavras Chaves: Ensino Contextualizado. Cultura. Aprendizagem.

    BAKHTIN E A EDUCAÇÃO

    Dulcineia Campos; Neusa Balbina de Souza.

    Palavras Chaves: Dialogismo. Polifonia. Educação.

    CONSIDERAÇÕES INTERARTÍSTICAS NA POÉTICA DE RAQUEL NAVEIRA

    Grazielli Alves de Lima.

    Palavras Chaves: Poesia; Pintura; Raquel Naveira.

    LETRAMENTO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL: UMA AGENDA PARA A UNIVERSIDADE E SEUS PROGRAMAS DE EXTENSÃO

    Maria Conceição Alves de Lima.

    Palavras Chaves: letramento digital, inclusão social, ações de extensão universitária.

    DE MEMÓRIAS E TRADIÇÕES: HERANÇAS BIOGRÁFICOCULTURAIS EM SILVIANO SANTIAGO

    Rony Márcio Cardoso Ferreira; Edgar Cézar Nolasco.

    Palavras Chaves: Memória, Tradição, Crítica Biográfica.

    O HERÓI NO ROMANCE O GRANDE GASTBY

    Elizandra Fernandes.

    Palavras Chaves: romance, herói, O Grande Gatsby.

    O HOMEM DA VACA E O PODER DA FORTUNA, DE ARIANO SUASSUNA: O TEATRO CONTEMPORÂNEO DE RAIZ MEDIEVAL E POPULAR

    Geice Peres Nunes (UFSM)

    Palavras Chaves: teatro contemporâneo; fusão; Ariano Suassuna.

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES