
Sumário
Volume 3 - Nº 20
OUT 2014/ MAR 2015 (2015)
Jefferson Machado Barbosa – PPG-UFGD – Bolsista Capes; Maria Ceres Pereira – FACALE - UFGD.
Palavras Chaves: Fronteira; Estudo Etnográfico, Descrição Sociolinguística
• A IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO EM NARRATIVAS DE CRIANÇAS DE RUA
Beatriz Helena Maranguetti Ferriolli; Leda Verdiani Tfouni; Carolina Molena; Paula Chiaretti.
Palavras Chaves: crianças de rua; narrativa de ficção; identidade sexual
• A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
Thanisa Aparecida de Souza Camargo De Dordi Tres; Me. Andréia de Oliveira A. Iguma.
Palavras Chaves: poesia, leitores, professores mediadores.
Adriana Teixeira Pereira; Gleicyane Feitosa Gomes; Cleudene de Oliveira Aração.
Palavras Chaves: Letramento crítico. Literatura. Gêneros textuais.
Patrick Vieira de Sousa; Cristiane Helena Parré Gonçalves.
Palavras Chaves: a gente, linguística histórica, português brasileiro
• AS OUTRAS ISMÁLIAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DE DIFERENTES VERSÕES TEXTUAIS
Darlene Pacheco Alves; Carolina Fernandes.
Palavras Chaves: versões; gestos interpretativos; Análise do discurso.
• DEPOIMENTO DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: A CARACTERIZAÇÃO DE UM AUTORRELATO
Cibele Gadelha Bernardino.
Palavras Chaves: gênero discursivo; depoimento, alcoolicos anônimos
• DIMENSÃO DISCURSIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUN DAMENTAL I
Renaielma Queiroz Suzart; Nívea Maria Fraga Rocha; Elizete Silva Passos.
Palavras Chaves: Ensino fundamental i. Língua portuguesa. Linguística. Desenvolvimento humano.
• ENSINO OBRIGATÓRIO NO BRASIL E AS INTERFACES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
Mara Lucinéia Marques Correa Bueno; Marta Costa Beck; Luciene Cléa da Silva.
Palavras Chaves: ENSINO OBRIGATÓRIO – ALFABETIZAÇÃO - LETRAMENTO
COSTA, Juliana Veronice Conde; SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo.
Palavras Chaves: Ludicidade, Leitura e escrita, Histórias em Quadrinhos.
• FORMAÇÃO DE LEITORES: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LITERATURA
Mayara Regina Pereira Dau Araujo.
Palavras Chaves: Formação de leitor; Leitura; Literatura.
• LEITURA DRAMATIZADA: A FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO EM DOURADOS-MS
Nizael Flores de Almeida; Rute Josgrilberg.
Palavras Chaves: Leitura dramatizada; Literatura; Técnica de ensino
• LETRAMENTO CRÍTICO: PERSPECTIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA IDOSOS
Michelle Soares Pinheiro.
Palavras Chaves: Terceira Idade. Língua Espanhola. Letramento Crítico.
• MEDIADORES DE LEITURA: NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE LIMA BARRETO
Rosineide da Silva.
Palavras Chaves: Leitura. Mediador. Lima Barreto. Literatura. Ensino.
• O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CAMINHOS PERCORRIDOS, CONCEITOS, DESAFIOS E PRÁXIS
Rejane Ricardo Ferreira.
Palavras Chaves: divulgação científica. popularização da ciência. midiatização científica.
• O USO DO PRIVATIVO “FALSO” EM TEXTOS DA INTERNET
Dedilene Alves de Jesus.
Palavras Chaves: adjetivo privativo; texto e discurso; modos de organização do discurso.
• REFLEXÕES DOCENTES SOBRE O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Claudionor Renato Da Silva.
Palavras Chaves: Letramento. Educação infantil. Formação de professores.
• TEXTO E INTERPRETAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ANÁLISE DO DISCURSO E LITERATURA
Gláucia da Silva Henge*
Palavras Chaves: Texto literário – discurso – interpretação
• EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INDÍGENA: SOB O VIÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO.
Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi; Marlon Leal Rodrigues; Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo (UNIOESTE)
Palavras Chaves: Educação escolar indígena, Discurso, imagem.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

