ISSN: 23170336

NORMAS EDITORIAIS

INSTRUÇÕES PARA AUTORES

Todos os artigos devem ser inéditos e serão submetidos à avaliação dos pares, não podendo ser encaminhados para apreciação simultânea em outros periódicos. A seleção levará em consideração a qualidade do trabalho. Os trabalhos recebidos são inicialmente apreciados pelos editores e, estando de acordo com as normas para publicação e considerados como potencialmente publicáveis, são encaminhados para os consultores que serão escolhidos pelo Editor. Após análise do trabalho, os autores são notificados sobre a decisão dos consultores e, quando recomendado, são também informados sobre a data em que será publicado.

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS

a) artigos originais: até 15 páginas;

b) artigos de revisão: 20 páginas;

c) notas técnicas: até 5 páginas.

Artigo científico: oriundos de resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, sua estrutura deve conter: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências.

Artigo de revisão: oriundos de revisão de literatura, contendo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Referências.

Relato de caso: tratar da descrição de casos clínicos envolvendo situações raras, nunca ou pouco descritas na literatura, assim como aquelas que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento. Sua estrutura deve conter: Introdução, relato de caso clínico, discussão e considerações finais. Em algumas situações devem ser enviado o parecer de aprovação do Comitê de Ética.

Notas técnicas: oriundos de revisão de literatura, contendo Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Referências.

Os artigos e ensaios devem ser INÉDITOS e seus autores deverão concordar com a cedência dos direitos autorais a essa Revista.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

a) As ilustrações (figuras, gráficos, quadros e tabelas) devem ser inseridas no corpo do texto, identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. A arte final, figuras e gráficos devem estar em formato .tiff. Envio de ilustrações com baixa resolução (menos de 300 DPIs) pode acarretar atraso na aceitação e publicação do artigo;

b) Os trabalhos podem ser encaminhados em português;

c) Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa. Deve ser priorizada a linguagem científica para os manuscritos científicos;

d) Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de responsabilidade dos autores;

Os trabalhos devem ser apresentados fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, formato A4, incluindo as referências, ilustrações, quadros, tabelas e gráficos.

O ARTIGO

Cabeçalho (Na primeira lauda do original)

a) O título do artigo será em português (Letra inicial maiúscula, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, parágrafo centralizado) e em inglês (Letra inicial maiúscula, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo centralizado). O título deve conter no máximo 12 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo.

b) Os nome(s) do(s) autor(es) deverão ser complementados por informações abaixo do título, indicando:
- formação acadêmica;
- titulação (Dr., MSc., outros);
- vínculo institucional (universidade, empresa, outros);
- endereço para correspondência (rua, bairro, cidade, CEP, caixa postal) e
- e-mail.

Resumo e abstract

a) Os conteúdos do Resumo e do Abstract não devem diferir um do outro e a apresentação deles deve ser sintetizada com os pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor. Para elaboração do resumo, observar a NBR 6028 da ABNT (entre 100 e 250 palavras).

b) Palavras-chave e Keywords são descritores que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores é de no mínimo três e no máximo cinco.

Corpo do texto

a) Introdução: deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa, e descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão. Ela abrange a revisão bibliográfica e os objetivos.

b) Materiais e métodos: devem ser incluídas, de forma resumida e objetiva, informações de tal forma a permitir que o estudo seja repetido por outros pesquisadores. Referenciar as técnicas padronizadas. Devem ser apresentados, ainda, os procedimentos metodológicos, materiais utilizados e metodologia de análise estatística.

OU

Relato do caso clínico: Descrever o caso com informações claras, ilustrando-o com fotos clínicas, com exames por imagens e resultados de exames histopatológicos e de outros exames laboratoriais, quando se aplicar.

c) Resultados e Discussão: Devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas, com pouco parecer pessoal. Interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos existentes, principalmente os que foram indicados anteriormente na introdução.

d) Conclusões: devem limitar-se ao propósito das novas descobertas, relacionando-as ao conhecimento já existente e sem utilizar citações, devendo estar baseadas nos resultados obtidos e usadas apenas para artigos oriundos de pesquisa; considerações finais devem ser usadas para artigos de revisão.

e) Agradecimentos: devem ser sintéticos e concisos.

f) Referências: somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências deve ser observada a norma NBR 6023 da ABNT, 2002.

Exemplos de citação direta no texto:
Um autor:
Prado (1999) afirmou que...
Dois autores:
Goodman e Gilman (2006) relataram que...
Mais que dois autores:
Hata et al. (2002) demonstraram que...

Exemplos do formato da citação indireta no texto:
Um autor:
(FERREIRA, 2000)
Dois autores:
(THOMPSON; DUMMER, 1997)
Mais que dois autores:
(FREITAS et al., 2007)

Complementos:

a) Todas as informações são de responsabilidade do primeiro autor com o qual faremos os contatos, através de seu e-mail que será também o canal oficial para correspondência entre autores e leitores.

b) Juntamente com o envio do trabalho deverá ser encaminhada declaração garantindo que o trabalho é inédito e não foi apresentado em outro veículo de comunicação.

c) Não será permitida a inclusão ou exclusão de autores e co-autores após o envio do trabalho. Após o envio do trabalho, só será permitido realizar mudanças sugeridas pelo Conselho Editorial.

d) Os trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente on-line, ao e-mail revcet@unigran.br

e) Recebido o trabalho pela Redação, será enviada declaração de recebimento ao primeiro autor, no prazo de dez dias úteis; caso isto não ocorra, comunicar-se com a redação através do e-mail revcet@unigran.br

f) As colaborações técnicas serão devidamente analisadas pelo Corpo Editorial da revista e, se aprovadas, será enviada ao primeiro autor declaração de aceite, via e-mail.

g) As matérias serão publicadas conforme ordem cronológica de chegada à Redação. Os autores serão comunicados sobre eventuais sugestões e recomendações oferecidas pelos consultores.

A publicação do periódico é SEMESTRAL, com acesso GRATUITO.