Farmácia
10 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer desenvolver, produzir, analisar e ser um profissional de excelência? Farmácia é pra você!
Nosso curso é o melhor do MS, com nota 5 segundo o MEC e conta com:
- Farmácia escola, equipada com área de produção de medicamentos manipulados, fitoterápicos e homeopáticos;
- Um completo laboratório de controle de qualidade de medicamentos e alimentos;
- Setor de drogaria para a realização de dispensação de medicamentos, orientação farmacêutica e consultório que possibilita o desenvolvimento da prática clínica;
- Para a área industrial, o aluno conta também com uma infraestrutura de excelência, com equipamentos semi-industriais;
-Laboratórios de análises clínicas completos para a realização de exames de sangue, urina e fezes;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Farmácia é um curso extremamente versátil em que o acadêmico aprende tudo sobre os medicamentos e sobre os diversos tipos de doenças. Além disso, há muitas disciplinas que tratam sobre tecnologias e inovação, bem como empreendedorismo.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Flávia Cristina Simon Franke
(67) 3411-4133
farmacia@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 07:30 às 11:30
Quarta-Feira 07:30 às 11:30
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 19:00
Terça-Feira 18:00 às 20:40
Quarta-Feira 18:00 às 20:40
Quinta-Feira 20:40 às 22:00
Quinta-Feira 18:00 às 20:30
Sexta-Feira 18:00 às 20:20
Sexta-Feira 20:20 às 22:00
sobre o curso
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos.
Introdução à Anatomia. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. Sistema Nervoso e Nervoso Autônomo. Sistema Circulatório. Sistema Digestório. Sistema Respiratório. Sistema Urinário. Sistema Genital Masculino e Feminino. Sistema Endócrino. Sistema Sensorial. Sistema Tegumentar.
Histórico e origem da profissão farmacêutica. Código de ética. Farmácia: tipos, características e diferenças. Indústrias de alimento, medicamentos, correlatos e de cosméticos. Laboratório de análises clínicas e toxicológicas. Farmácia clínica e hospitalar. Introdução ao estudo dos aspectos de desenvolvimento, pesquisa e fabricação do medicamento. Relação prática farmacêutica/sociedade.
Diferenciação celular. Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, Divisão celular: mitose e meiose. Transmissão e manifestação genética. Genética e câncer; Expressão e alterações relacionadas às patologias humanas herdadas. Clonagem, transgenia e células tronco. Gametogênese. Desenvolvimento da vida embrionária. Anexos embrionários. Teratologia.
Noções preliminares. Teoria atômica e estrutura. Classificação e propriedades periódicas. Ligações Químicas. Interações intermoleculares. Cálculos estequiométricos. Reações químicas. Soluções. Processos de separação e purificação.
A disciplina de Farmacotécnica Homeopática compreende o estudo dos sistemas terapêuticos homeopático e alopático, com ênfase nos princípios e fundamentos da homeopatia. Aborda as farmacopéias e a matéria-prima utilizada na produção de medicamentos, bem como as formas farmacêuticas básicas, derivadas e de uso externo. São estudados os processos de dinamização e o uso dos bioterápicos, além da análise dos veículos empregados na formulação dos medicamentos. A farmacotécnica específica para a produção das formas farmacêuticas homeopáticas é explorada de forma prática e teórica. A disciplina também contempla o estudo do receituário homeopático e da legislação vigente aplicável à prática homeopática no Brasil.
Conhecimentos histológicos fundamentais teórico e práticos sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, muscular, nervoso e órgãos dos sistemas circulatório do corpo humano.
Introdução à química orgânica. Cadeias carbônicas. Formas estruturais de compostos orgânicos. Funções orgânicas (nomenclatura, propriedades físicas). Relação estrutura-atividade dos compostos orgânicos (propriedades intra e intermoleculares). Acidez e basicidade dos compostos orgânicos. Efeito de ressonância e efeito indutivo. Estereoquímica (fundamentos, moléculas quirais, isomeria óptica, enantiômeros). Conformações de alcanos e cicloalcanos. Noções gerais de cromatografia.
Características gerais das bactérias, fungos, parasitas e vírus de importância médica. Crescimento microbiano. Controle dos micro-organismos. Ecologia microbiana: relação com o organismo humano e com o ambiente. Protozoários de importância médica. Helmintos de importância médica. Artrópodes de importância médica. Introdução aos Métodos de isolamento e identificação microbiana.
Estudo das biomoléculas e de suas funções nos sistemas biológicos. Propriedades da água, pH e tampões. Estrutura e função de proteínas, enzimas, carboidratos e lipídios. Metabolismo energético. Integração metabólica e regulação hormonal, com foco nos processos fisiológicos e aplicações em Farmácia.
Aparelhagem de laboratórios e fundamentos. Computadores no laboratório e gerenciamento de qualidade. Determinação qualitativa e quantitativa dos componentes bioquímicos e químicos dos fluidos biológicos tais como sangue, urina e outros. Interpretação de resultados laboratoriais. Enzimologia clínica. Eletrólitos e equilíbrio ácido - básico. Marcadores tumorais e dosagens hormonais. Bioquímica clínica da gravidez.
Estudo bacteriológico dos principais agentes de infecções humanas: morfologia, citologia, fisiologia, mecanismos de patogenicidade, tratamento e medidas de controle das doenças relacionadas. Estudo dos métodos de diagnósticos de doenças de origem bacteriana baseados no isolamento e identificação microbiana.
Estudo da unidade fundamental. Funcionamento dos organismos seus sistemas e suas inter-relações. Manutenção da homeostase do meio interno. Bases fisiológicas e de biofísica aplicadas à prática laboratorial. Fisiologia Integrada e Comunicação Celular; Fisiologia da Transmissão Neuromuscular; Fisiologia e Biofísica dos Sistemas: Nervoso Central e Autônomo; Circulatório; Renal, Respiratório, Digestório, Regulação do Metabolismo e Sistema Endócrino.
Conceitos de saúde e doença. Processo saúde-doença. Causalidade das doenças. Conceitos de Epidemiologia. Indicadores de Saúde. Distribuição das doenças no tempo e no espaço. História das políticas públicas de saúde. Sistema Único de Saúde. Ministério da Saúde. Vigilância da Saúde. Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Educação em saúde. Programas de saúde pública.
Composição química dos alimentos e as propriedades físico-químicas e funcionais dos componentes alimentares. Amostragem e preparo de amostras para a análise de alimentos. Princípios e métodos de análises físico-químicas dos alimentos. Tecnologia de produtos lácteos. Tecnologia de bebidas. Tecnologia de produtos cárneos. Métodos de conservação dos alimentos. Aditivos alimentares. Compostos tóxicos presentes nos alimentos. Influência das manipulações tecnológicas nos alimentos a nível nutricional e toxicológico. Adulteração e falsificação de alimentos.
Conhecimento das atividades da prática farmacêutica de acordo com legislação vigente. Planejamento e conhecimento da estrutura organizacional fornecendo subsídios técnicos para as atividades cotidianas do profissional farmacêutico. Etnofarmacologia. A farmácia comunitária no Brasil. Introdução à dispensação de medicamentos na farmácia comunitária. Aspectos legais sobre a dispensação de medicamentos. Introdução a RDC44/2009. Introdução a dispensação de medicamentos.
A Química Farmacêutica envolve a relação do efeito farmacológico de substâncias bioativas assim como a influência das alterações moleculares nos efeitos biológicos dos fármacos. A disciplina apresenta também acadêmico uma visão ainda mais aprofundada do campo da farmacologia, possibilitando a interpretação ou sugerindo possíveis mecanismos de ação das moléculas sintéticas ou naturais. O conteúdo a ser abordado na disciplina trata especialmente da Relação Estrutura Atividade (REA) dos medicamentos e seu modo de ação: Relação entre Estrutura Química e Atividade (REA) dos anti-inflamatórios não-esteroides e glicocorticoides. REA dos diuréticos e anti-hipertensivos (bloqueadores adrenérgicos, Inibidores da ECA). REA dos fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central (hipnóticos, sedativos, ansiolíticos e antidepressivos). REA dos fármacos colinesterásicos, anticolinesterásicos, adrenérgicos e antiadrenérgicos). REA dos Anti-histamínicos. REA dos inibidores da bomba. REA dos quimioterápicos.
A disciplina aborda a introdução à Farmacognosia e Fitoquímica, com a exploração dos princípios fundamentais dessas áreas, que investigam os componentes químicos das plantas e seus efeitos farmacológicos. Estuda-se a produção e aplicação dos óleos essenciais, analisando sua presença em plantas e uso na aromaterapia, em produtos de cuidados pessoais e na indústria farmacêutica. Os heterosídeos são explorados como glicosídeos que contêm açúcares ligados a outras classes de compostos, destacando sua ocorrência, propriedades e aplicações. As cumarinas são estudadas como compostos orgânicos com propriedades antioxidantes e anticoagulantes, incluindo suas fontes naturais e potenciais usos terapêuticos. A disciplina também analisa os taninos, compostos com propriedades adstringentes e antioxidantes, abordando sua classificação, ocorrência em plantas e possíveis benefícios para a saúde. Os alcaloides são explorados como compostos nitrogenados com atividade farmacológica, com foco em sua diversidade estrutural e efeitos biológicos. Os flavonoides são analisados por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e potencial atividade anticâncer, estando presentes em diversas espécies vegetais. Estuda-se também os polissacarídeos, como carboidratos complexos presentes em plantas, com destaque para sua estrutura, propriedades e possíveis aplicações terapêuticas. As antraquinonas são abordadas como compostos com ação laxativa natural e suas fontes em plantas medicinais. As saponinas são analisadas como glicosídeos com propriedades detergentes e imunoestimulantes, considerando sua presença em plantas e seus usos terapêuticos. Por fim, a disciplina contempla o estudo das metilxantinas, compostos como a cafeína, teobromina e teofilina, presentes em diversas plantas e conhecidos por seus efeitos estimulantes e terapêuticos.
Introdução e conceitos gerais. Lesão e adaptação celular. Morte celular, necroses celular e tissular, apoptose. Inflamação aguda e crônica. Reparação tissular. Transtornos do crescimento e diferenciação celular. Perturbações hídricas e hemodinâmicas. Neoplasias. Introdução a Citologia oncótica, Morfologia Celular, Alterações celulares benignas e Neoplasias do Colo Uterino
Introdução à análise química qualitativa e quantitativa. Soluções. Noções de equilíbrio químico. Equilíbrio Ácido-Base. pH. Solução Tampão. Volumetria de neutralização. Volumetria de precipitação. Volumetria de complexação. Volumetria de óxido-redução. Análise gravimétrica. Atividades práticas de laboratório. Química analítica qualitativa e química analítica quantitativa.
Introdução à Biotecnologia: Definição, histórico e aplicações da biotecnologia. Contribuições da biotecnologia para diversos setores. Fundamentos da Biotecnologia: Princípios de manipulação genética e engenharia genética. Técnicas de biologia molecular e genômica. Planejamento de Biofármacos: Seleção de alvos terapêuticos.
Desenvolvimento de terapias biológicas. Tecnologia da Fermentação: Processos fermentativos e sua importância na biotecnologia. Controle de variáveis e otimização de fermentações. Produção de Vitaminas e Vacinas: Biotecnologia na produção de vitaminas e compostos bioativos. Desenvolvimento e produção de vacinas. Enzimologia: Papel das enzimas na biotecnologia. Aplicações de enzimas em processos industriais.
Interação entre patógenos e hospedeiro: Principais mecanismos de reação imunitária, específicos (resposta imune) e inespecíficos contra agentes agressores externos. Aplicações práticas da Imunologia na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Distúrbios associados ao sistema imune. Aspectos básicos dos métodos empregados em Imunologia clínica e experimental.
Noções de SUS, biossegurança, dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento. Desenvolvimento de rotina em farmácia hospitalar. Noções de Farmácia Hospitalar; Aspectos técnicos de localização, construção e instalação da Farmácia Hospitalar; Estrutura Organizacional; Gestão de Farmácia Hospitalar; Sistema de Distribuição de Medicamentos; Participação em propostas hospitalares multidisciplinares (CCIH); Interações e incompatibilidades medicamentosas, dispensação de medicamentos. Origem e formação do SUS. Leis 8080 e 8142. Abordagem da Política Nacional de Medicamentos. Revisão do processo de elaboração da Rename. Busca de compreensão da assistência e atenção farmacêuticas. Apresentação da unidade de saúde. Abordagem das classes farmacêuticas: hipoglicemiantes orais, anti-hipertensivos.
Introdução à biossegurança; EPIs e EPCs; Cabines de segurança biológica; Níveis de contenção física e classificação dos microrganismos por classes de risco; Estrutura e organização das instalações; Mapa de risco; Gerenciamento de resíduos biológicos; Métodos de desinfecção e esterilização; Gerenciamento de resíduos químicos; riscos físicos; riscos ergonômicos; Boas práticas em serviços de saúde; Manuseio de perfuro cortantes; Roteiro de inspeção de segurança; Ética, manipulação e dispensação de medicamentos; Alimentos geneticamente modificados; Noções de primeiros socorros; Prevenção e combate a princípios de incêndio; Bioética e conduta ética em pesquisa. Educação ambiental.
Hematopoese: Origem, órgãos hematopoéticos, componentes e funções do sangue, eritropoese,
leucopoese e trombocitopoese. Fisiopatologia, etiologia e diagnóstico das principais doenças
dos eritrócitos e leucócitos: anemias carenciais, hemolíticas e auto-imunes. Policitemias e
eritrocitoses. Leucemias. Linfomas e Mielomas. Fisiologia e função plaquetária: Púrpuras.
Coagulação sanguínea: coagulopatias, hemofilia, CIVD. Interpretação clínica-hematológica
dos transtornos celulares, anemias, leucopenias e trombocitopenias.
Noções básicas de farmacologia. Princípios básicos da ação de fármacos. Vias de administração de medicamentos. Farmacocinética. Bioequivalência e biodisponibilidade. Mecanismos gerais de ação de fármacos. Farmacodinâmica. Estrutura e delineamento de novos fármacos.
Introdução Drogaria, Introdução Analises clínicas, Introdução a Manipulação e Introdução a Homeopatia.
Dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento, distribuição e controle de estoque de insumos farmacêuticos, confecção de rótulos e conferência de rótulos, receitas e ordem de manipulação, manipulação de produtos homeopáticos, preparo de soluções, manuseio de equipamentos e utensílios, higienização de ambientes e envase do produto acabado. Realização de rotina em laboratório de análises clínicas (hematologia, bioquímica clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica), técnicas de coleta de material biológico (sangue, urina, fezes, escarro e secreções). Retomada dos conceitos de farmacotécnica farmacêutica; cálculos em Farmácia aplicados para o desenvolvimento de medicamentos, operações farmacêuticas; dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento e fracionamento.
A disciplina de Farmacologia Aplicada aborda os princípios fundamentais da farmacocinética e sua interface com a farmacodinâmica, capacitando o aluno a compreender e analisar o ciclo do medicamento no organismo. Serão estudados os processos de absorção, distribuição, metabolismo e eliminação (ADME) de fármacos, com ênfase nos parâmetros quantitativos, como biodisponibilidade, volume de distribuição, clearance e tempo de meia-vida. A disciplina explora a aplicação clínica desses conceitos por meio de modelos farmacocinéticos, análise de curvas de concentração plasmática e o impacto de diferentes vias de administração. Adicionalmente, discute as variações farmacocinéticas em populações especiais e condições fisiopatológicas (insuficiência renal e hepática, idosos, crianças), fornecendo as bases para o ajuste de dose e a otimização da terapêutica medicamentosa na prática clínica e no desenvolvimento de fármacos.
Conceitos básicos de assistência farmacêutica. Ciclo da assistência farmacêutica. Atenção. Farmacêutica e Farmácia clínica. Uso racional de medicamentos. Farmacovigilância. Farmacoeconomia. Farmacoepidemiologia.
Anatomia e Fisiologia do sistema tegumentar, suas disfunções, fisiopatologia e abordagem terapêutica. Segurança dos procedimentos para os profissionais, pacientes e locais de trabalho. Qualidade dos resultados dos procedimentos. Atividade cosmetodinâmica dos dermocosméticos. A Farmacovigilância de produtos voltadas para clínica estética. Procedimentos injetáveis estéticos e Procedimentos invasivos não cirúrgicos: carboxiterapia, preenchimentos, toxina botolínica, agulhamento e microagulhamento estético, preenchimento dérmico, intradermoterapia/mesoterapia, fio lifting de autossustentação.
Estudo aprofundado da morfologia, biologia, ciclo evolutivo, patogenicidade e diagnóstico laboratorial de protozoários e helmintos de relevância médica. Ênfase nas técnicas de coleta, conservação e processamento de amostras biológicas; preparo de reagentes e corantes; aplicação de métodos parasitológicos clássicos e contemporâneos para a detecção de parasitas intestinais, teciduais e hematológicos. Discussão das principais parasitoses humanas à luz da clínica, epidemiologia e da saúde pública.
A disciplina aborda os fundamentos da farmacotécnica alopática, com foco na produção, desenvolvimento e aplicação de medicamentos segundo os princípios da medicina convencional. São apresentados os fundamentos relacionados ao diagnóstico, tratamento e às abordagens terapêuticas utilizadas na prática clínica. A disciplina contempla o estudo das farmacopéias e dos regulamentos que orientam a produção, a pureza e a potência dos medicamentos, além da análise das matérias-primas utilizadas nos processos farmacêuticos. Também são examinadas as formas farmacêuticas básicas, derivadas e de uso externo, como comprimidos, cápsulas, soluções, cremes, pomadas e loções. A disciplina abrange a escolha e aplicação de veículos adequados às diferentes formas farmacêuticas, bem como as técnicas de manipulação, conservação e estabilidade dos medicamentos. Por fim, são discutidos o receituário e a legislação relacionada à prática farmacêutica alopática, incluindo a padronização de fórmulas e a conformidade com as normas vigentes.
Comunicação farmacêutico-paciente. Relação terapêutica. Semiologia, Anamnese e Prescrição Farmacêutica. Atendimento farmacêutico em transtornos menores. Reflexão crítica da função do farmacêutico comunitário em saúde coletiva: promoção do uso racional de medicamentos.
Estudo da fisiopatologia e terapêutica das doenças de maior prevalência e maior impacto na saúde coletiva.
Orientação sobre o uso seguro e racional de plantas medicinais fitoterápicas com eficácia comprovada, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Estudo da química farmacêutica e medicinal, abrangendo áreas como farmacognosia, química de produtos naturais e fitoterapia, para compreender a estrutura, síntese, identificação e atividade de substâncias de interesse terapêutico
Introdução à cosmetologia. Permeabilidade cutânea. Etapas e cuidados com a pele. Formulação de produto cosmético. Formulações para Limpeza e Higienização. Formulações para Tonificação. Formulações para Hidratação. Esfoliantes físicos e químicos. Fotoprotetores. Máscaras faciais. Formulações Antienvelhecimentos. Formulações para Pele Acneicas. Formulações para Discromias. Formulações para Hidrolipodistrofia Ginóide. Formulações para Estrias. Formulações para Cabelo. Fundamentos teóricos e práticos para o desenvolvimento, preparo, acondicionamento e estabilidade das principais formas farmacêuticas sólidas e de liberação modificada. O conteúdo a ser abordado envolve: deve ser abordado: Introdução à tecnologia farmacêutica; excipientes farmacêuticos; fundamentos gerais, definições, medicamentos genéricos; Formas farmacêuticas sólidas (pós e granulados, cápsulas, comprimidos, comprimidos revestidos e drágeas); Formas farmacêuticas estéreis (injetáveis, colírios, outras preparações estéreis, isotonia e pH , conceito e cálculos); Formas farmacêuticas de liberação controlada (definições, tipos e sistemas, mecanismos de liberação, materiais e técnicas empregados em sua produção); Apresentação , montagem, desmontagem e operação de equipamentos de produção. Boas práticas de fabricação; Validação e qualificação de processos; qualificação de fornecedor na indústria farmacêutica; água para uso farmacêutico.
Estabelecer conhecimentos indispensáveis à compreensão da realidade social, inserindo o acadêmico de farmácia à compreensão destes conhecimentos, procurando despertar o interesse e a curiosidade pela análise objetiva da realidade que o cerca. Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Realização de rotina em laboratório de análises clínicas (hematologia, bioquímica clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica), técnicas de coleta de material biológico (sangue, urina, fezes, escarro e secreções). Retomada dos conceitos de farmacotécnica farmacêutica; cálculos em Farmácia aplicados para o desenvolvimento de medicamentos, operações farmacêuticas; dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento e fracionamento.
Noções gerais de Toxicologia. Toxicocinética e toxicodinâmica. Tratamento de urgência das intoxicações. Medicamentos vendidos sem receita médica. Drogas de Abuso. Estimulantes. Toxicologia dos Metais. Toxicologia dos Inseticidas. Gases tóxicos. Hidrocarbonetos.
O negócio farmacêutico, a gestão de empresas farmacêuticas, empreendedorismo e a empresa farmacêutica. Gestão da Qualidade total em empresas farmacêuticas. Comunicação estratégica e aconselhamento farmacêutico. Marketing farmacêutico. Estratégias de fidelização e satisfação dos clientes. Planejamento estratégico. Boas práticas em Farmácia. Contabilidade e custos. O Hospital. Farmácia Hospitalar. Funções da Farmácia Hospitalar. Funções Clínicas. Serviço de informação sobre medicamentos. A farmácia no controle das Infecções hospitalares. Farmacovigilância.
Conceito de Psicologia aplicada à farmácia. Princípios éticos inerentes ao exercício profissional. A relação entre profissional de saúde e a percepção entre doença e saúde, em todos os níveis de atenção a saúde, integrado em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.
Introdução à instrumentação analítica, métodos de análise espectral de emissão e absorção, fotometria de chama, espectrometria na faixa do visível e ultravioleta, espectrometria de massas, potenciometria, métodos cromatográficos, cromatografia à gás (CG) e cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), e ressonância magnética nuclear de 13C e próton.Introdução ao Controle de Qualidade. Normas e Montagem de Laboratório. Noções de Biossegurança aplicada ao ambiente Laboratorial. Legislações que regulamentam o controle de qualidade. Noções de gestão da qualidade. Controle de Qualidade de matérias-primas aplicado à farmácia de manipulação. Controle de qualidade do medicamento manipulado. Atividades desenvolvidas na unidade de controle de qualidade industrial. Controle de qualidade físico-químico em escala industrial. Contaminação microbiana do processo de produção. Controle de qualidade microbiológico. Controle de qualidade biológico. Controle de qualidade aplicado a produção de alimentos. Legislações que regulamentam o setor de alimentos. Amostragem e preparação de amostras para análise de alimentos. Rotulagem de alimentos. APPCC e gestão da qualidade de alimentos.
O negócio farmacêutico, a gestão de empresas farmacêuticas, empreendedorismo e a empresa farmacêutica. Gestão da Qualidade total em empresas farmacêuticas. Comunicação estratégica e aconselhamento farmacêutico. Marketing farmacêutico. Estratégias de fidelização e satisfação dos clientes. Planejamento estratégico. Boas práticas em Farmácia. Contabilidade e custos. O Hospital. Farmácia Hospitalar. Funções da Farmácia Hospitalar. Funções Clínicas. Serviço de informação sobre medicamentos. A farmácia no controle das Infecções hospitalares. Farmacovigilância.
Áreas e Linhas de pesquisa. Trajetória de investigação. Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Ética em pesquisa.
A disciplina tem como objetivo orientar os alunos na elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com foco na aplicação das normas da ABNT, incluindo o uso correto de citações, referências e elementos pré-textuais. Também são oferecidas orientações para o desenvolvimento do Trabalho de Campo, contemplando o planejamento e a organização das atividades de pesquisa, bem como a coleta e o registro de dados relevantes. O conteúdo abrange a definição e estrutura do Relatório Parcial, enfatizando suas características, finalidade e organização dos elementos obrigatórios. Também se estuda a estrutura da Monografia, como forma tradicional de TCC, abordando os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais necessários. Por fim, a disciplina trata da definição e estrutura do Artigo Científico, com ênfase em suas características, objetivos e na organização de suas seções e partes constituintes.
Biossegurança, dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento, distribuição e controle de estoque de insumos farmacêuticos, confecção de rótulos e conferência de rótulos e receitas, manipulação de produtos homeopáticos, manipulação de produtos dermo-cosméticos, controle qualidade em farmácia com manipulação, manipulação de produtos de uso interno, conceitos de emulsões, géis, sabonetes, xampu e condicionadores. Boas práticas de manipulação (RDC 67/2007), desenvolvimento de medicamentos industrializados, controle de qualidade em indústria. Programas de qualidade.
Noções de SUS, biossegurança, dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento, distribuição e controle de estoque de insumos farmacêuticos e conferência de receitas. Origem e formação do SUS. Leis 8080 e 8142. Abordagem da Política Nacional de Medicamentos. Revisão do processo de elaboração da Rename. Busca de compreensão da assistência e atenção farmacêuticas. Apresentação da unidade de saúde. Noções de Farmácia Hospitalar; Aspectos técnicos de localização, construção e instalação da Farmácia Hospitalar ;Estrutura Organizacional;Gestão de Farmácia Hospitalar; Sistema de Distribuição de Medicamentos;
Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Direitos Humanos. Atualização em doenças infecto-parasitárias. Atualização em vacinas. Atualização em Legislação farmacêutica. Serviços farmacêuticos clínicos.
Realização de rotina em laboratório de análises clínicas (hematologia, bioquímica clínica, microbiologia clínica, parasitologia clínica), técnicas de coleta de material biológico (sangue, urina, fezes, escarro e secreções). Estudo dos protozoários intestinais e helmintos: ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico. Preparo de reagentes e corantes. Métodos específicos que permitam o diagnóstico laboratorial de protozoários intestinais e de helmintos. Realização de eritograma e leucograma, contagem de plaquetas, diferencial de leucócitos, cálculos hematimétricos (HCM, CHCM, VCM, RDW), tipagem sanguínea direta e indireta, velocidade de hemosedimentação. Coloração de Gram, diferenciação de cocos gram-positivos, diferenciação de bacilos gram-negativos, coloração de Ziel-Nielsen, preparo de meios de cultura. Análise de parâmetros bioquímicos: colesterol total e frações, triglicérides, glicemia de jejum, AST, ALT, fosfatase e gama GT, uréia, ácido úrico e creatinina. Utilização de equipamentos. Técnicas imunológicas como: ASLO, PCR, FR, VDRL e beta-HCG.
Biossegurança, dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento. Interações e incompatibilidades medicamentosas; Diluição e estabilidade dos medicamentos; Revisão dos procedimentos operacionais padrão (POP), dispensação de medicamentos e correlatos, armazenamento, fracionamento, distribuição e controle de estoque de medicamentos, conferência de receitas. Dispensação de medicamentos. . Cálculos em Farmácia aplicados para o desenvolvimento de medicamentos, operações farmacêuticas, boas práticas de fabricação em indústria (RDC 17 de 2010), desenvolvimento e tecnologia de formas farmacêuticas sólidas, como comprimidos e cápsulas, pomadas, supositórios, óvulos. Aplicação de conceitos de eficiência e rendimento de processos industriais.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Ter senso ético, ser humanista, agir com responsabilidade.
Estar sempre atualizado em relação a novos produtos e tecnologias, além de ter disposição para aprender conteúdos sobre biologia, química e física.
Atuação
Drogaria, Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica; Farmácia de Manipulação; Perícia Criminal; Saúde Pública; Indústria de Alimentos e Cosméticos; Análises Clínicas; Farmácia Estética, Acupuntura e Auriculoterapia; Homeopatia e Fitoterápicos.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

