UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 6 - 25

    ABR/SET (2017)


    LEITURA: TEORIA E MÉTODO NA PRODUÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO

    Maria Lucia Loureiro Paulista.

    Palavras Chaves: Análise do discurso. Condições de produção. Leitura. Método

    O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA SOB UMA PERSPECTIVA PLURILÍNGUE: POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

    Ricardo Luiz Teixeira de Almeida; Flávia Matias Silva.

    Palavras Chaves: Política linguística, Língua inglesa, Educação plurilíngue.

    ABRIL INTERDISCIPLINAR: AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS COM A LINGUAGEM NO IFAM

    Judson Medeiros Alves; Robson Fonseca Simões.

    Palavras Chaves: Práticas pedagógicas; Linguagem; Educação.

    PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA SÓCIO-HISTÓRIA

    Tairiny Wolski.

    Palavras Chaves:

    A ORALIZAÇÃO DO CONTO JAPONÊS MUKASHI BANASHI COMO FERRAMENTA PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA JAPONESA

    Maria da Glória Magalhães dos Reis; Kimiko Uchigasaki Pinheiro.

    Palavras Chaves: Jogo dramático. Gênero narrativo. Mukashi banashi

    ADAPTAÇÕES DO ESPANHOL PARA O PORTUGUÊS COM O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

    Gracyella Gonzaga Arantes; Nataniel dos Santos Gomes.

    Palavras Chaves: Tradução – Histórias em Quadrinhos – Recurso Pedagógico – Língua Estrangeira

    LÍNGUA ESPANHOLA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES

    Flávia Karolina Lima-Duarte; Sérgio Ifa.

    Palavras Chaves: Letramento crítico, Língua Espanhola, Ensino Médio

    A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

    Renata Aparecida Ianesko; Odete Burgeile.

    Palavras Chaves: Crenças. Língua Adicional. Motivação. Português.

    A INTERNACIONALIZAÇÃO DA LÍNGUA E CULTURA BRASILEIRAS EM CENTROS CULTURAIS LOCALIZADOS NA AMÉRICA DO SUL

    Leilane Morais Oliveira.

    Palavras Chaves: políticas linguísticas; planejamentos linguísticos; internacionalização.

    ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DA LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES DE UMA ESCOLA INCLUSIVA

    Michelle Nave Valadão; Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves.

    Palavras Chaves: Libras; Ensino e aprendizagem de línguas; Pluralidade linguística e cultural.

    AGENTES DA APRENDIZAGEM RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

    Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra; Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro; Andréia Mello Rangel.

    Palavras Chaves: Ensino de língua portuguesa. Prática reflexiva. Formação docente continuada.

    ANÁLISE DO DISCURSO: A CAMINHADA DE PÊCHEUX, E CONCEITOS BASILARES DA TEORIA.

    Valter Souza da Silva; Marlon Leal Rodrigues.

    Palavras Chaves: Análise do discurso. Conceitos. Teoria

    AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PELO SURDO

    Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros; Jéssica Rabelo Nascimento; Jessica Patrícia de Oliveira Borges.

    Palavras Chaves:

    CASA FAMILIAR RURAL: UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA À ALUNOS DO MEIO RURAL

    Jaciele Hosda; Gustavo Biasoli Alves.

    Palavras Chaves: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; CASA FAMILIAR RURAL; JOVENS

    GÍRIAS NOS QUADRINHOS: ADAPTAÇÕES DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS

    Gracyella Gonzaga Arantes; Nataniel dos Santos Gomes.

    Palavras Chaves: Tradução – gírias – Histórias em Quadrinhos

    NARRATIVA E SILÊNCIO INDÍGENA NAS CANÇÕES DE RAP DO BRÔ MC’S

    Lucinéia Ramos.

    Palavras Chaves: Guarani kaiowá, BRÔ MC’s, Koangaguá

    FRONTEIRA(S) PARAGUAI/BRASIL: narrativas sobre (de)colonialidade, culturas, línguas e identidades

    Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros.

    Palavras Chaves: fronteiras; (de)colonialidade; hibridismo.

    O MULTICULTURALISMO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL

    Maria Gabriela Silva Pileggi.

    Palavras Chaves: multiculturalismo, ensino de línguas, português como língua adicional.

    PARA QUE A LÍNGUA DEIXE DE SER UMA FRONTEIRA PARA OS REFUGIADOS: PROPOSTAS DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MIGRAÇÕES E REFÚGIO

    Débora Luciene Porto Boenavides.

    Palavras Chaves: COMIGRAR; políticas linguísticas brasileiras; refugiados.

    LETRAMENTO CRÍTICO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, CURRÍCULO E DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REFERENCIAM O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Eliana Aparecida Prado Verneque Soares.

    Palavras Chaves: Políticas linguísticas; Letramento crítico e os documentos oficiais; Currículo de línguas estrangeiras;

    POR UMA CONCEPÇÃO DE ESCRITA PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: A PESQUISA-AÇÃO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Sibely Oliveira Silva.

    Palavras Chaves: Produção escrita.Gêneros do discurso.Letramento

    PRÁTICAS DOCENTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: TRÊS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

    Maria Sílvia Cintra Martins; Natália Freire Bellentani; Gláucia Regina Gomes Carvalho; Poliana Bruno Zuin.

    Palavras Chaves: Letramento; interdisciplinar; extensão.

    PRÁTICAS VOLTADAS À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NOS ENTRECRUZAMENTOS CULTURAIS

    Mikaela Disperati Santos Soares; Lilia Odete Nantes de Oliveira; Saulo França Brum; France Ricardo Marques Gonzaga.

    Palavras Chaves: Gestão escolar democrática; Coordenador; Escola.

    UM HISTÓRICO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA SURDOS SINALIZANTES: DA LEI DE LIBRAS AO MOVIMENTO EM PROL DA ESCOLA BILÍNGUE

    Andreza Nora.

    Palavras Chaves: políticas linguísticas; Língua Brasileira de Sinais; surdez

    PATRIMÔNIO, LÍNGUA E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS E SABERES

    Laura Janaina Dias Amato; Andrea Yulli Ruiz.

    Palavras Chaves: patrimônio cultural, aprendizagem intercultural, prática docente.

    LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS*

    Mariana Jantsch de Souza.

    Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.

    A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL: OLHARES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

    Joe Graeff Filho; Arlinda Cantero Dorsa; Leandro Henrique Araújo.

    Palavras Chaves: Redução da maioridade penal. Analise critica do discurso. Estratégias discursivas

    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES