
OS DESAFIOS DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NOS AMBIENTES HOSPITALARES DE HOSPITAIS-ESCOLA
O papel do farmacêutico clínico (FC) no ambiente hospitalar é repleto de desafios, e quando esse ambiente é um hospital-escola, as exigências se ampliam consideravelmente. O farmacêutico não apenas deve realizar suas funções técnicas com excelência, mas também desempenha um papel educacional fundamental. Ele precisa saber "fazer" e, igualmente importante, "ensinar". Isso eleva a responsabilidade profissional e os desafios que já são diários se tornam ainda mais complexos.
O exercício desta função requer mais do que o domínio técnico que a posição exige. Persistência, perseverança, humildade, boa comunicação e até uma pitada de teimosia são qualidades imprescindíveis. Como sempre costumo dizer à minha equipe, trabalhar com farmácia clínica é como estar em uma gangorra de emoções: ora o sucesso nos enche de alegria, ora o fracasso abala nossa confiança. Mas por que isso ocorre com tanta frequência? O principal objetivo do farmacêutico clínico é influenciar as melhores decisões médicas relacionadas às terapias medicamentosas dos pacientes. Esse objetivo, contudo, nem sempre é simples de atingir, pois historicamente a prática médica esteve centrada em um modelo individualista, no qual o médico tomava as decisões de forma isolada. A interdisciplinaridade e a integração de outras áreas no cuidado ainda são desafios a serem conquistados dentro dos hospitais.
No aspecto técnico, o trabalho do farmacêutico clínico envolve uma revisão detalhada do plano terapêutico de cada paciente. Isso inclui entender os exames laboratoriais, estudar as condições fisiopatológicas das doenças e, sobretudo, dominar a farmacocinética e farmacodinâmica dos medicamentos. Além disso, o farmacêutico precisa estar atento às interações medicamentosas e entre medicamentos e alimentos, e aplicar protocolos institucionais relacionados à farmacoterapia de maneira racional e cotidiana.
No entanto, a competência técnica por si só não é suficiente. A habilidade de se comunicar de maneira eficaz e construir relacionamentos sólidos com a equipe médica e outros profissionais de saúde é crucial. Ter um bom relacionamento interpessoal pode ser o diferencial entre uma recomendação bem-sucedida e uma abordagem negligenciada. A comunicação assertiva, especialmente durante reuniões multidisciplinares ou nas evoluções dos prontuários, é fundamental para promover mudanças na terapia medicamentosa.
A persistência e a perseverança são qualidades essenciais. Frequentemente, é necessário insistir em sugestões de mudanças terapêuticas, repetindo abordagens farmacêuticas de forma insistente e reiterada e ter a confiança da equipe é importante para que os pedidos de alteração sejam atendidos e dessa forma melhorar as condições de saúde do paciente. Esse processo de convencimento contínuo visa, em última análise, aprimorar a qualidade do atendimento hospitalar e garantir um tratamento eficaz.
Adicionalmente, o farmacêutico clínico deve estar em constante aprendizado. A ciência da saúde é dinâmica e evolui rapidamente. Para garantir que as práticas diárias de manejo medicamentoso sejam sempre as mais eficazes e atualizadas, o farmacêutico precisa estar em sintonia com as últimas evidências científicas.
Por fim, trabalhar em um hospital-escola traz o desafio e o privilégio de ensinar enquanto aprende. A troca de conhecimento com estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento como medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social, é um pilar fundamental da prática interdisciplinar. Quando esse trabalho é realizado de forma integrada, a assistência ao paciente se torna mais qualificada e eficaz. Em ambientes hospitalares de hospitais-escola, o farmacêutico clínico não é apenas um especialista em medicamentos, mas um educador e um colaborador fundamental para a melhoria do cuidado e do tratamento oferecido aos pacientes.
Dra Cleide Adriane Signor Tirloni
Doutora em Ciências da Saúde
Farmacêutica Clínica do HU-UFGD/ Ebserh.
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