
Sumário
Volume 7 - Nº 27
ABR/SET (2017)
Simone Dainhana Rodrigues Zanata; Natacya Munarini Otero Caetano.
Palavras Chaves: Educação Inclusiva, Autismo, Ação Pedagógica
• MULTI/INTERCULTURALIDADE E ESCOLA: CONSTRUÇÃO/DESCONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DIVERSAS
Lilia Odete Nantes Oliveira; Julyana Moreira da Silva; Nara Maria F. Q. Sgarbi.
Palavras Chaves: identidade, fronteira, multi/interculturalidade
• “CONTROLAR SUA LÍNGUA”: A VIOLÊNCIA COMO DISPOSITIVO DE PODER A PARTIR DA ESCRITA DE GLORIA ANZALDÚA
João Paulo Machado Tinoco; Vania Maria Lescano Guerra.
Palavras Chaves: Análise do Discurso; Violência; Borderlands/La frontera.
• A BELEZA DOS COSMÉTICOS – CÂNHAMO
Cristiane Helena Parré Gonçalves.
Palavras Chaves: Cannabis - Discurso - Indústria cosmética
• A EDUCAÇÃO DE SURDOS E OS DESAFIOS METODOLÓGICOS PARA UM ENSINO BILÍNGUE
Leidiani da Silva Reis; Tânia Aparecida Martins.
Palavras Chaves: Formação docente; inclusão do aluno surdo; currículo.
Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho; Ana Maria de Fátima Leme Tarini.
Palavras Chaves: Assédio; Análise do Discurso; Violência.
• EDUCAÇÃO INFANTIL: METODOLOGIAS DE ENSINO SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICA E CULTURAL
Cristiane Pereira Peres; Gloria Ramona Gomes Aguero.
Palavras Chaves: Metodologias de Ensino. Educação. Diversidade étnica e cultural.
Sueli Paiva dos Santos; Luana Alves Luterman.
Palavras Chaves:
• OS RELATOS DE VIOLÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO BABILÔNIA 2000
Rafael de Almeida Moreira; Cilene Margarete Pereira.
Palavras Chaves: cinema documentário, Eduardo Coutinho, violência.
• QUANDO O ARQUIVO FALA: JOSÉ PEREIRA LINS, LEITURA ENTRE (AUTO)BIOGRAFIA E OBRA
Luciano Primo da Silva; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos.
Palavras Chaves: José Pereira Lins. Arquivo. Literatura Comparada.
• QUANDO O HORROR É REAL – A REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA NOVELA O OUTRO LADO DO PARAÍSO
Luana Magalhães Siqueira; Rosângela Fachel de Medeiros.
Palavras Chaves: Violência contra mulher; Telenovela; O outro lado do paraíso.
Maria Gabriela Pileggi.
Palavras Chaves: refugiados, português língua de acolhimento, ensino de línguas, português como língua adicional.
Éderson Luís Silveira.
Palavras Chaves: Discurso. Abuso sexual. Violência.
• MÉTODO DIRETO & GRAMÁTICA INTUITIVA EM SALA DE AULA.
Perequê Vieira Pinto; Inês Velter Marquesi.
Palavras Chaves: método direto, gramática intuitiva, língua portuguesa.
• CONCEPÇÃO JURÍDICA E SÓCIO HISTÓRICA DE ADOLESCENTES E JOVENS NOS DISCURSOS MIDIÁTICOS
Elizabete Velter Borges.
Palavras Chaves: juventude – impressos – discurso.
• CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS URBANAS QUE ATENDEM ALUNOS INDÍGENAS
Marta Coelho Castro Troquez; Rosiléia Ferreira Rocha; Denise Ferreira Rocha Minhos.
Palavras Chaves: Educação escolar indígena. Lei nº 11.645, de 2008. Educação diferenciada
• PROCESSO HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: DO TUPI AO PORTUGUÊS ATUAL
Marisa Luna Kitzig; Sônia Filiú Albuquerque Lima.
Palavras Chaves: Línguas indígenas. Preconceito linguístico. Português
• A VISÃO DISCIPLINAR NO ESCOLA SEM PARTIDO
Jonas Pereira Lima.
Palavras Chaves: Escola sem partido; tradição disciplinar; fragmentação.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

