UNIGRAN
  • INSTITUCIONAL
  • GRADUAÇÃO
  • PÓS-GRADUAÇÃO
    CURSOS LIVRES
  • PLATAFORMAS
  • Relação entre biologia molecular e perícia criminal é destaque em Encontro de Biomedicina

    30/04/2025, 17:08:23

    compartilhar


    Com o tema ‘Biologia Molecular aplicada: avanços tecnológicos e impactos na saúde’, o Encontro Acadêmico de Biomedicina 2025 reuniu acadêmicos e especialistas para discutir os caminhos atuais e futuros da profissão biomédica. Entre os destaques, esteve a palestra ‘Investigação Forense: explorando as fronteiras da perícia criminal’, ministrada por Belisa Martins Mathias Lunas e Daiane de Lima Alves Menezes, que conduziram o público por uma imersão nas possibilidades de atuação do biomédico no campo da perícia criminal.


    Belisa destacou a complexidade e a abrangência da carreira forense. Para ela, o profissional que almeja seguir esse caminho precisa cultivar a curiosidade científica e a disposição contínua para aprender: "Nós somos excelentes estudantes, excelentes pesquisadores, porque estamos sempre tendo que nos tornar peritos em algo que não éramos. O biomédico forense precisa estar atento ao mundo, ser multidisciplinar por natureza".


    Durante a palestra, a especialista também abordou o conceito das "fronteiras da perícia criminal", enfatizando que, na ciência, essas fronteiras estão constantemente sendo desafiadas e superadas: "O conhecimento humano não tem barreiras. A perícia criminal anda lado a lado com o avanço da ciência. Mesmo diante de limitações institucionais ou orçamentárias, seguimos colaborando, aprendendo e inovando", disse Belisa.


    A palestrante deixou ainda um conselho direto aos acadêmicos interessados na área: investir na preparação para concursos, compreender que o processo de inserção profissional é contínuo e buscar proximidade com profissionais que já atuam no setor, a fim de encurtar caminhos por meio de exemplos e orientações práticas.


    Além da temática forense, o primeiro dia do evento contou com a palestra do prof. Dr. Fábio Negrão, que apresentou o tema ‘Inovações no diagnóstico de arboviroses: a integração dos exames moleculares com os testes de rotina’, trazendo à tona a importância da biologia molecular no enfrentamento de doenças.


    Já no segundo dia do Encontro, os participantes puderam acompanhar duas outras conferências igualmente enriquecedoras: ‘Genética e Saúde Cardiovascular: a nova fronteira dos exames diagnósticos’, com a Dra. Raphael Reche, e ‘NIPT: a revolução do diagnóstico pré-natal não invasivo’, com o Dr. Pablo Krauss, ambas reforçando o papel das tecnologias moleculares no diagnóstico precoce e na medicina personalizada.


    Coordenador do curso de Biomedicina, o professor Luis Fernando Benitez Macorini enfatizou a importância de trazer, em cada edição do evento, o que há de mais atual na profissão. Segundo ele, a escolha do tema deste ano reflete a necessidade de os futuros biomédicos dominarem técnicas e metodologias que estão transformando a prática profissional.


    "Este ano nós trabalhamos com a Biologia Molecular, que são testes, são técnicas, metodologias que trazem a inovação, um diagnóstico mais personalizado e tudo o que ela hoje traz de novidade para dentro da área biomédica. Nosso objetivo é mostrar aos alunos como as tecnologias podem ser aplicadas para salvar vidas e para trazer bem-estar para as pessoas", destacou o coordenador.


    O Encontro Acadêmico de Biomedicina trouxe aos acadêmicos uma clara proposta de abordar conceitos e aplicações atuais sobre os diagnósticos moleculares e demonstrar, na prática, como a inovação científica impacta diretamente a saúde e a sociedade.


    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Image
    Miniatura 1
    Miniatura 2
    Miniatura 3
    Miniatura 4
    Miniatura 5
    Miniatura 6
    Miniatura 7
    Miniatura 8
    Miniatura 9
    Miniatura 10

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    NOTÍCIAS RELACIONADAS

    0
    unigran_logo

    Centro Universitário da Grande Dourados

    Fone: (67) 3411-4141

    Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário

    CEP: 79.824-900 - Dourados/MS

    Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL

    CNPJ: 03.361.110/0001-77

    Todos os direitos reservados

    Estude na Unigran

    ExteriorVestibularGraduaçãoGraduação EADPós-graduaçãoCursos LivresPolos EAD
    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN PRESENCIAL

    REDES SOCIAIS

    UNIGRAN EAD

    EMECSelo IES