UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 3 - 20

    OUT 2014/ MAR 2015 (2015)


    DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DAS FRONTEIRAS DE ARAL MOREIRA/BRASIL COM A MICRORREGIÃO DA CARDIA/PARAGUAY E PONTA PORÃ/BRASIL COM PEDRO JUAN CABALLERO/PARAGUAY

    Jefferson Machado Barbosa – PPG-UFGD – Bolsista Capes; Maria Ceres Pereira – FACALE - UFGD.

    Palavras Chaves: Fronteira; Estudo Etnográfico, Descrição Sociolinguística

    A IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO EM NARRATIVAS DE CRIANÇAS DE RUA

    Beatriz Helena Maranguetti Ferriolli; Leda Verdiani Tfouni; Carolina Molena; Paula Chiaretti.

    Palavras Chaves: crianças de rua; narrativa de ficção; identidade sexual

    A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DO LEITOR

    Thanisa Aparecida de Souza Camargo De Dordi Tres; Me. Andréia de Oliveira A. Iguma.

    Palavras Chaves: poesia, leitores, professores mediadores.

    A LITERATURA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA BASEADA EM GÊNEROS TEXTUAIS

    Adriana Teixeira Pereira; Gleicyane Feitosa Gomes; Cleudene de Oliveira Aração.

    Palavras Chaves: Letramento crítico. Literatura. Gêneros textuais.

    ANÁLISE DO USO DA EXPRESSÃO “A GENTE” EM DOIS TEXTOS LITERÁRIOS DO SÉCULO XIX INSERIDOS NA ESCOLA LITERÁRIA REALISTA/NATURALISTA À LUZ DA HISTORIOGRAFIA LINGUÍSTICA.

    Patrick Vieira de Sousa; Cristiane Helena Parré Gonçalves.

    Palavras Chaves: a gente, linguística histórica, português brasileiro

    AS OUTRAS ISMÁLIAS: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE INTERPRETAÇÃO DE DIFERENTES VERSÕES TEXTUAIS

    Darlene Pacheco Alves; Carolina Fernandes.

    Palavras Chaves: versões; gestos interpretativos; Análise do discurso.

    DEPOIMENTO DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS: A CARACTERIZAÇÃO DE UM AUTORRELATO

    Cibele Gadelha Bernardino.

    Palavras Chaves: gênero discursivo; depoimento, alcoolicos anônimos

    DIMENSÃO DISCURSIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUN DAMENTAL I

    Renaielma Queiroz Suzart; Nívea Maria Fraga Rocha; Elizete Silva Passos.

    Palavras Chaves: Ensino fundamental i. Língua portuguesa. Linguística. Desenvolvimento humano.

    ENSINO OBRIGATÓRIO NO BRASIL E AS INTERFACES DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno; Marta Costa Beck; Luciene Cléa da Silva.

    Palavras Chaves: ENSINO OBRIGATÓRIO – ALFABETIZAÇÃO - LETRAMENTO

    FALAR E ESCREVER EM QUADRINHOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO 6º ANO DA ESCOLA BILLY GANCHO EM NOVA XAVANTINA-MT

    COSTA, Juliana Veronice Conde; SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo.

    Palavras Chaves: Ludicidade, Leitura e escrita, Histórias em Quadrinhos.

    FORMAÇÃO DE LEITORES: UM DESAFIO PARA O ENSINO DE LITERATURA

    Mayara Regina Pereira Dau Araujo.

    Palavras Chaves: Formação de leitor; Leitura; Literatura.

    LEITURA DRAMATIZADA: A FORMAÇÃO DE LEITORES DE TEXTOS LITERÁRIOS NO ENSINO MÉDIO EM DOURADOS-MS

    Nizael Flores de Almeida; Rute Josgrilberg.

    Palavras Chaves: Leitura dramatizada; Literatura; Técnica de ensino

    LETRAMENTO CRÍTICO: PERSPECTIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA IDOSOS

    Michelle Soares Pinheiro.

    Palavras Chaves: Terceira Idade. Língua Espanhola. Letramento Crítico.

    MEDIADORES DE LEITURA: NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE LIMA BARRETO

    Rosineide da Silva.

    Palavras Chaves: Leitura. Mediador. Lima Barreto. Literatura. Ensino.

    O DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CAMINHOS PERCORRIDOS, CONCEITOS, DESAFIOS E PRÁXIS

    Rejane Ricardo Ferreira.

    Palavras Chaves: divulgação científica. popularização da ciência. midiatização científica.

    O USO DO PRIVATIVO “FALSO” EM TEXTOS DA INTERNET

    Dedilene Alves de Jesus.

    Palavras Chaves: adjetivo privativo; texto e discurso; modos de organização do discurso.

    REFLEXÕES DOCENTES SOBRE O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Claudionor Renato Da Silva.

    Palavras Chaves: Letramento. Educação infantil. Formação de professores.

    TEXTO E INTERPRETAÇÃO: APROXIMAÇÕES ENTRE ANÁLISE DO DISCURSO E LITERATURA

    Gláucia da Silva Henge*

    Palavras Chaves: Texto literário – discurso – interpretação

    EDUCAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INDÍGENA: SOB O VIÉS DA ANÁLISE DO DISCURSO.

    Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi; Marlon Leal Rodrigues; Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo (UNIOESTE)

    Palavras Chaves: Educação escolar indígena, Discurso, imagem.

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES