UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 3 - 17

    ABR/SET (2013)


    BAGNO, Marcos; LAGARES, Xoan Carlos. (Orgs.) Políticas da Norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011.

    Maridelma Laperuta-Martins.

    Palavras Chaves:

    “O MEU LUGAR”: QUANDO A LITERATURA TRADUZIDA DEIXA DE “PERTENCER”

    Davi Silva Gonçalves

    Palavras Chaves: Hatoum, tradução literária, globalização.

    POR QUE LER E COMO LER: EIS A QUESTÃO

    Flávia Amparo.

    Palavras Chaves: clássicos, literatura brasileira, Machado de Assis.

    A MAIOR PONTE DO MUNDO: QUESTÕES SOCIAIS E DE IDENTIDADE

    Luciano Vieira de Aguiar; Lucilo Antonio Rodrigues; Márcia Maria de Medeiros.

    Palavras Chaves: MULTICULTURALISMO, IDENTIDADE NACIONAL, CULTURA

    A LEITURA DE BRASIGUAIOS NA REGIÃO DA TRÍPLICE FRONTEIRA

    Marcos Douglas Pereira.

    Palavras Chaves: LEITURA LEITORES BRASIGUAIOS RECEPÇÃO LITERÁRIA.

    NEUTRALIZAÇÃO DO TIMBRE ABERTO NAS VOGAIS MÉDIAS NO PORTUGUÊS FALADO COMO L2 EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FRONTERIA

    Márcio Palácios de Carvalho; Elza Sabino da Silva Bueno.

    Palavras Chaves: Neutralização. Timbre aberto. Vogais Médias.

    UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A CHINA: SUBJETIVIDADE E CULTURA

    Vânia Maria Lescano Guerra; Elza Mieko Koba Perles.

    Palavras Chaves: Identidade; China; Discurso; Cultura.

    VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE DOURADOS/MS ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

    Junior Gomes Camilo; Zelia Aparecida Milani Parizotto.

    Palavras Chaves: Educação Física. Coordenadores. Componente Curricular.

    O PAPEL DO GESTOR (PROFESSOR) NO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – SUBPROJETO LETRAS: INGLÊS/UNIFRA

    Gabriela Q. Marzari.

    Palavras Chaves: Formação de professores. Língua Inglesa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

    DIASPORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS EM MIGRAÇÕES INVOLUNTÁRIAS

    Bárbara Baldarena Morais; Vanessa Maria da Silva.

    Palavras Chaves: Identidade; Diferença; Língua.

    ESCOLA PÚBLICA DE LÍNGUAS E ESTADO: CONFLITOS ENTRE ESFERAS QUE NÃO FALAM A MESMA LÍNGUA

    Gleiton Malta Magalhães.

    Palavras Chaves: Ensino de línguas, Gestão escolar e educacional, políticas públicas.

    GOTAS DE JOAN MIRÓ NO UNIVERSO DE CLARICE LISPECTOR: ENTRE TINTAS, PINCÉIS E PALAVRAS

    Joyce Alves.

    Palavras Chaves: Estudos Interartes; Clarice Lispector; Joan Miró.

    GESTÃO E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SABERES

    LUZ, Anízia Aparecida Nunes; MELLO, Lucrécia Stringhetta.

    Palavras Chaves: Educação Infantil; Gestão; Formação Continuada.

    GÊNEROS LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS DE LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS

    Danúbia Barros Cordeiro; Rozinete Soares de Oliveira.

    Palavras Chaves: Leitura e análise textual. Gêneros literários. Livro Didático do Ensino Médio.

    A (RE)CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DO DISCURSO EM FÁBULAS: REFLEXÕES INSTAURADAS A PARTIR DA TEORIA E DA PRÁTICA

    Jorge Bidarra; Leidiani da Silva Reis.

    Palavras Chaves: Anáfora não correferencial. Gênero Fábula. Interpretação textual.

    O PAPEL DO DIRETOR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DA GESTÃO ESCOLAR

    Jairo César Bortolini.

    Palavras Chaves: Autonomia; Gestão Democrática; Planejamento.

    GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM MODELO DE AVALIAÇÃO À LUZ DOS REFERENCIAIS DE QUALIDADE DO MEC

    Antonio Roberto Coelho Serra; Fátima Bayma de Oliveira; Luciana Mourão.

    Palavras Chaves: Gestão da educação. Sistema de EAD. Referenciais de qualidade.

    DA PERIFERIA E NA FRONTEIRA: A CONSITUIÇÃO DA IDENTIDADE INDÍGENA A PARTIR DAS LETRAS MUSICAIS DO GRUPO BRÔ MC'S

    Laura Cristhina Revoredo Costa; Edgar César Nolasco.

    Palavras Chaves: FRONTEIRA; SUBALTERNIDADE; BRÔ MC's.

    OS ESQUEMAS DE IMAGEM NO CENÁRIO CRIADO PELA METÁFORA DA TRAVESSIA EM GRANDE SERTÃO: VEREDAS

    Marcela de Almeida Moschem.

    Palavras Chaves: O objetivo deste trabalho é o de utilizar o modelo da Linguística Cognitiva, especificamente o dos esquemas de imagem e o da metáfora conceitual, para fazer uma análise de alguns trechos que tratam da questão da travessia de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. De acordo com essa teoria, os esquemas de imagem constituem elementos básicos para o exercício da linguagem, estruturando, pré-conceitualmente, nossa experiência corpórea de mundo; eles são também utilizados em literatura e, segundo Turner (1996), constituem um excelente recurso para criar efeitos de sentido no texto literário. Dessa forma, constituem objeto de especial interesse projeções metafóricas de travessia estruturadas pelos esquemas de imagem, analisadas nessa obra de Guimarães Rosa, uma vez que a metáfora também é vista pela neurociência atual como um princípio organizador do pensamento e da criatividade humana.

    “VAI”: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA DO CONTO DE IVAN ÂNGELO

    Paulo Gerson Stefanello; Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti.

    Palavras Chaves: Ivan Ângelo; percurso gerativo de sentido; semiótica greimasiana.

    EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: UMA PROPOSTA DE PRÁTICA DE LEITURA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Pedro Antonio Gomes de Melo; Bartolomeu Brito Melo.

    Palavras Chaves: Leitura, Construção do Sentido, Análise do Discurso, Língua Portuguesa.

    PROTOCOLOS DE LEITURA NA ESCOLA: PERSPECTIVAS, REPRESENTAÇÕES E FORMAÇÃO

    Manuela Cunha de Souza.

    Palavras Chaves: Escola. Leitor. Formação.

    A LITERATURA SUL-MATO-GROSSENSE: ORILHAS ENTRE O LOCAL E O GLOBAL

    Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Josué Ferreira de Oliveira Júnior; Avelino Ribeiro Soares Júnior.

    Palavras Chaves: literatura sul-mato-grossense, regiões culturais, Selva Trágica

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES