UNIGRAN

INSTITUCIONAL

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS LIVRES

PLATAFORMAS

Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da Unigran - Interletras

ISSN Nº 1807-1597

Revista Transdisciplinar de Letras

Educação e Cultura da UNIGRAN

Sumário

Volume 6 - 24

OUT 2016/ABR 2017 (2017)

O DISCURSO FEMINISTA EM TIRAS DA MAFALDA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA (AD)

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo; Claudemir dos Santos Silva; Érika Maria Asevedo Costa; Maria do Carmo Gomes Pereira Cavalcanti.

Palavras Chaves: Tiras da Mafalda, Emancipação Feminina, Discursos.

SUBJETIVAÇÃO E ÉTICA DA EXISTÊNCIA: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DO DISCURSO FOUCAULTIANA EM TEMPOS DE FACEBOOK

Carlos Renato Lopes.

Palavras Chaves: ética da existência; subjetivação; redes sociais

A ANÁFORA NA INTERFACE PORTUGUÊS-LIBRAS

Leidiani da Silva Reis; Jorge Bidarra.

Palavras Chaves: Libras; Processo anafórico; Corpus Paralelo.

A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS/AS EM PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE

Maria Aparecida Augusto Satto Vilela; Kênia de Souza Oliveira; Jéssica Aparecida Dias; Deyse Lucy Dantas Ribeiro.

Palavras Chaves: Subjetividade. Instituição de ensino superior. Negro/a

A PRÁTICA DE LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE DOURADINA/MS

Jhon Lennon Decian; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi.

Palavras Chaves: Letramento, Tecnologias, Interação

A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E A IMPORTÂNCIA DO RECONHECIMENTO LINGUÍSTICO DA LIBRAS

Rosana de Fátima Janes Constâncio; Ednei Nunes de Oliveira; Silvana Langhi Pellin Pereira.

Palavras Chaves: Estudantes surdos – Trajetória educacional - Língua de sinais

FÁBULA E INCLUSÃO NO ENSINO DE LITERATURA INFANTIL

Benedito Teixeira de Sousa.

Palavras Chaves: Literatura infantil; Fábula; Inclusão.

ANÁLISE DO PERFIL DOS ACADÊMICOS DO ENSINO A DISTÂNCIA:FATORES QUE LEVAM OS ESTUDANTES A OPTAREM POR ESSA MODALIDADE DE ESTUDO

Saulo França Brum; Lilia Odete Nantes de Oliveira; Giselle Cristina Martins Real.

Palavras Chaves: ensino a distância, qualidade do ensino, políticas educacionais.

DOMINAÇÃO, SUBMISSÃO E AGRESSÃO FÍSICA: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE MASCULINIDADES EM UMA SALA DE AULA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Alexandre do Nascimento Almeida.

Palavras Chaves: Gênero; Masculinidades; Fala-em-interação.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUA ABRANGÊNCIA

Francieli Motter Ludovico; Beatriz Helena Dal Molin.

Palavras Chaves: Aprendência, Tecnologia de Comunicação Digital, Rizoma.

ELEMENTOS PARATEXTUAIS E NARRATIVOS EM “SINGULAR OCORRÊNCIA”, DE MACHADO DE ASSIS PARATEXTUAL AND NARRATIVE ELEMENTS IN “SINGULAR OCORRÊNCIA”, BY MACHADO DE ASSIS

Carlos Vinícius da Silva Figueiredo; Liliane Barros O. Delorenzi.

Palavras Chaves: Machado de Assis; paratexto; imprensa.

ENGENHARIA DIDÁTICA: UM PROJETO DE LEITURA COM FOCO NA FRUIÇÃO LITERÁRIA E NA VIVÊNCIA EMOCIONAL DO LEITOR

Luiz Antônio Ribeiro; Aurélio Vieira Kubo.

Palavras Chaves: engenharia didática, fruição literária, emoção

INCLUSÃO ESCOLAR NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLER EM FÁTIMA DO SUL – MS: contrapontos entre a teoria e a prática

Irene Silva Marques; Natacya Munarini Otero Caetano.

Palavras Chaves: Educação Especial, Deficiência, Inclusão

INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR COMO PRÁTICA LOCAL: IMPLICAÇÕES PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS

Cláudia Hilsdorf Rocha; Ruberval Franco Maciel.

Palavras Chaves: internacionalização como prática local; globalização; pedagogia da internacionalização.

LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS.

Mariana Jantsch de Souza.

Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.

LIBRAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS?

Fabíola Sucupira Ferreira Sell; Gabriele Cristine Rech.

Palavras Chaves: Libras. Ensino. Formação docente.

MULHERES INDÍGENAS EM FOCO: DISCURSOS E IDENTIDADES

Gláucia Cristina Ferreira; Vânia Maria Lescano Guerra; Willian Diego de Almeida.

Palavras Chaves: Mulheres Indígenas; Identidade; Ciberespaço

NOVAS FRONTEIRAS E DESAFIOS NA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Tânia Gastão Saliés; Tania Granja Shepherd.

Palavras Chaves: Desafios; Educação a Distância; Colaboração.

O HIPERTEXTO E OS GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS

Ângela Maria dos Santos; Nataniel Gomes dos Santos.

Palavras Chaves: gêneros textuais; leitura; escrita; hipertexto; textos.

RELATOS DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM LÍNGUA PORTUGUESA: DO MESMO LADO DA RUA, ENTRE O SABER E O SENTIR

Maria Nazareth Bezerrai; Antonio Carlos Santana de Souza.

Palavras Chaves: Escola Pública. Periferia. Estágio. Identidade.

RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUAS ORAIS PARA ALUNOS SURDOS

Felipe de Almeida Coura.

Palavras Chaves: Educação de surdos. Ensino de línguas. Políticas educacionais

SMARTPHONES E SUAS UTILIDADES USUAIS E EDUCACIONAIS

Luis Aurelio Casoni; Nara Maria Fiel de Quevedo Sgarbi; Solange Tieko Sakaguti.

Palavras Chaves: smartphones, comportamento, internet.

SOB O VÉU DO DISCURSO: EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELO USO DO HIJAB.

Fernanda Pereira; Kaoana Sopelsa.

Palavras Chaves: feminismo, análise do discurso francesa, hijab.

TEUTO-BRASILEIROS D[N]O ESTADO NOVO: IMAGENS E ESCRITAS DE SI

Mari Noeli Kiehl.

Palavras Chaves: Autoria; memória; representação.

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O CYBERBULLYING: MEMÓRIA E EXCLUSÃO SOCIAL

Suzana Klas; Vania Maria Lescano Guerra.

Palavras Chaves: Discurso, Tecnologia, Bullying, Linguagem.

RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO PENITENCIÁRIO: ENTRE O TRABALHADOR E O INTERNO

Evelyn Yamashita Biasi; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

Palavras Chaves: Análise do Discurso; Relação de poder; Espaço carcerário.

A LEI 11645/08 E OS SEUS DESDOBRAMENTOS PARA A QUESTÃO INDÍGENA NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Cintia Regia Rodrigues.

Palavras Chaves: Populações indígenas, Constituição de 1988, Lei 11.645/08

APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E PRÁTICA ESCOLAR: REPRESENTAÇÕES DE UMA PROFESSORA

Márcia Aparecida Silva.

Palavras Chaves: Aprendizagem de línguas, ensino híbrido, práticas escolares

DILMA ROUSSEFF ENTRE DUAS MULHERES PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA MULHER E DA SEXUALIDADE

Elizete de Souza Bernardes; Solange Christiane Gonzalez Barros.

Palavras Chaves: Dilma Rousseff; sexualidade; produção de textos

DISPUTAS PELO TERRITÓRIO E PODER: OS EFEITOS DE SENTIDO NO DISCURSO MIDIÁTICO

Marilza Nunes de Araújo Nascimento; Claudete Cameschi de Souza.

Palavras Chaves: Território, Poder, Resistência

DEMANDAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCRITOS DE ALUNOS DO 7º ANO DEMANDS OF LITERACY IN 7TH YEAR STUDENTS’ WRITING

Leyciane Lima Oliveira; Andréia Cristina Fidélis da Silva; Wagner Rodrigues Silva.

Palavras Chaves: Ensino de língua. Gênero textual. Alfabetização. Letramento.

LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS*

Mariana Jantsch de Souza.

Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.

LIVRO INFANTIL NA CATEGORIA CRIANÇA DA FNLIJ: design, ilustração e comunicação na primeira década de premiação.

Anália Adriana da Silva Ferreira; Márcia Tavares Silva.

Palavras Chaves: Design gráfico. Livro ilustrado. FNLIJ.

NOTÍCIAS ON-LINE: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS POR MEIO DAS ESCOLHAS DE TEMAS E FIGURAS

Wallison Tiago Rocha; Eliane Aparecida Miqueletti.

Palavras Chaves: Semiótica francesa. Notícias. Temas e figuras.

O USO DO DESENHO DE APRENDIZAGEM 7Cs E DA PLATAFORMA MOODLE NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Luís Eduardo Wexell-Machado.

Palavras Chaves: Desenho de Aprendizagem. Plataforma Moodle. PLE.

REFLEXÕES EM TORNO DA AUTONOMIA DOCENTE/DISCENTE EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soaresi; Denise Aparecida Brito Barreto.

Palavras Chaves: Ambientes virtuais de aprendizagem. Leitura e escrita. Autonomia.

ROTEIRO PARA ANÁLISE DE CURSO A DISTÂNCIA

Vânia de Moraes; Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi; Adriana Cintra de Carvalho Pinto.

Palavras Chaves: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Roteiro para análise. Educação a distância

UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O SUJEITO-ALUNO DE LÍNGUA ESPANHOLA: LÍNGUA (RE)NEGADA

Élida Cristina de Carvalho Castillho; Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento.

Palavras Chaves: Discurso; Processo Identitário; Língua Espanhola

UM OLHAR FOUCAULTIANO SOBRE A ESCRIT(UR)A DE SI: O PROFESSOR TERENA NA TELA DO BLOG

Ana Alice dos Passos Gargioni (PG-UFMS/REUNI); Vania Maria Lescano Guerra (UFMS/CNPq).

Palavras Chaves: identidade; blog; professores indígenas; escrita de si

RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS NA EDUCAÇÃO E NO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA DE LÍNGUAS ORAIS PARA ALUNOS SURDOS

Felipe de Almeida Coura.

Palavras Chaves: Educação de surdos. Ensino de línguas. Políticas educacionais

THE GIVING TREE: LITERATURA INFANTIL NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS

Alessandra Dutra; Jéssica Bell’Aver; Marilu Martens Oliveira; Maurício Cesar Menon.

Palavras Chaves: Língua Inglesa. Sequência Didática. Literatura Infantil. Séries Iniciais.

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA: INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosangela Maria de Almeida Netzel; Marilu Martens Oliveira.

Palavras Chaves: Interdisciplinaridade; Literatura; Sequência Básica.

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO “SER LEITOR” NAS “DICAS DE LEITURA” DO BLOG DO GALENO

Rafael Ribeiro dos Santos Borges; Luzmara Curcino.

Palavras Chaves: Leitura. Análise do Discurso. História Cultural do livro e da leitura.

unigran_logo

Centro Universitário da Grande Dourados

Fone: (67) 3411-4141

Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

CNPJ: 03.361.110/0001-77

Todos os direitos reservados

Estude na Unigran

ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
REDES SOCIAIS

UNIGRAN PRESENCIAL

REDES SOCIAIS

UNIGRAN EAD

EMECSelo IES