UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Interletras

    ISSN Nº 1807-1597

    Revista Transdisciplinar de Letras

    Educação e Cultura da UNIGRAN








    Sumário
    Volume 8 - 31

    ABRIL/SETEMBRO (2020)


    A INSTRUMENTALIZAÇÃO DO TRABALHO PROFESSORAL: UM ESTUDO SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA ENSINADA

    Milena Mamedio Soares de Castro; Renan Cerqueira Souza; Thiago de Souza Bobeda; Adriana Aparecida Pinto.

    Palavras Chaves: Ensino de História; Livro didático; Projeto Araribá.

    10.29327/214648.8.31-3
    OS MEMES DE “BELA, RECATADA E DO LAR”: UMA PRÁTICA SOCIAL DE RESISTÊNCIA

    Patrícia Damasceno Fernandes.

    Palavras Chaves: Memes, Papéis femininos, Prática social.

    10.29327/214648.8.31-15
    A ESCOLA TÉCNICA DO COMÉRCIO DE CUIABÁ – MT (1945) THE TECHNICAL TRADE SCHOOL OF CUIABA - MT (1945)

    Elizabeth Figueiredo de Sá; Giselle Estevam Chiozini Corrêa; Thalita Pavani Vargas de Castro.

    Palavras Chaves:

    10.29327/214648.8.31-2
    CIBERFEMINISMO: EFEITOS DO DISCURSO FEMINISTA A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA DIGITAL

    Bianca Carolline Oconoski Zarpellon; Kátia Alexsandra dos Santos.

    Palavras Chaves: Feminismo; Ciberativismo; Análise do Discurso.

    10.29327/214648.8.31-4
    HASHTAGS E TRENDING TOPICS: A LUTA PELO(S) SENTIDO(S) NOS ESPAÇOS ENUNCIATIVOS INFORMATIZADOS

    Juliana da Silveira.

    Palavras Chaves: Materialidade Digital. Sujeitos ordinários. #MariellePresente.

    10.29327/214648.8.31-9
    DESAFIOS DO MAGISTÉRIO RURAL NO MUNICÍPIO DE COLORADO DO OESTE - RO

    Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Josemir Almeida Barros; Andressa Lima da Silva; Juliana Cândido Matias.

    Palavras Chaves: Magistério rural. Políticas Públicas. Escola rural.

    10.29327/214648.8.31-5
    DISCURSOS ESTABILIZADOS E DESLEGITIMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS EM COMENTÁRIOS DO TWITTER

    Ana Beatriz Silva Brandão de Souza; Elaine de Moraes Santos; Monalisa Iris Quintana.

    Palavras Chaves: Povos Indígenas. Discurso de ódio. Twitter

    10.29327/214648.8.31-6
    DO QUARTO DE DESPEJO AO DIÁRIO ÍNTIMO: O CASO CAROLINA MARIA DE JESUS

    Débora Daiana Nogueira da Costa; Rony Márcio Cardoso Ferreira.

    Palavras Chaves: diário íntimo; espaço biográfico; Carolina Maria de Jesus.

    10.29327/214648.8.31-7
    ESCOLA INDÍGENA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR DIFERENCIADA: HISTÓRIA, ENSINO E CULTURA

    Andreia Antonia Alcantara; Cristiane Pereira Peres; Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.

    Palavras Chaves: História da Educação. Escola Indígena. Práticas Diferenciadas.

    10.29327/214648.8.31-8
    HETEROGENEIDADE MOSTRADA E TEXTO IMAGÉTICO: A CARACTERIZAÇÃO DO ANALFABETO EM REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL

    Aline Almeida Inhoti; Jefferson Campos.

    Palavras Chaves: Linguística Textual. Discurso Direto e Indireto. Telejornalismo

    10.29327/214648.8.31-10
    INVENTÁRIO DE RELATÓRIOS DE INSPEÇÃO ESCOLAR: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO MARISTA DE SENHOR DO BONFIM (1944-1954)

    Dulcineia Cândida Cardoso de Medeiros; Virgínia Pereira da Silva de Ávila.

    Palavras Chaves: Relatórios de inspeção escolar. Preservação. Memória. História da Educação.

    10.29327/214648.8.31-11
    O PLURILINGUISMO E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM PORTO MURTINHO/MS: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Rosa Anastácio; Patrícia Graciela da Rocha.

    Palavras Chaves: Plurilinguismo. Variação Linguística. Preconceito Linguístico. Educação Básica. Porto Murtinho.

    10.29327/214648.8.31-12
    O SUJEITO POLÍTICO FEMININO NAS ELEIÇÕES DE 2018: UMA ANÁLISE DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

    Talita Ribeiro Martins; Amanda da Silva Duarte.

    Palavras Chaves: Discurso machista; Facebook; Sujeito político-feminino.

    10.29327/214648.8.31-13
    O USO DA LITERATURA COMO ELEMENTO PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE ADOECIMENTO E MORTE: UM ESTUDO DE A MORTE DE IVAN ILITCH

    Márcia Maria de Medeiros; Luiz Alberto Ruiz da Silva; Aline Nunes Menezes; Mariane da Silva Costa.

    Palavras Chaves: Estado Terminal. Doença Grave. Humanização da Assistência. Medicina na Literatura.

    10.29327/214648.8.31-14
    PESQUISAS EM EDUCAÇÃO RURAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA BASE DE DADOS DA CAPES (2010-2017)

    Claudiani Ferreira da Cunha Rodelini.

    Palavras Chaves: Educação Rural. Estado do Conhecimento. Plataforma. Capes

    10.29327/214648.8.31-16
    POR UMA AUTOETNOGRAFIA/AUTOCRÍTICA REFLEXIVA

    Nara Hiroko Takaki.

    Palavras Chaves: Autoetnografia. Autocrítica. Letramentos Críticos e Reflexivos

    10.29327/214648.8.31-17
    PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO DO ENSINO MÉDIO: MUNDO DIGITAL E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS NO CENARIO ESCOLAR

    Iêda Maria Debona Soldatelli.

    Palavras Chaves: práticas escolares; tecnologias aplicadas ao ensino; Ensino Médio.

    10.29327/214648.8.31-18
    UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR DOMINICANA-ANASTASIANA: O LEGADO EDUCACIONAL DO COLÉGIO SANT’ANNA DE GOIÁS

    César Evangelista Fernandes Bressanin; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida.

    Palavras Chaves: Sant'Anna School, Dominican-Anastasian Education, Educational Practices.

    10.29327/214648.8.31-20
    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES