
Sumário
Volume 6 - Nº 25
ABR/SET (2017)
• LEITURA: TEORIA E MÉTODO NA PRODUÇÃO DO DISCURSO CIENTÍFICO
Maria Lucia Loureiro Paulista.
Palavras Chaves: Análise do discurso. Condições de produção. Leitura. Método
Ricardo Luiz Teixeira de Almeida; Flávia Matias Silva.
Palavras Chaves: Política linguística, Língua inglesa, Educação plurilíngue.
Maria Perpétua dos Reis.
Palavras Chaves:
Maurício Silva.
Palavras Chaves:
• ABRIL INTERDISCIPLINAR: AÇÕES PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS COM A LINGUAGEM NO IFAM
Judson Medeiros Alves; Robson Fonseca Simões.
Palavras Chaves: Práticas pedagógicas; Linguagem; Educação.
Maria da Glória Magalhães dos Reis; Kimiko Uchigasaki Pinheiro.
Palavras Chaves: Jogo dramático. Gênero narrativo. Mukashi banashi
Gracyella Gonzaga Arantes; Nataniel dos Santos Gomes.
Palavras Chaves: Tradução – Histórias em Quadrinhos – Recurso Pedagógico – Língua Estrangeira
• LÍNGUA ESPANHOLA E LETRAMENTO CRÍTICO: EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES
Flávia Karolina Lima-Duarte; Sérgio Ifa.
Palavras Chaves: Letramento crítico, Língua Espanhola, Ensino Médio
• A APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Renata Aparecida Ianesko; Odete Burgeile.
Palavras Chaves: Crenças. Língua Adicional. Motivação. Português.
Leilane Morais Oliveira.
Palavras Chaves: políticas linguísticas; planejamentos linguísticos; internacionalização.
• ABORDAGEM INTERCULTURAL NO ENSINO DA LIBRAS PARA ESTUDANTES OUVINTES DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Michelle Nave Valadão; Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves.
Palavras Chaves: Libras; Ensino e aprendizagem de línguas; Pluralidade linguística e cultural.
• AGENTES DA APRENDIZAGEM RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.
Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra; Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro; Andréia Mello Rangel.
Palavras Chaves: Ensino de língua portuguesa. Prática reflexiva. Formação docente continuada.
• ANÁLISE DO DISCURSO: A CAMINHADA DE PÊCHEUX, E CONCEITOS BASILARES DA TEORIA.
Valter Souza da Silva; Marlon Leal Rodrigues.
Palavras Chaves: Análise do discurso. Conceitos. Teoria
• AQUISIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA PELO SURDO
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros; Jéssica Rabelo Nascimento; Jessica Patrícia de Oliveira Borges.
Palavras Chaves:
• CASA FAMILIAR RURAL: UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA À ALUNOS DO MEIO RURAL
Jaciele Hosda; Gustavo Biasoli Alves.
Palavras Chaves: EDUCAÇÃO DIFERENCIADA; CASA FAMILIAR RURAL; JOVENS
• GÍRIAS NOS QUADRINHOS: ADAPTAÇÕES DO INGLÊS PARA O PORTUGUÊS
Gracyella Gonzaga Arantes; Nataniel dos Santos Gomes.
Palavras Chaves: Tradução – gírias – Histórias em Quadrinhos
• NARRATIVA E SILÊNCIO INDÍGENA NAS CANÇÕES DE RAP DO BRÔ MC’S
Lucinéia Ramos.
Palavras Chaves: Guarani kaiowá, BRÔ MC’s, Koangaguá
• FRONTEIRA(S) PARAGUAI/BRASIL: narrativas sobre (de)colonialidade, culturas, línguas e identidades
Adriana Lúcia de Escobar Chaves de Barros.
Palavras Chaves: fronteiras; (de)colonialidade; hibridismo.
Fábio Luiz Villani.
Palavras Chaves: Língua Inglesa; Formação de professores; Ensino e aprendizagem
• O MULTICULTURALISMO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Maria Gabriela Silva Pileggi.
Palavras Chaves: multiculturalismo, ensino de línguas, português como língua adicional.
Débora Luciene Porto Boenavides.
Palavras Chaves: COMIGRAR; políticas linguísticas brasileiras; refugiados.
Eliana Aparecida Prado Verneque Soares.
Palavras Chaves: Políticas linguísticas; Letramento crítico e os documentos oficiais; Currículo de línguas estrangeiras;
Sibely Oliveira Silva.
Palavras Chaves: Produção escrita.Gêneros do discurso.Letramento
• PRÁTICAS DOCENTES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: TRÊS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Maria Sílvia Cintra Martins; Natália Freire Bellentani; Gláucia Regina Gomes Carvalho; Poliana Bruno Zuin.
Palavras Chaves: Letramento; interdisciplinar; extensão.
• PRÁTICAS VOLTADAS À GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NOS ENTRECRUZAMENTOS CULTURAIS
Mikaela Disperati Santos Soares; Lilia Odete Nantes de Oliveira; Saulo França Brum; France Ricardo Marques Gonzaga.
Palavras Chaves: Gestão escolar democrática; Coordenador; Escola.
Andreza Nora.
Palavras Chaves: políticas linguísticas; Língua Brasileira de Sinais; surdez
• PATRIMÔNIO, LÍNGUA E INTERCULTURALIDADE NA ESCOLA PÚBLICA: PRÁTICAS E SABERES
Laura Janaina Dias Amato; Andrea Yulli Ruiz.
Palavras Chaves: patrimônio cultural, aprendizagem intercultural, prática docente.
• LIBERDADE E IGUALDADE: UMA ANÁLISE ACERCA DA DISCURSIVIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS*
Mariana Jantsch de Souza.
Palavras Chaves: Liberdade e Igualdade. Democracia. Eleições presidenciais 2014. Análise de Discurso.
• A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL: OLHARES DA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Joe Graeff Filho; Arlinda Cantero Dorsa; Leandro Henrique Araújo.
Palavras Chaves: Redução da maioridade penal. Analise critica do discurso. Estratégias discursivas
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

