Ministério da Saúde disponibiliza aplicativo com informações sobre coronavírus

Ferramenta está disponível para download gratuitamente

O Ministério da Saúde desenvolveu uma plataforma digital que reúne informações oficiais e orientações sobre o covid-19, o novo coronavírus. O aplicativo traz orientações sobre os sintomas e indica quando é necessário ir a hospitais, além de indicar qual a unidade de saúde mais próximo.

Denominado “Coronavírus-SUS”, a ferramenta é gratuita e está disponível para download em celulares com sistema operacional Android e IOS (Iphone). O app busca “conscientizar” a população sobre o covid-19, trazendo informações sobre os sintomas, prevenção e o que fazer em caso de suspeita e infecção.

Ao iniciar a navegação no aplicativo, o usuário pode fazer um autoexame respondendo ao formulário "Como está sua saúde nesse momento". Se o exame identificar possível infecção, o usuário é orientado a seguir as medidas de prevenção e a procurar uma unidade de saúde.

Alguns tópicos importantes como os sintomas da doença, o que são os coronavírus, as formas de transmissão e prevenção, quem deve usar máscaras, como é feito o diagnóstico e informações para pessoas que vão viajar, também são apresentados no aplicativo.

Também é possível encontrar no app uma sessão de notícias oficiais do Ministério da Saúde e um link para os canais de comunicação. Os canais www.saude.gov.br/fakenews, WhatsApp (61) 99289-4640 e Disque Saúde 136 estão disponíveis para a confirmação de veracidade de notícias e imagens que circulam na rede.