UNIGRAN

INSTITUCIONAL

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS LIVRES

PLATAFORMAS

Revista Transdisciplinar de Letras, Educação e Cultura da Unigran - Interletras

ISSN Nº 1807-1597

Revista Transdisciplinar de Letras

Educação e Cultura da UNIGRAN

Sumário

Volume 8 - 31

ABRIL/SETEMBRO (2020)

A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO TRABALHO PROFESSORAL: UM ESTUDO SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA ENSINADA

Milena Mamedio Soares de Castro; Renan Cerqueira Souza; Thiago de Souza Bobeda; Adriana Aparecida Pinto.

Palavras Chaves: Ensino de História; Livro didático; Projeto Araribá.

10.29327/214648.8.31-3

OS MEMES DE “BELA, RECATADA E DO LAR”: UMA PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA

Patrícia Damasceno Fernandes.

Palavras Chaves: Memes, Papéis femininos, Prática social.

10.29327/214648.8.31-15

A ESCOLA TÉCNICA DO COMÉRCIO DE CUIABÁ – MT (1945) THE TECHNICAL TRADE SCHOOL OF CUIABA - MT (1945)

Elizabeth Figueiredo de Sá; Giselle Estevam Chiozini Corrêa; Thalita Pavani Vargas de Castro.

Palavras Chaves:

10.29327/214648.8.31-2

CIBERFEMINISMO: EFEITOS DO DISCURSO FEMINISTA A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA DIGITAL

Bianca Carolline Oconoski Zarpellon; Kátia Alexsandra dos Santos.

Palavras Chaves: Feminismo; Ciberativismo; Análise do Discurso.

10.29327/214648.8.31-4

HASHTAGS E TRENDING TOPICS: A LUTA PELO(S) SENTIDO(S) NOS ESPAÇOS ENUNCIATIVOS INFORMATIZADOS

Juliana da Silveira.

Palavras Chaves: Materialidade Digital. Sujeitos ordinários. #MariellePresente.

10.29327/214648.8.31-9

DESAFIOS DO MAGISTÉRIO RURAL NO MUNICÍPIO DE COLORADO DO OESTE - RO

Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Josemir Almeida Barros; Andressa Lima da Silva; Juliana Cândido Matias.

Palavras Chaves: Magistério rural. Políticas Públicas. Escola rural.

10.29327/214648.8.31-5

DISCURSOS ESTABILIZADOS E DESLEGITIMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM COMENTÁRIOS DO TWITTER

Ana Beatriz Silva Brandão de Souza; Elaine de Moraes Santos; Monalisa Iris Quintana.

Palavras Chaves: Povos Indígenas. Discurso de ódio. Twitter

10.29327/214648.8.31-6

DO QUARTO DE DESPEJO AO DIÁRIO ÍNTIMO: O CASO CAROLINA MARIA DE JESUS

Débora Daiana Nogueira da Costa; Rony Márcio Cardoso Ferreira.

Palavras Chaves: diário íntimo; espaço biográfico; Carolina Maria de Jesus.

10.29327/214648.8.31-7

ESCOLA INDÍGENA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA: HISTÓRIA, ENSINO E CULTURA

Andreia Antonia Alcantara; Cristiane Pereira Peres; Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.

Palavras Chaves: História da Educação. Escola Indígena. Práticas Diferenciadas.

10.29327/214648.8.31-8

HETEROGENEIDADE MOSTRADA E TEXTO IMAGÉTICO: A CARACTERIZAÇÃO DO ANALFABETO EM REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL

Aline Almeida Inhoti; Jefferson Campos.

Palavras Chaves: Linguística Textual. Discurso Direto e Indireto. Telejornalismo

10.29327/214648.8.31-10

INVENTÁRIO DE RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO ESCOLAR: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO MARISTA DE SENHOR DO BONFIM (1944-1954)

Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros; Virgínia Pereira da Silva de Ávila.

Palavras Chaves: Relatórios de inspeção escolar. Preservação. Memória. História da Educação.

10.29327/214648.8.31-11

O PLURILINGUISMO E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PORTO MURTINHO/MS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Rosa Anastácio; Patrícia Graciela da Rocha.

Palavras Chaves: Plurilinguismo. Variação Linguística. Preconceito Linguístico. Educação Básica. Porto Murtinho.

10.29327/214648.8.31-12

O SUJEITO POLÍTICO FEMININO NAS ELEIÇÕES DE 2018: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

Talita Ribeiro Martins; Amanda da Silva Duarte.

Palavras Chaves: Discurso machista; Facebook; Sujeito político-feminino.

10.29327/214648.8.31-13

O USO DA LITERATURA COMO ELEMENTO PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ADOECIMENTO E MORTE: UM ESTUDO DE A MORTE DE IVAN ILITCH

Márcia Maria de Medeiros; Luiz Alberto Ruiz da Silva; Aline Nunes Menezes; Mariane da Silva Costa.

Palavras Chaves: Estado Terminal. Doença Grave. Humanização da Assistência. Medicina na Literatura.

10.29327/214648.8.31-14

PESQUISAS EM EDUCAÇÃO RURAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA BASE DE DADOS DA CAPES (2010-2017)

Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.

Palavras Chaves: Educação Rural. Estado do Conhecimento. Plataforma. Capes

10.29327/214648.8.31-16

POR UMA AUTOETNOGRAFIA/AUTOCRÍTICA REFLEXIVA

Nara Hiroko Takaki.

Palavras Chaves: Autoetnografia. Autocrítica. Letramentos Críticos e Reflexivos

10.29327/214648.8.31-17

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO: MUNDO DIGITAL E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS NO CENARIO ESCOLAR

Iêda Maria Debona Soldatelli.

Palavras Chaves: práticas escolares; tecnologias aplicadas ao ensino; Ensino Médio.

10.29327/214648.8.31-18

UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DOMINICANA-ANASTASIANA: O LEGADO EDUCACIONAL DO COLÉGIO SANT’ANNA DE GOIÁS

César Evangelista Fernandes Bressanin; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida.

Palavras Chaves: Sant'Anna School, Dominican-Anastasian Education, Educational Practices.

10.29327/214648.8.31-20

unigran_logo

Centro Universitário da Grande Dourados

Fone: (67) 3411-4141

Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

CNPJ: 03.361.110/0001-77

Todos os direitos reservados

Estude na Unigran

ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
REDES SOCIAIS

UNIGRAN PRESENCIAL

REDES SOCIAIS

UNIGRAN EAD

EMECSelo IES