PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
Postado em 30/07/2025
Você já parou para pensar o quanto é influenciado pelo que vê? Apesar de estarem presentes em tudo que nos cercam - paredes, roupas, casas, ruas - muitas vezes, não percebemos que as cores têm uma importância que vão além da estética. Áreas de estudo como arquitetura, moda, psicologia e publicidade utilizam a psicologia das cores para comunicar ideias, formar impressões e influenciar pensamentos e decisões.
Isso porque, as cores influenciam percepções visuais. Transmitindo sensações e sentimentos, que fazem com que você tome decisões de compra, mesmo que inconscientemente.
Você não quer que esse assunto passe em branco, não é mesmo? Portanto, neste artigo, mostraremos de que forma você é influenciado pelo que vê. Confira a seguir.
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores nada mais é que um estudo que determina de que modo o seu cérebro recebe e processa as informações que são captadas visualmente. Além disso, ajuda a entender de que forma o cérebro identifica as cores e as converte em sensações. Uma vez que, essa teoria indica que os tons utilizados atuam como uma poderosa ferramenta de persuasão e que afetam a escolha ou rejeição de um produto ou objeto.
Sendo assim, você é influenciado pelo que vê o todo tempo. No âmbito pessoal, as cores das roupas que alguém veste, por exemplo, podem influenciar na primeira impressão e idealização da personalidade dela.
Como as cores permitem você ser influenciado pelo que vê?
Se você parar para pensar, as cores sempre estiveram presentes na sua vida. Na pré-escola, quando você deu seus primeiros passos na vida acadêmica, a cada trabalho precisava escolher a cor adequada para pintar o cabelo da sua mãe, as árvores ou o seu bichinho preferido.
Sabe-se que os hemisférios do cérebro trabalham juntos, de maneira paralela. Eles processam e compartilham informações entre si de forma instantânea. Isso permite que você avalie situações, sons, imagens e cores para então agir. Por meio das cores, você é influenciado pelo que vê e sente diferentes efeitos, que vão da segurança ao impulso, passando pela sorte, confiança, alegria, entre outros.
Exemplos de estímulos provocados por algumas cores
Você sabe o que o levou a pintar seu quarto de branco? Por que vestiu uma camisa azul para a reunião? Ou deixou de comer seu jantar porque a cor não lhe agradou? Ou comprou algo que você nem sabia que precisava naquela loja?
As cores são elementos fundamentais no processo de comunicação e decisão. Elas aguçam sentidos, despertam e afetam emoções, além de definirem escolhas. Confira de que forma você é influenciado pelo que vê:
Vermelho: é responsável por despertar sentimentos intensos, como paixão, poder e emoção. Essa cor quente é capaz de aumentar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, despertando o senso de urgência.
Amarelo: está relacionado com sentimentos felizes, estimulantes e de esperança. O amarelo desperta a atenção e está relacionado ao otimismo, à sabedoria e à imaginação. Junto ao vermelho, também é muito relacionada à alimentação.
Laranja: empolgante, essa cor reflete o calor e a alegria. Humor, energia e entusiasmo são outras sensações transmitidas por ela.
Azul: o azul está relacionado aos sentimentos de tranquilidade, segurança, confiança, harmonia e calma.
Verde: essa cor com efeito calmante está relacionada à saúde, ao equilíbrio e à natureza.
Roxo: essa cor é utilizada para acalmar e estimula a solução de problemas.
As cores como ferramenta da Publicidade
Na hora das compras, assistir a vídeos, escolher fotografias, entre outras atividades, muita gente pode não perceber, mas as cores afetam diretamente nas ações. Pesquisas mostram que elas influenciam em 85% das nossas decisões de compra.
Sabendo disso, a publicidade utiliza todas as ferramentas possíveis para conquistar seus objetivos e alcançar o público-alvo. Apostar na psicologia das cores pode ser o diferencial de uma ação afinal, ela ajuda a transmitir ideias e sentimentos. No âmbito pessoal ou profissional, a percepção visual exerce muita influência em nossas ações.
Se você deseja inovar e tirar o máximo de proveito desse conhecimento para potencializar seus resultados, investir em um curso como o de Produção Publicitária é uma boa pedida! Assim, você ampliará suas habilidades!
Fique por dentro de todas as publicações e novidades do nosso blog!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos diversos sobre assuntos relevantes para sua vida acadêmica e profissional.
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados