UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 6 - 24

    OUT 2016/ABR 2017 (2017)


    O DISCURSO FEMINISTA EM TIRAS DA MAFALDA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA (AD)

    Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo; Claudemir dos Santos Silva; Érika Maria Asevedo Costa; Maria do Carmo Gomes Pereira Cavalcanti.

    Palavras Chaves: Tiras da Mafalda, Emancipação Feminina, Discursos.

    SUBJETIVAÇÃO E ÉTICA DA EXISTÊNCIA: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA EM TEMPOS DE FACEBOOK

    Carlos Renato Lopes.

    Palavras Chaves: ética da existência; subjetivação; redes sociais

    A ANÁFORA NA INTERFACE PORTUGUÊS-LIBRAS

    Leidiani da Silva Reis; Jorge Bidarra.

    Palavras Chaves: Libras; Processo anafórico; Corpus Paralelo.

    A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS/AS EM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE

    Maria Aparecida Augusto Satto Vilela; Kênia de Souza Oliveira; Jéssica Aparecida Dias; Deyse Lucy Dantas Ribeiro.

    Palavras Chaves: Subjetividade. Instituição de ensino superior. Negro/a

    A PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADINA/MS

    Jhon Lennon Decian; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

    Palavras Chaves: Letramento, Tecnologias, Interação

    A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO LINGUÍSTICO DA LIBRAS

    Rosana de Fátima Janes Constâncio; Ednei Nunes de Oliveira; Silvana Langhi Pellin Pereira.

    Palavras Chaves: Estudantes surdos – Trajetória educacional - Língua de sinais

    FÁBULA E INCLUSÃO NO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL

    Benedito Teixeira de Sousa.

    Palavras Chaves: Literatura infantil; Fábula; Inclusão.

    ANÁLISE DO PERFIL DOS ACADÊMICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA:FATORES QUE LEVAM OS ESTUDANTES A OPTAREM POR ESSA MODALIDADE DE ESTUDO

    Saulo França Brum; Lilia Odete Nantes de Oliveira; Giselle Cristina Martins Real.

    Palavras Chaves: ensino a distância, qualidade do ensino, políticas educacionais.

    DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO E AGRESSÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES EM UMA SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL

    Alexandre do Nascimento Almeida.

    Palavras Chaves: Gênero; Masculinidades; Fala-em-interação.

    EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA ABRANGÊNCIA

    Francieli Motter Ludovico; Beatriz Helena Dal Molin.

    Palavras Chaves: Aprendência, Tecnologia de Comunicação Digital, Rizoma.

    ELEMENTOS PARATEXTUAIS E NARRATIVOS EM “SINGULAR OCORRÊNCIA”, DE MACHADO DE ASSIS PARATEXTUAL AND NARRATIVE ELEMENTS IN “SINGULAR OCORRÊNCIA”, BY MACHADO DE ASSIS

    Carlos Vinícius da Silva Figueiredo; Liliane Barros O. Delorenzi.

    Palavras Chaves: Machado de Assis; paratexto; imprensa.

    ENGENHARIA DIDÁTICA: UM PROJETO DE LEITURA COM FOCO NA FRUIÇÃO LITERÁRIA E NA VIVÊNCIA EMOCIONAL DO LEITOR

    Luiz Antônio Ribeiro; Aurélio Vieira Kubo.

    Palavras Chaves: engenharia didática, fruição literária, emoção

    INCLUSÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLER EM FÁTIMA DO SUL – MS: contrapontos entre a teoria e a prática

    Irene Silva Marques; Natacya Munarini Otero Caetano.

    Palavras Chaves: Educação Especial, Deficiência, Inclusão

    INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO PRÁTICA LOCAL: IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Cláudia Hilsdorf Rocha; Ruberval Franco Maciel.

    Palavras Chaves: internacionalização como prática local; globalização; pedagogia da internacionalização.

    LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS.

    Mariana Jantsch de Souza.

    Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.

    LIBRAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS?

    Fabíola Sucupira Ferreira Sell; Gabriele Cristine Rech.

    Palavras Chaves: Libras. Ensino. Formação docente.

    MULHERES INDÍGENAS EM FOCO: DISCURSOS E IDENTIDADES

    Gláucia Cristina Ferreira; Vânia Maria Lescano Guerra; Willian Diego de Almeida.

    Palavras Chaves: Mulheres Indígenas; Identidade; Ciberespaço

    NOVAS FRONTEIRAS E DESAFIOS NA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

    Tânia Gastão Saliés; Tania Granja Shepherd.

    Palavras Chaves: Desafios; Educação a Distância; Colaboração.

    O HIPERTEXTO E OS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS

    Ângela Maria dos Santos; Nataniel Gomes dos Santos.

    Palavras Chaves: gêneros textuais; leitura; escrita; hipertexto; textos.

    RELATOS DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA: DO MESMO LADO DA RUA, ENTRE O SABER E O SENTIR

    Maria Nazareth Bezerrai; Antonio Carlos Santana de Souza.

    Palavras Chaves: Escola Pública. Periferia. Estágio. Identidade.

    RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUAS ORAIS PARA ALUNOS SURDOS

    Felipe de Almeida Coura.

    Palavras Chaves: Educação de surdos. Ensino de línguas. Políticas educacionais

    SMARTPHONES E SUAS UTILIDADES USUAIS E EDUCACIONAIS

    Luis Aurelio Casoni; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi; Solange Tieko Sakaguti.

    Palavras Chaves: smartphones, comportamento, internet.

    SOB O VÉU DO DISCURSO: EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELO USO DO HIJAB.

    Fernanda Pereira; Kaoana Sopelsa.

    Palavras Chaves: feminismo, análise do discurso francesa, hijab.

    TEUTO-BRASILEIROS D[N]O ESTADO NOVO: IMAGENS E ESCRITAS DE SI

    Mari Noeli Kiehl.

    Palavras Chaves: Autoria; memória; representação.

    UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O CYBERBULLYING: MEMÓRIA E EXCLUSÃO SOCIAL

    Suzana Klas; Vania Maria Lescano Guerra.

    Palavras Chaves: Discurso, Tecnologia, Bullying, Linguagem.

    RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO: ENTRE O TRABALHADOR E O INTERNO

    Evelyn Yamashita Biasi; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

    Palavras Chaves: Análise do Discurso; Relação de poder; Espaço carcerário.

    A LEI 11645/08 E OS SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A QUESTÃO INDÍGENA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

    Cintia Regia Rodrigues.

    Palavras Chaves: Populações indígenas, Constituição de 1988, Lei 11.645/08

    APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E PRÁTICA ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DE UMA PROFESSORA

    Márcia Aparecida Silva.

    Palavras Chaves: Aprendizagem de línguas, ensino híbrido, práticas escolares

    DILMA ROUSSEFF ENTRE DUAS MULHERES PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MULHER E DA SEXUALIDADE

    Elizete de Souza Bernardes; Solange Christiane Gonzalez Barros.

    Palavras Chaves: Dilma Rousseff; sexualidade; produção de textos

    DISPUTAS PELO TERRITÓRIO E PODER: OS EFEITOS DE SENTIDO NO DISCURSO MIDIÁTICO

    Marilza Nunes de Araújo Nascimento; Claudete Cameschi de Souza.

    Palavras Chaves: Território, Poder, Resistência

    DEMANDAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCRITOS DE ALUNOS DO 7º ANO DEMANDS OF LITERACY IN 7TH YEAR STUDENTS’ WRITING

    Leyciane Lima Oliveira; Andréia Cristina Fidélis da Silva; Wagner Rodrigues Silva.

    Palavras Chaves: Ensino de língua. Gênero textual. Alfabetização. Letramento.

    LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS*

    Mariana Jantsch de Souza.

    Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.

    LIVRO INFANTIL NA CATEGORIA CRIANÇA DA FNLIJ: design, ilustração e comunicação na primeira década de premiação.

    Anália Adriana da Silva Ferreira; Márcia Tavares Silva.

    Palavras Chaves: Design gráfico. Livro ilustrado. FNLIJ.

    NOTÍCIAS ON-LINE: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS POR MEIO DAS ESCOLHAS DE TEMAS E FIGURAS

    Wallison Tiago Rocha; Eliane Aparecida Miqueletti.

    Palavras Chaves: Semiótica francesa. Notícias. Temas e figuras.

    O USO DO DESENHO DE APRENDIZAGEM 7Cs E DA PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Luís Eduardo Wexell-Machado.

    Palavras Chaves: Desenho de Aprendizagem. Plataforma Moodle. PLE.

    REFLEXÕES EM TORNO DA AUTONOMIA DOCENTE/DISCENTE EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

    Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soaresi; Denise Aparecida Brito Barreto.

    Palavras Chaves: Ambientes virtuais de aprendizagem. Leitura e escrita. Autonomia.

    ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CURSO A DISTÂNCIA

    Vânia de Moraes; Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi; Adriana Cintra de Carvalho Pinto.

    Palavras Chaves: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Roteiro para análise. Educação a distância

    UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE LÍNGUA ESPANHOLA: LÍNGUA (RE)NEGADA

    Élida Cristina de Carvalho Castillho; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

    Palavras Chaves: Discurso; Processo Identitário; Língua Espanhola

    UM OLHAR FOUCAULTIANO SOBRE A ESCRIT(UR)A DE SI: O PROFESSOR TERENA NA TELA DO BLOG

    Ana Alice dos Passos Gargioni (PG-UFMS/REUNI); Vania Maria Lescano Guerra (UFMS/CNPq).

    Palavras Chaves: identidade; blog; professores indígenas; escrita de si

    RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUAS ORAIS PARA ALUNOS SURDOS

    Felipe de Almeida Coura.

    Palavras Chaves: Educação de surdos. Ensino de línguas. Políticas educacionais

    THE GIVING TREE: LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

    Alessandra Dutra; Jéssica Bell’Aver; Marilu Martens Oliveira; Maurício Cesar Menon.

    Palavras Chaves: Língua Inglesa. Sequência Didática. Literatura Infantil. Séries Iniciais.

    TUDO AO MESMO TEMPO AGORA: INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Rosangela Maria de Almeida Netzel; Marilu Martens Oliveira.

    Palavras Chaves: Interdisciplinaridade; Literatura; Sequência Básica.

    UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO “SER LEITOR” NAS “DICAS DE LEITURA” DO BLOG DO GALENO

    Rafael Ribeiro dos Santos Borges; Luzmara Curcino.

    Palavras Chaves: Leitura. Análise do Discurso. História Cultural do livro e da leitura.

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES