UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    EDITORIAL

     

    Caríssimos(as) leitores(ras), sejam bem-vindos(as) !!!!!!

     

    A edição 40 da Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da UNIGRAN - lança seu volume 12, com o dossiê, MICROFICÇÃO: CONSTRUÇÃO NARRATIVA E/OU SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA, organizado pelos pesquisadores Prof° Me. João Vitor de Oliveira docente em Letras Português - Inglês da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Profa. Dra. Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pela Profa. Dra. Jordana Cristina Blos Veiga Xavier, docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

    O objetivo dos autores foi promover a divulgação de pesquisas que abordam a crescente disputa entre professoras/es e as redes sociais pela atenção dos jovens estudantes em sala de aula, somada à notável diminuição da literatura enquanto disciplina no currículo básico do ensino público, as narrativas curtas emergem como uma alternativa viável para a abordagem do texto literário. Segundo Carla Victoria Albornoz (2008), a microficção – por exemplo – apresenta-se como uma forma de resistência da narrativa na pós-modernidade. Além disso, acrescentamos, principalmente, a microficção como uma alternativa literária frente à era “TikTok”, marcada pelo consumo rápido de conteúdo. 

    Para fins de definição, consideramos que a microficção consiste principalmente em economia de linguagem que abrange aspectos narrativos, poéticos e imagéticos, os quais muitas vezes conduzem a um processo reflexivo após a leitura (ALBORNOZ, 2008). Em outras palavras, segundo David Lagmanovich (2006), suas características são: a) brevidade do texto; b) concisão da linguagem; c) velocidade da narrativa; d) literariedade ou contextualização dos enunciados da narrativa. Acrescentamos ainda, segundo Lauro Zavala (2000), tendências como: e) reescrita; f) uso poético da língua; g) intertextualidade; h) humor; i) fragmentariedade e a consequente fractalidade nas referências e conexões entre fragmentos; e, por último, j) fugacidade, que se manifesta como a necessidade de satisfação imediata por meio da leitura e na virtualidade, contrapondo-se às demandas contemporâneas.

    Assim, mais uma vez, agradecemos, de maneira bastante especial, a todos os autores parceiros, os quais colaboraram com a Revista ao confiarem a nós suas valiosas produções acadêmicas para que pudéssemos lançar esta edição, a qual está “imparmente” interessante, seja pelas temáticas tratadas, seja pelo seleto grupo de autores que as desenvolveram e, ainda, agradecer sobremaneira aos nossos leitores os quais nos prestigiam com seus acessos.

     

    Então... excelentes leituras a todos!

    Grande abraço!!!

     

    Prof.ª Dr.ª Nara Sgarbi

     

    Editora da Revista Interletras da UNIGRAN

     

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES