
ABR/SET (2013)
Maridelma Laperuta-Martins.
Palavras Chaves:
Davi Silva Gonçalves
Palavras Chaves: Hatoum, tradução literária, globalização.
Flávia Amparo.
Palavras Chaves: clássicos, literatura brasileira, Machado de Assis.
Luciano Vieira de Aguiar; Lucilo Antonio Rodrigues; Márcia Maria de Medeiros.
Palavras Chaves: MULTICULTURALISMO, IDENTIDADE NACIONAL, CULTURA
Marcos Douglas Pereira.
Palavras Chaves: LEITURA LEITORES BRASIGUAIOS RECEPÇÃO LITERÁRIA.
Manuel F. Medina.
Palavras Chaves:
Márcio Palácios de Carvalho; Elza Sabino da Silva Bueno.
Palavras Chaves: Neutralização. Timbre aberto. Vogais Médias.
Vânia Maria Lescano Guerra; Elza Mieko Koba Perles.
Palavras Chaves: Identidade; China; Discurso; Cultura.
Junior Gomes Camilo; Zelia Aparecida Milani Parizotto.
Palavras Chaves: Educação Física. Coordenadores. Componente Curricular.
Gabriela Q. Marzari.
Palavras Chaves: Formação de professores. Língua Inglesa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Bárbara Baldarena Morais; Vanessa Maria da Silva.
Palavras Chaves: Identidade; Diferença; Língua.
Gleiton Malta Magalhães.
Palavras Chaves: Ensino de línguas, Gestão escolar e educacional, políticas públicas.
Joyce Alves.
Palavras Chaves: Estudos Interartes; Clarice Lispector; Joan Miró.
LUZ, Anízia Aparecida Nunes; MELLO, Lucrécia Stringhetta.
Palavras Chaves: Educação Infantil; Gestão; Formação Continuada.
Danúbia Barros Cordeiro; Rozinete Soares de Oliveira.
Palavras Chaves: Leitura e análise textual. Gêneros literários. Livro Didático do Ensino Médio.
Jorge Bidarra; Leidiani da Silva Reis.
Palavras Chaves: Anáfora não correferencial. Gênero Fábula. Interpretação textual.
Jairo César Bortolini.
Palavras Chaves: Autonomia; Gestão Democrática; Planejamento.
Antonio Roberto Coelho Serra; Fátima Bayma de Oliveira; Luciana Mourão.
Palavras Chaves: Gestão da educação. Sistema de EAD. Referenciais de qualidade.
Laura Cristhina Revoredo Costa; Edgar César Nolasco.
Palavras Chaves: FRONTEIRA; SUBALTERNIDADE; BRÔ MC's.
Marcela de Almeida Moschem.
Palavras Chaves: O objetivo deste trabalho é o de utilizar o modelo da Linguística Cognitiva, especificamente o dos esquemas de imagem e o da metáfora conceitual, para fazer uma análise de alguns trechos que tratam da questão da travessia de Riobaldo em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. De acordo com essa teoria, os esquemas de imagem constituem elementos básicos para o exercício da linguagem, estruturando, pré-conceitualmente, nossa experiência corpórea de mundo; eles são também utilizados em literatura e, segundo Turner (1996), constituem um excelente recurso para criar efeitos de sentido no texto literário. Dessa forma, constituem objeto de especial interesse projeções metafóricas de travessia estruturadas pelos esquemas de imagem, analisadas nessa obra de Guimarães Rosa, uma vez que a metáfora também é vista pela neurociência atual como um princípio organizador do pensamento e da criatividade humana.
Paulo Gerson Stefanello; Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti.
Palavras Chaves: Ivan Ângelo; percurso gerativo de sentido; semiótica greimasiana.
Pedro Antonio Gomes de Melo; Bartolomeu Brito Melo.
Palavras Chaves: Leitura, Construção do Sentido, Análise do Discurso, Língua Portuguesa.
Manuela Cunha de Souza.
Palavras Chaves: Escola. Leitor. Formação.
Inti Anny Queiroz.
Palavras Chaves: neologismos, afixos, sentido.
Clarissa Josgrilberg Pereira.
Palavras Chaves: Identidade cultural. Representação midiática. Fronteira.
Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Josué Ferreira de Oliveira Júnior; Avelino Ribeiro Soares Júnior.
Palavras Chaves: literatura sul-mato-grossense, regiões culturais, Selva Trágica
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

