Nutrição
8 SEMESTRES
BACHAREL
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Uma profissão para promover, transformar e ressignificar vidas: Nutrição é pra você!
Nosso curso é nota 5 pelo MEC e conta com:
- Laboratórios de Bromatologia, Avaliação Nutricional, Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Realidade Virtual;
- Estágios supervisionados no Núcleo de Nutrição, localizado na área central da cidade, onde são prestados serviços de orientação nutricional à população;
- Estágios supervisionados em diversas áreas de atuação nos diversos locais conveniados ao curso, como hospitais, Estratégia Saúde da Família - ESF, escolas, Centros de Educação Infantil Municipal - Ceims e restaurantes, o que possibilita a troca de experiências com profissionais atuantes no mercado de trabalho;
- Além de um corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Nutrição da UNIGRAN forma um profissional generalista, com visão humanista e crítica. Capacitado a atuar, visando a segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais. O profissional sai apto para contribuir para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Fernanda Viana de Carvalho Moreto
(67) 3411-4251
nutricao@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 08:00 às 12:00
VESPERTINO
Quinta-Feira 15:00 às 18:00
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 20:30
Quarta-Feira 20:30 às 22:00
Quarta-Feira 18:00 às 19:00
Quinta-Feira 18:00 às 19:30
Sexta-Feira 18:00 às 19:00
Sexta-Feira 20:30 às 22:00
sobre o curso
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Introdução à anatomia. Sistema ósseo. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital masculino e feminino. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.
Evolução histórica do profissional nutricionista. Áreas de atuação do profissional. História da Alimentação. Introdução à ciência da nutrição. Conceituações: moral, ética, deontologia e bioética. Ética e legislação profissional. Bioética e atenção básica à saúde. Bioética e nutrição: Resoluções e pareceres atuais que tratam assuntos de interesse profissional. Orientação profissional.
Introdução. Estrutura e função celular. Ciclo celular. Padrões de transmissão e manifestação genética. Sistema reprodutor feminino e masculino. Desenvolvimento humano- primeira semana. Segunda semana. Terceira semana. Quarta à oitava semana. Placenta e membranas fetais. Teratologia.
Conceitos básicos e classificação dos nutrientes. Grupos de alimentos e sua composição química (nutrientes e não nutrientes): alimentos de origem animal e vegetal.
Introdução à educação nutricional. Importância da educação nutricional na promoção da saúde. Aconselhamento nutricional. Aconselhamento nutricional para diferentes idades. Didática na educação nutricional. Planejamento de programas de educação nutricional. Métodos e técnicas de ensino aplicado à educação nutricional.
Conhecimentos histológicos fundamentais sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, adiposo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sangue, órgãos dos sistemas circulatório, tegumentar, digestório, respiratório, imunitário, urinário e endócrino do corpo humano.
Introdução à técnica dietética. Aquisição de alimentos. Metodologia para pesos e medidas. Métodos e técnicas básicas de manipulação de alimentos. Leite e derivados. Carnes. Ovos. Cereais, massas e pães. Leguminosas. Frutas. Hortaliças. Óleos e gorduras. Açúcares, edulcorantes e alimentos diet e light.
Características gerais das bactérias, fungos, parasitas e vírus de importância médica. Crescimento microbiano. Controle dos micro-organismos. Ecologia microbiana: relação com o organismo humano e com o ambiente. Protozoários de importância médica. Helmintos de importância médica. Artrópodes de importância médica. Introdução aos Métodos de isolamento e identificação microbiana.
A bioquímica e a organização celular, água, pH e tampões, proteínas, carboidratos e lipídeos.
Caldos, molhos e sopas. Essências, especiarias e ervas aromáticas. Infusos e bebidas. Dietas. A gastronomia e a cultura: sua história, seu simbolismo, sua arte e evolução através dos tempos. Preparo de receitas mais atrativas e nutritivas para as todas as faixas etárias. Mise en place. Etiqueta no comportamento à mesa. Enologia. Cultura e culinária afro-brasileira e indígena.
Introdução a industrialização dos alimentos. O papel do nutricionista na indústria e instituições de pesquisa. Métodos de conservação de alimentos. Tecnologia e processamento de alimentos de origem vegetal e animal. Inovação e desenvolvimento de produtos.
Introdução à biofísica. Biofísica das membranas e bioeletrogênese. Biofísica dos sistemas orgânicos humanos. Fisiologia do sistema nervoso. Fisiologia do sistema muscular. Fisiologia do sistema cardiovascular. Fisiologia do sistema respiratório e das trocas gasosas. Fisiologia do sistema renal e equilíbrio ácido-base. Princípios básicos de fisiologia do sistema endócrino e digestivo.
Conceitos de saúde e doença. A saúde como um reflexo do equilíbrio homem x meio social e ambiental. Sustentabilidade. O processo de adoecimento. Níveis de prevenção e atenção à saúde. Programas de Saúde. Conceito de epidemiologia. Noções de saneamento básico e saúde ambiental. Políticas de educação ambiental. Compromisso do profissional de saúde na promoção de saúde individual e coletiva.
Introdução a bromatologia e ciências dos alimentos; métodos de análise físico-químicos (umidade, cinzas, proteínas, lipídeos, fibras); escurecimento enzimático; escurecimento não enzimático; fraude nos alimentos; alimentos geneticamente modificados.
Introdução à avaliação nutricional. Métodos para estimativa da composição corporal. Avaliação de grupos de risco. Avaliação nutricional clínica. Avaliação subjetiva global e triagem nutricional.
Medidas caseiras. Inquéritos Alimentares com abordagens do comportamento alimentar. Avaliação e Interpretação dos Inquéritos Alimentares Validade e Reprodutividade dos métodos de Inquéritos Alimentares. Software de Nutrição e sua aplicação.
Aspectos gerais da nutrição e cronobiologia. Aspectos gerais da fisiologia do sistema digestório. Controle da ingestão alimentar. Funções gerais exercidas pela boca. Fisiologia da saliva. Fisiologia da gustação. Fisiologia da olfação. Fisiologia da mastigação e deglutição. Fisiologia do estômago, intestino delgado e grosso. Fisiologia do fígado e sistema biliar. Fisiologia do pâncreas. Fisiologia e nutrição dos sistemas. Fisiologia do processo de desenvolvimento, crescimento e envelhecimento.
Introdução e conceitos gerais. Lesão e adaptação celular. Morte celular, necroses celular e tissular, apoptose. Inflamação aguda e crônica. Reparação tissular. Transtornos do crescimento e diferenciação celular. Perturbações hídricas e hemodinâmicas. Neoplasias. Conceitos de imunidade, componentes do sistema imune, receptores de antígeno, processamento e apresentação de antígenos, doenças auto-imunes, resposta imune contra microrganismos, sistema complemento, imunização, técnicas de diagnóstico sorológico e alterações na resposta imunológica.
Atuação do nutricionista em Saúde Pública. Sistema Único de Saúde (SUS). Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Política e Programas de Alimentação e Nutrição no Brasil. Coordenação Geral da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (CGPAN). Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Atendimento individualizado do nutricionista. Apresentação das recomendações nutricionais. Necessidades e Recomendações de nutrientes e energia. Planejamento e cálculo de cardápios.
Noções fundamentais sobre higiene dos alimentos. Os alimentos como substrato dos microorganismos. Controle integrado de pragas. A qualidade em serviços de alimentação. Segurança alimentar – condutas para o controle higiênico – sanitário de alimentos e prevenção. Noções básicas de sanitização. Boas práticas de produção e de serviços. Introdução à Legislações. Programa 5´s. Constituinte do programa de padrões e procedimentos operacionais (RDC 275). Legislações de alimentos. Histórico da vigilância sanitária. Profissionais de trabalham e áreas de atuação da Vigilância Sanitária (VISA). Agencia Nacional da Vigilância Sanitária ( ANVISA).
Introdução à dietoterapia. Dietas hospitalares de rotina. Conceitos básicos em patologia. Mecanismos fisiopatológicos e tratamento dietoterápico aplicado às doenças esofagianas e gastroduodenais. Doenças intestinais. Alergias alimentares. Erros inatos do metabolismo. Estado febril, epilepsia e anemias. Fisiopatologia e dietoterapia nas doenças do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Distúrbios endócrinos.
Bioquímica dos alimentos, enzimas no processamento de alimentos e análise sensorial. Introdução à microbiologia básica. Bacteriologia. Virologia. Micologia. Importância dos micro-organismos nos alimentos. Fatores que interferem no desenvolvimento microbiano. Micro-organismos indicadores. Micro-organismos patogênicos em alimentos. Alterações microbianas nos alimentos. Controle do desenvolvimento microbiano nos alimentos.
Hematologia. Anemias. Bioquímica Clínica. Diabetes Mellitus. Dislipidemias. Exames Laboratorias importantes na Insuficiência Renal. Diagnóstico de Infarto. Exames Laboratoriais importantes nas Doenças Hepáticas. Exames Laboratorias importantes nas Doenças Pancreáticas. Interpretação Metabólico sobre Deficiência de Vitaminas.
Nutrição no primeiro ano de vida. Nutrição pré-escolar e escolar. Nutrição do adolescente. Nutrição do Adulto. Nutrição no idoso.
Noções Gerais de Farmacologia. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Anti-inflamatórios Não Esteroidais e Esteroidais. Farmacologia dos agentes cardiovasculares. Farmacologia do Aparelho Digestivo. Fármacos usados contra obesidade Fármacos usados no tratamento da diabetes. Fármacos usados nas dislipidemias. Interações medicamento/ medicamento e medicamento/ alimento.
Conceitos e tipos de unidades de alimentação e nutrição (UAN); administração em alimentação coletiva; estrutura organizacional de unidades produtoras de refeição; gestão de recursos humanos em estabelecimentos de alimentação, aspectos físicos de uma unidade produtora de refeição.
Introdução a Nutrição Esportiva. Principais alterações fisiologicas relacionada ao exercício. Bioenergética dos nutrientes no exercício. Avaliação nutricional dos atletas. Nutrição no esporte: Macronutrientes: e Micronutrientes e Reposição hídrica. Necessidades e orientações nutricionais para diferentes modalidades esportivas. Suplementação nutricional ergogênica e anabolizantes. Distúrbios alimentares em atletas.
Introdução à pesquisa científica. Áreas e linhas de pesquisa. Trajetória de investigação. Elaboração de um projeto de pesquisa. Normas da ABNT. Ética em pesquisa. Apresentando o projeto de pesquisa para a banca examinadora e encaminhamento do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa.
Funcionamento e gestão de cardápios para coletividade; avaliação de unidades produtoras de refeições; qualidade higiênico-sanitária em unidades produtoras de refeições; condutas do profissional nutricionista em estabelecimentos de alimentação coletiva.
Aspecto fisiológico da gestação. Avaliação nutricional da gestação. Politicas públicas de saúde da mulher. Orientações nutricionais no pré-natal. Nutrição na lactação.
Mecanismos fisiopatológicos e dietoterapia nas enfermidades cardiovasculares, metabolismo lipídico, insuficiências cardíacas, fisiopatologia e tratamento nutricional na obesidade e na magreza, doenças pulmonares, enfermidades renais, mecanismos da doença e terapia dietética aplicada ao tratamento de estados hipermetabólicos, neoplasias e infecção por HIV e AIDS.
Noções gerais de psicologia. Psicologia da saúde: saúde e saúde mental. Desenvolvimento humano e personalidade. Práticas de humanização e o trabalho em equipes. Relação com o paciente: comunicação e vínculo. Estresse, ansiedade e reações psíquicas frente ao adoecimento e cuidados à saúde. Comportamento alimentar e transtornos alimentares.
Conceito de fitoterapia e suplementação. Resoluções e portarias que regulamentam a prescrição dos mesmos. Suplementação e fitoterapia como ciência capaz de modular os principais aspectos clínicos nos ciclos da vida. Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional.
Associar conhecimentos teóricos com a realização de práticas em hospital e ambulatório. Abordar a importância da dietoterapia individualizada, por meio da avaliação nutricional, e da evolução clínica tanto de pacientes hospitalizados quanto dos assistidos no ambulatório, em decorrência da dieta oferecida e/ou do plano alimentar proposto. História clínica, nos aspectos fisiopatológicos, na interação droga-nutriente e exames laboratoriais. Acompanhamento diário dos estagiários, de estudos de casos clínicos, elaboração de relatórios, desenvolvimento de atividades propostas pela Instituição que recebem o estágio. Consulta nutricional ambulatorial, elaboração de planos alimentares, orientações nutricionais e materiais e/ou ações conduzindo a educação nutricional.
Atividades práticas supervisionadas para aplicação dos conhecimentos teóricos em unidades de alimentação e nutrição. Utilização de métodos e técnicas de gerenciamento para o atendimento nutricional de grupos populacionais sadios e enfermos.
O homem, origens e formação cultural na história do pensamento ocidental. O homem: um ser em relação. Revolução Industrial: inovações tecnológicas, transformações econômicas, sociais e culturais e suas implicações na alimentação e da saúde. O processo de Globalização e os desafios para a alimentação e nutrição humana e o sistema de Saúde Pública.
Avaliação Nutricional. Orientações nutricionais. Programas do governo desenvolvidos na unidade básica de saúde. Atendimento ambulatorial em diversas patologias e faixas etárias. Visitas domiciliares. Projeto de Educação Nutricional. Estudo de casos.
Orientações do Trabalho de Campo. Definição e Estrutura do Relatório Parcial. Definição e Estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração do Artigo Científico. Projeto de pesquisa e bioestatística.
Avaliação e Classificação Nutricional dos Pré-escolares e Escolares. Elaboração de per capita e Fichas técnicas. Teste de Aceitação. Boas Práticas para UAN Escolares. Análise e Proposta de Cardápio. Projeto de Educação Nutricional. PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Produtos Orgânicos e a Agricultura Familiar. Alimentação Infantil.
Conceito e evolução histórica do empreendedorismo; perfil e papel do empreendedor; focos da atuação empreendedora; análises de oportunidades e desafios; processo empreendedor; elaboração de um modelo de negócios. Elaboração de plano de negócios. Conceitos e aplicabilidade de marketing, inovações e tecnologias na área de alimentação e nutrição.
Associar conhecimentos teóricos com a realização de práticas em hospital e ambulatório. Abordar a importância da dietoterapia individualizada, por meio da avaliação nutricional, e da evolução clínica tanto de pacientes hospitalizados quanto dos assistidos no ambulatório, em decorrência da dieta oferecida e/ou do plano alimentar proposto. História clínica, nos aspectos fisiopatológicos, na interação droga-nutriente e exames laboratoriais. Acompanhamento diário dos estagiários, de estudos de casos clínicos, elaboração de relatórios, desenvolvimento de atividades propostas pela Instituição que recebem o estágio. Consulta nutricional ambulatorial, elaboração de planos alimentares, orientações nutricionais e materiais e/ou ações conduzindo a educação nutricional.
Inovações relacionadas à Nutrição. Recursos tecnológicos na nutrição. Softwares de nutrição. Avanços na área das tecnologias de informação e comunicação no campo da saúde. Aplicativos (apps) e gamificação.
Atividades prática supervisionada para aplicação dos conhecimentos teóricos em unidades de alimentação e nutrição; utilizando métodos e técnicas de gerenciamento para o atendimento nutricional de grupos populacionais sadios e enfermos.
Conhecimento de assuntos gerais e atuais como violência, políticas públicas, responsabilidade social, sociodiversidade, ecologia e biodiversidade. Abordagem de temas atuais e avançados relacionados à Nutrição.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
É fundamental o interesse na qualidade de vida. É necessário manter-se atualizado, desenvolvendo boas habilidades de comunicação, empatia e trabalho em equipe.
Atuação
Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; Nutrição em Esporte e Exercício Físico; Saúde Coletiva; Produção, Indústria e Comércio de Alimentos; Ensino, Pesquisa e Extensão.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

