Fisioterapia
10 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Se você quer atuar em uma profissão de amor e dedicação ao próximo: Fisioterapia é pra você!
Nosso curso é o melhor do MS, com nota 4 segundo o MEC e conta com:
- Uma Clínica de Fisioterapia com 2.245m² de estrutura para vivência da prática profissional, oferecendo tratamentos fisioterapêuticos à população;
- Possui um estúdio moderno de pilates; sala de hidroterapia; ginásio terapêutico; consultórios de atendimento individual; consultórios de avaliação; consultórios para atendimento com equipamentos de eletrotermofototerapia; laboratório de pesquisa; piscina terapêutica; laboratório de eletrotermoterapia com ultrassom, laser, correntes alternadas; sala de saúde da mulher com perina e biofeedback; laboratório de recursos terapêuticos manuais e gameterapia; fotogrametria e termografia;
- Tudo isso com um corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Fisioterapia da UNIGRAN garante uma formação ampla e completa, tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. A Instituição disponibiliza uma extensa gama de títulos na biblioteca. A fim de colocar no mercado um fisioterapeuta com todas as principais competências compreendidas e desenvolvidas, a grade curricular inclui aproximadamente 800 horas de estágios supervisionados nas áreas de: Fisioterapia Hospitalar; Fisioterapia na Saúde da Criança; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia em Saúde Coletiva; Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular e Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Andrea Talassy Cezario Stanieski
(67) 3411-4111
fisioterapia@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
VESPERTINO
Segunda-Feira 16:00 às 18:00
Terça-Feira 15:00 às 18:00
Quarta-Feira 16:00 às 18:00
Quinta-Feira 15:00 às 18:00
Sexta-Feira 15:00 às 19:00
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 20:30
Quarta-Feira 18:00 às 20:00
Quinta-Feira 18:00 às 20:30
sobre o curso
Otimizar os processos de leitura e escrita em ambientes virtuais de aprendizagem. Pensar e produzir criticamente, por meio de textos escritos e orais, conhecimento acadêmico por meio das plataformas digitais. Normas ABNT.
Introdução à anatomia. Sistema ósseo. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.
História e conceito de saúde e fisioterapia. Áreas de atuação nos três níveis de atenção à saúde e mercado de trabalho para o fisioterapeuta. Recursos fisioterapêuticos. Ética e Bioética. Representação e fiscalização profissional. Código de ética, leis e atos normativos. Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos.
Bases macromoleculares da constituição celular; mitocôndrias; membrana plasmática; citoesqueleto; núcleo; organelas envolvidas na síntese e degradação de macromoléculas; mitose; células procariontes; formas de herança; herança monogênica; interação gênica; meiose; fecundação; primeira à oitava semana de desenvolvimento embrionário; placenta e membranas fetais; defeitos congênitos humanos.
Tecnologia Educacional: conceitos e contexto histórico. Dinamização da aprendizagem: educação presencial, educação a distância versus ensino híbrido. Metodologias ativas: a aprendizagem e a tecnologia. Educação a distância e o mercado de trabalho. Comunicação e linguagem. O ato de ler. Linguagem, língua e fala. Modalidades oral e escrita. Considerações a noção e elementos estruturais de um texto. Textualidade, mecanismo de construção e elementos gramaticais de um texto.
Leis da física que interferem no movimento humano. Alavancas. Equilíbrio. Centro de Gravidade. Base de sustentação. Artrocinemática. Planos e eixos dos movimentos articulares. Sistema Muscular. Articulações e amplitude de movimento das articulações do corpo humano. Cinesiologia e Biomecânica dos membros inferiores. Análise de marcha - membros inferiores.
Conhecimentos histológicos fundamentais teórico e prático sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sangue, hemocitopoese, órgãos dos sistemas circulatório, tegumentar, digestório, respiratório, imunitário, urinário e endócrino do corpo humano.
Características gerais das bactérias, fungos, parasitas e vírus de importância médica. Crescimento microbiano. Controle dos micro-organismos. Ecologia microbiana: relação com o organismo humano e com o ambiente. Protozoários de importância médica. Helmintos de importância médica. Artrópodes de importância médica. Introdução aos Métodos de isolamento e identificação microbiana.
Introdução à cinesioterapia. Aspectos da fisiologia e neurofisiologia muscular. Avaliação funcional. Exercícios de amplitude de movimento. Exercícios resistidos. Alongamento muscular. Exercícios Abdominais. Exercícios de Equilíbrio.
O homem, origens e formação cultural na história do pensamento ocidental. O homem: um ser em relação. Revolução Industrial: inovações tecnológicas, transformações econômicas, sociais e culturais e suas implicações na alimentação e da saúde. O processo de Globalização e os desafios para a alimentação e nutrição humana e o sistema de Saúde Pública. Racismo, Pluralidade Cultural e Legislação.
Organização Celular; Membranas Biológicas e Transporte; Aminoácidos e Proteínas; Enzimas; Carboidratos e Lipídios; Nucleotídeos e Ácidos Nucleicos; Biossinalização, Vitaminas e Bioenergética; Hormônios; Balanço Hidrolítico; Equilíbrio dos Sais; Equilíbrio ácido básico.
Treino de Marcha. Reeducação postural. Hidroterapia. Reeducação funcional. Percepção corporal.
Conceito de órtese e prótese. Órteses para membros superiores e inferiores. Prótese de membros superiores e inferiores. Amputações e suas causas. Adaptações de cadeiras de rodas.
Cinesiologia e biomecânica do tronco. Cinesiologia dos membros superiores. Análise biomecânica dos movimentos no corpo humano.
Fisiologia dos sistemas. Fenômenos biofísicos. Bioeletrogenese. Conceitos da física clássica que estão internamente ligados aos fenômenos biofísicos do corpo humano. Contração do músculo estriado esquelético e liso. Sistema cardiovascular. Sistema nervoso central e periférico. Fenômenos elétricos das), Biofísica da visão. Processos biofísicos relacionados à vida; Biofísica dos sistemas funcionais; Teoria dos receptores; Tópicos de energia (bioeletricidade).
Aspectos gerais do conceito de saúde e doença. Níveis de prevenção e atenção à saúde. Organização do Sistema Único de Saúde no Brasil. Conceito de epidemiologia. Principais tipos de estudos epidemiológicos. Principais tipos de medidas empregados em epidemiologia. Introdução à epidemiologia de doenças crônicas não transmissíveis e doenças infecciosas emergentes, reemergentes e negligenciadas.
Histórico da massagem. Aspectos éticos. Anatomia superficial. Requisitos para o fisioterapeuta. Cuidados com o paciente, local e material de trabalho. Preparo das mãos. Relação terapeuta-paciente. Técnicas de massagem: Massagem clássica, Massagem reflexa, Drenagem linfática manual, Pompage.
Noções Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo. Farmacologia da Junção Neuromuscular. Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Farmacologia do Sistema Respiratório. Analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios. Farmacologia do sistema cardiovascular, renal. Farmacologia do Trato Gastrintestinal. Antibióticos.
Avaliação em Fisioterapia. Anamnese. Sinais Vitais. Avaliação da Dor. Diagnóstico Cinético Funcional. Exame físico/ Inspeção/ Palpação. Perimetria /Discrepância. Avaliação da Sensibilidade. Reflexos. Coordenação e Equilíbrio. Goniometria. Avaliação da Marcha. Testes Especiais. Avaliação Respiratória Básica. Instrumentos Padrões de Mensuração.
Estudo da fisiologia do exercício, desempenho e adaptações fisiológicas para a manutenção do equilíbrio do meio interno. Fisiologia do exercício aplicada à prática clínica fisioterapêutica.
Introdução a Patologia; saúde e doença; métodos de análise; lesão, adaptação, crescimento e diferenciação celulares; causas; evolução; distúrbios hídricos, hemodinâmicos e funcionais; alterações morfológicas macroscópicas e microscópicas, alterações moleculares de doenças inflamatórias agudas e crônicas circulatórias; regeneração e reparo. Infecções hospitalares. Interação entre microrganismos e hospedeiro: mecanismos microbianos de patogenicidade, microbiota normal do hospedeiro, defesas inespecíficas do hospedeiro, defesas específicas do hospedeiro abrangendo a resposta imune. Distúrbios do sistema imune.
Fisiologia do controle motor. Avaliação do paciente neurológico adulto. Doenças vasculares do sistema nervoso. Neoplasias do sistema nervoso. Trauma crânio-encefálico. Doenças infecciosas do sistema nervoso. Doenças do sistema extra-piramidal. Recursos terapêuticos aplicados e exames complementares.
Fisiologia da dor. Os Mecanismos da Inflamação. Eletrofisiologia. Fototerapia. Eletroterapia. Recursos elétricos aplicados a reabilitação.
Biomecânica dos membros inferiores e superiores, atendimento de primeiros-socorros em atletas, formas de reabilitação desportivas e patologias associadas ao esporte.
Estudo dos exames diagnósticos nas diversas afecções em que o fisioterapeuta atue. Leitura e Interpretação dos Exames Laboratoriais, Produção e utilização do Raio-X, identificação de estruturas, planos e eixos de incidência radiológica. Estudo anatômico radiológico regional. Tomografia computadorizada das diferentes regiões corporais. Sistemática e documentação radiológica. Ressonância magnética e suas aplicações e princípios. Análise dos diferentes planos de cortes. Ultrassonografia bidimensional. Análise em tempo real de órgãos e sistemas.
Introdução e Histórico em Clínica Médica. Conceitos básicos e terminologias – Cardiologia. Gastroenterologia. Nefrologia. Neurologia. Obstetrícia. Oncologia. Ortopedia. Pneumologia. Pediatria. Introdução e Histórico da Cirurgia. Punções venosas centrais e periféricas. Noções de anestesia. Biologia das feridas. Cicatrização. O ato cirúrgico. Trauma cirúrgico – resposta metabólica ao trauma. O Pós-operatório. Cirurgia Cardíaca. Cirurgia Neurológica. Cirurgia Ortopédica. Cirurgia torácica. Cirurgia Abdominal Alta e Cirurgia Obstétrica.
Normas regulamentadoras do trabalho; História da Fisioterapia do Trabalho; Ergonomia: definição, conceito e aplicação com ação direta e indireta, antropometria estática e dinâmica; Patologias do trabalho: diagnóstico cinesiológico-funcional, prevenção e tratamento; Ferramentas de analise de risco músculo-esqueléticos; Ferramentas para analise da postura laboral; Intervenções ergonômicas preventivas; Ginástica Laboral; Fisioterapia na promoção da saúde do trabalhador; Perícias ocupacionais
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório; Semiologia do sistema respiratório; Exames complementares; Obstrução brônquica; Manobras e técnicas de higiêne brônquica; Técnicas de aspiração traqueal; Manobras e técnicas de reexpansão pulmonar; Técnicas de fortalecimento muscular respiratório; Doenças obstrutivas; Doenças restritivas; Doenças da pleura; Doenças vasculares; Doenças supurativas; Doenças infecciosas; Insuficiência respiratória; Oxigenoterapia; Suporte ventilatório não invasivo; Via aérea artificial e intubação traqueal; Suporte ventilatório invasivo.
Avaliação do paciente neurológico adulto. Trauma raquimedular. Doenças do sistema nervoso periférico. Doenças degenerativas do sistema nervoso central. Miopatias. Neuroplasticidade. Recursos terapêuticos aplicados e exames complementares.
Atendimento pré-hospitalar na urgência: Aspectos clínicos do paciente politraumatizado, Assistência em trauma cranioencefálico e raquimedular, Assistência torácico e abdominal, Assistência em trauma de extremidades. Assistência às urgências no pronto socorro: Trauma cranioencefálico e raquimedular, Trauma torácico e abdominal, Trauma de extremidades, distúrbios cardiovascurlares. Conceitos de biossegurança; NR32.
Revisão anatômica dos sistemas articular e muscular dos membros inferiores e superiores; Patologias mais frequentes nos membros inferiores e membros superiores; formas de tratamentos ortopédicos; métodos de avaliação; métodos de diagnósticos.
Avaliação em geriatria, marcha e postura senil, instabilidade, quedas e fraturas em idosos. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das principais doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento. Abordagem fisioterapêutica em doentes terminais. Fisiopatologia e abordagem fisioterapêutica nas doenças reumatologias.
Definições em Pediatria e Neonatologia. Semiologia Pediátrica. Desenvolvimento Motor. Fatores de Riscos para Atraso no Desenvolvimento Motor. Prematuridade. Patologias do Aparelho Locomotor. Abordagens Fisioterápicas nas Patologias do Aparelho Locomotor. Patologias do Aparelho Respiratório. Abordagens Fisioterápicas nas Patologias do Aparelho Respiratório.
Estudo da reabilitação cardíaca com princípios na fisiologia do exercício, desempenho funcional e adaptações fisiológicas para a manutenção do equilíbrio do meio interno no pré-operatório, pós-operatório, condições clínicas agudas e crônicas em cardiologia. Fisiologia do exercício aplicada à prática clínica fisioterapêutica. Anatomia e fisiologia cardíaca-vascular. Semiologia cardiovascular. Exames complementares. Monitorização hemodinâmica, Mecanismos agressões aos sistemas em Cirurgia cardíaca, Recursos e técnicas para cuidados para pacientes cardiológicos críticos. Reabilitação cardiovascular fase I, II e III.
Abordagem do paciente com distúrbios respiratórios em nível ambulatorial e domiciliar. Aspectos da mecânica e biomecânica respiratória no paciente com afecções do sistema respiratório. Principais distúrbios ventilatórios e pulmonares associados às afecções do sistema respiratório. Métodos e técnicas de avaliação e monitorização de pacientes com afecções do sistema respiratório. Aplicação de técnicas manuais e recursos de fisioterapia respiratória em pacientes com afecções respiratórias em nível ambulatorial e domiciliar. Métodos e técnicas fisioterapêuticas em Reabilitação Pulmonar em nível ambulatorial e domiciliar. Suporte ventilatório em pacientes ambulatoriais e domiciliares. Aspectos gerais das afecções do sistema respiratório no envelhecimento. Fisioterapia Respiratória em atenção primária à saúde e saúde coletiva.
Fundamentos da Psicologia. Personalidade. Psicologia do desenvolvimento. Enfoque psicológico na reabilitação. Aspectos psicológicos das enfermidades. A morte. Aspectos psicológicos das relações humanas. Os fenômenos psicológicos nos grupos.
Histologia do sistema tegumentar; Cosmetologia; Atuação fisioterapêutica no(a): Envelhecimento; Obesidade; Flacidez; Fibro Edema Gelóide; Estrias; Cicatriz Hipertrófica; Pré- e Pós-operatório de Cirurgia Plástica; Mastectomias; Queimaduras; Úlceras.
Introdução à fisioterapia na saúde da mulher. Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor feminino. Avaliação e atuação fisioterápica nas modificações orgânicas no período gestacional e gestações de alto risco. Aleitamento materno. Fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e reabilitação em oncologia mamária e ginecológica. Fisiologia e fisiopatologia do sistema linfático, avaliação e tratamento de linfedema. Avaliação de assoalho pélvico. Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças urinárias e ginecológicas. Sexualidade. Climatério.
Introdução à ortopedia e traumatologia. Revisão anatômica da coluna vertebral e do crânio. Clinica nas desordens crânio-mandibulares. Fisioterapia aplicada nas afecções das desordens crânio-mandibulares. Clinica aplicada nas afecções posturais. Fisioterapia aplicada nas afecções posturais da coluna em geral.
Protocolo de envio do projeto ao comitê de ética em pesquisa. Orientações do Trabalho de Campo. Definição e Estrutura do Relatório Parcial. Definição e Estrutura do artigo científico. Relatório. Método e conhecimento. Leitura. Resumo e resenha. Normas para Trabalhos Acadêmicos e Trabalho de Conclusão de Curso. Normas da ABNT. Citações. Referências bibliográficas. Projeto de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Noções de bioestatística. Artigo Científico.
Definição e Estrutura do Relatório Parcial. Definição e Estrutura da Monografia / TCC. Elaboração de um artigo científico.
Semiologia do aparelho locomotor em adultos e crianças (ortopedia e neurologia). Semiologia dos sistemas vitais (pneumologia e cardiologia). Semiologia em urologia, ginecologia e obstetrícia. Métodos para a realização do diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares. Fisiopatologia das disfunções e doenças do aparelho locomotor, sistemas vitais e uroginecológicos e obstétricos de caráter agudo ou crônico. Planejamento e realização de condutas fisioterapêuticas aplicadas ao paciente em nível ambulatorial nas disfunções e patologias pertinentes à atuação do fisioterapeuta. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias e prevenção secundária. Atendimento diário supervisionado.
Fisioterapia aplicada em Atenção Primária e Secundária à Saúde. Fisioterapia em Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde do trabalhador e do Homem. Fisioterapia em Saúde coletiva. Organização do Sistema Único de Saúde do Brasil.
Semiologia do paciente não crítico adulto e pediátrico. Métodos para o diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares adultos e pediátricos. Fisiopatologia de doenças do adulto, pediátrico e complicações relacionadas à procedimentos cirúrgicos. Planejamento e realização de condutas aplicadas ao paciente não crítico. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias.
Atuação fisioterapêutica em tópicos contemporâneos. Desenvolvimento de ações de pesquisa e prática baseada em evidências na área da saúde e da fisioterapia nos diferentes níveis de atenção à saúde. Atualização de processos de avaliação e intervenção em Fisioterapia.
Noções gerais de gestão. Gestão em saúde. Gestão em fisioterapia. O que é um administrador e o processo de administração. As cinco habilidades administrativas os pensamentos administrativos. O empreendedorismo. O que é marketing? Conceitos e nomenclaturas utilizadas no marketing. Auditoria.
Semiologia do aparelho locomotor em adultos e crianças (ortopedia e neurologia). Semiologia dos sistemas vitais (pneumologia e cardiologia). Semiologia em urologia, ginecologia e obstetrícia. Métodos para a realização do diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares. Fisiopatologia das disfunções e doenças do aparelho locomotor, sistemas vitais e uroginecológicos e obstétricos de caráter agudo ou crônico. Planejamento e realização de condutas fisioterapêuticas aplicadas ao paciente em nível ambulatorial nas disfunções e patologias pertinentes à atuação do fisioterapeuta. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias e prevenção secundária. Atendimento diário supervisionado.
Fisioterapia aplicada em Atenção Primária e Secundária à Saúde. Fisioterapia em Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde do trabalhador e do Homem. Fisioterapia em Saúde coletiva. Organização do Sistema Único de Saúde do Brasil.
Semiologia do paciente crítico adulto e pediátrico. Métodos para o diagnóstico cinesiológico-funcional e exames complementares adultos e pediátricos. Fisiopatologia de doenças do adulto, pediátrico e complicações relacionadas à procedimentos cirúrgicos. Planejamento e realização de condutas aplicadas ao paciente crítico. Planejamento e realização de condutas pré e pós-operatórias. UTI.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Deve estar disposto a sempre buscar novos conhecimentos, trabalhar bem em equipe, além de ter o desejo de cuidar das pessoas. Sensibilidade e empatia são essenciais.
Atuação
Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia do trabalho; Fisioterapia Esportiva; Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia em Gerontologia; Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Pediátrica.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

