
Sumário
Volume 8 - Nº 31
ABRIL/SETEMBRO (2020)
Milena Mamedio Soares de Castro; Renan Cerqueira Souza; Thiago de Souza Bobeda; Adriana Aparecida Pinto.
Palavras Chaves: Ensino de História; Livro didático; Projeto Araribá.
• OS MEMES DE “BELA, RECATADA E DO LAR”: UMA PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA
Patrícia Damasceno Fernandes.
Palavras Chaves: Memes, Papéis femininos, Prática social.
Lucídia Balbuena Vareiro; Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro.
Palavras Chaves:
• A ESCOLA TÉCNICA DO COMÉRCIO DE CUIABÁ – MT (1945) THE TECHNICAL TRADE SCHOOL OF CUIABA - MT (1945)
Elizabeth Figueiredo de Sá; Giselle Estevam Chiozini Corrêa; Thalita Pavani Vargas de Castro.
Palavras Chaves:
• CIBERFEMINISMO: EFEITOS DO DISCURSO FEMINISTA A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA DIGITAL
Bianca Carolline Oconoski Zarpellon; Kátia Alexsandra dos Santos.
Palavras Chaves: Feminismo; Ciberativismo; Análise do Discurso.
• HASHTAGS E TRENDING TOPICS: A LUTA PELO(S) SENTIDO(S) NOS ESPAÇOS ENUNCIATIVOS INFORMATIZADOS
Juliana da Silveira.
Palavras Chaves: Materialidade Digital. Sujeitos ordinários. #MariellePresente.
• DESAFIOS DO MAGISTÉRIO RURAL NO MUNICÍPIO DE COLORADO DO OESTE - RO
Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Josemir Almeida Barros; Andressa Lima da Silva; Juliana Cândido Matias.
Palavras Chaves: Magistério rural. Políticas Públicas. Escola rural.
• DISCURSOS ESTABILIZADOS E DESLEGITIMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM COMENTÁRIOS DO TWITTER
Ana Beatriz Silva Brandão de Souza; Elaine de Moraes Santos; Monalisa Iris Quintana.
Palavras Chaves: Povos Indígenas. Discurso de ódio. Twitter
• DO QUARTO DE DESPEJO AO DIÁRIO ÍNTIMO: O CASO CAROLINA MARIA DE JESUS
Débora Daiana Nogueira da Costa; Rony Márcio Cardoso Ferreira.
Palavras Chaves: diário íntimo; espaço biográfico; Carolina Maria de Jesus.
• ESCOLA INDÍGENA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA: HISTÓRIA, ENSINO E CULTURA
Andreia Antonia Alcantara; Cristiane Pereira Peres; Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.
Palavras Chaves: História da Educação. Escola Indígena. Práticas Diferenciadas.
Aline Almeida Inhoti; Jefferson Campos.
Palavras Chaves: Linguística Textual. Discurso Direto e Indireto. Telejornalismo
Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros; Virgínia Pereira da Silva de Ávila.
Palavras Chaves: Relatórios de inspeção escolar. Preservação. Memória. História da Educação.
Rosa Anastácio; Patrícia Graciela da Rocha.
Palavras Chaves: Plurilinguismo. Variação Linguística. Preconceito Linguístico. Educação Básica. Porto Murtinho.
• O SUJEITO POLÍTICO FEMININO NAS ELEIÇÕES DE 2018: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK
Talita Ribeiro Martins; Amanda da Silva Duarte.
Palavras Chaves: Discurso machista; Facebook; Sujeito político-feminino.
Márcia Maria de Medeiros; Luiz Alberto Ruiz da Silva; Aline Nunes Menezes; Mariane da Silva Costa.
Palavras Chaves: Estado Terminal. Doença Grave. Humanização da Assistência. Medicina na Literatura.
Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.
Palavras Chaves: Educação Rural. Estado do Conhecimento. Plataforma. Capes
• POR UMA AUTOETNOGRAFIA/AUTOCRÍTICA REFLEXIVA
Nara Hiroko Takaki.
Palavras Chaves: Autoetnografia. Autocrítica. Letramentos Críticos e Reflexivos
Iêda Maria Debona Soldatelli.
Palavras Chaves: práticas escolares; tecnologias aplicadas ao ensino; Ensino Médio.
Luciano Eurípedes Morais.
Palavras Chaves: Escolas Rurais. População. Uberlândia.
• UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DOMINICANA-ANASTASIANA: O LEGADO EDUCACIONAL DO COLÉGIO SANT’ANNA DE GOIÁS
César Evangelista Fernandes Bressanin; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida.
Palavras Chaves: Sant'Anna School, Dominican-Anastasian Education, Educational Practices.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

