Gastronomia
4 SEMESTRES
TECNÓLOGO
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Se você quer atuar em uma profissão de paixão e descobertas: Gastronomia é pra você!

Nosso curso é nota 5 pelo MEC e conta com:
- Cozinhas industriais, bem equipadas e amplas, com utensílios de alta qualidade, essenciais para o melhor desempenho prático da profissão;
- Restaurante escola;
- Corpo docente de excelência com ampla vivência profissional.
Apresentação
O curso de Gastronomia da UNIGRAN é o caminho para quem já atua no ramo e deseja se profissionalizar e aprimorar as técnicas culinárias, como também para todo e qualquer entusiasta da gastronomia que queira aprimorar seus conhecimentos.
A grade curricular possui teor generalista, entregando ao mercado um profissional capaz de atuar em todas as vertentes gastronômicas. Antes de ingressar na prática, os alunos compreendem a essência e fundamentos da profissão, de maneira que chegarão ao mercado com plenos conhecimentos acerca desta verdadeira arte.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Caroline Marchioretto
(67) 3411-4223
gastronomia@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 08:00 às 11:00
Terça-Feira 08:00 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 19:00 às 22:00
Terça-Feira 19:00 às 22:00
Quarta-Feira 19:00 às 22:00
Quinta-Feira 19:00 às 22:00
Sexta-Feira 19:00 às 22:00
sobre o curso
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Introdução à profissão de cozinheiro. Higiene no trabalho. Brigada de cozinha. Tipos de cortes. Acompanhamentos aromáticos. Fundos e Molhos. Agentes espessantes. Sopas. Princípios de cocção. Massas.
Conceito de cultura. Cultura e alimentação. Conceito de patrimônio. Patrimônio histórico cultural. Patrimônio material e immaterial. Tombamento. Definição de gastronomia. Gastronomia como patrimônio immaterial. Hhistória da gastronomia. O alimento e a sociedade ao longo dos tempos. Setores do complexo cozinha e sua funcionalidade.
Introdução à microbiologia básica relacionada aos alimentos. Microrganismos benéficos, deteriorantes e patogênicos encontrados nos alimentos. Fatores que interferem no desenvolvimento microbiano. Controle do desenvolvimento dos microorganismos nos alimentos. Boas práticas no serviço de alimentação. Temperatura e segurança dos alimentos. Legislação e Controle de qualidade dos alimentos.
Panorama atual do setor de alimentos e bebidas. Etapas gerenciais do processo de A&B. As funções administrativas aplicadas à prática gastronômica. Principais desafios enfrentados pelos gestores. Mão de obra qualificada. Rotatividade de pessoal. Busca por excelência nos serviços. Gestão da qualidade na gastronomia. Ferramentas e práticas de controle da qualidade. Indicadores de qualidade e melhoria contínua. Empreendedorismo na gastronomia. Plano de negócios.
Fundamentos conceituais, culturais e profissionais da hospitalidade aplicada ao setor gastronômico. Hospitalidade como valor humano e diferencial competitivo. As dimensões da hospitalidade, tempos e espaços. Competências profissionais fundamentais para o ambiente da cozinha e do salão. A hospitalidade comercial e organizacional. Qualidade de vida no trabalho e a retenção de talentos. A gastronomia como atrativo turístico. Turismo gastronômico. Eventos gastronômicos. Planejamento e organização de eventos gastronômicos. Projeto de eventos.
Origem, evolução e uso contemporâneo das produções da cozinha fria (garde manger), seus critérios, técnicas e particularidades.
Simulação da realidade em serviços de restauração; Uso na prática das habilidades básicas de cozinha: Bases de Cozinha, Métodos de Cocção, técnicas culinárias diversas; Brigada de cozinha e as diferentes funções dos cozinheiros; Organização da cozinha e das atividades desenvolvidas neste ambiente: Mise en Place e Planejamento (“Plano de ataque”);
Pensando na valorização e conhecimento da cozinha nacional a Gastronomia Brasileira propõe um estudo da formação da nossa gastronomia, contemplando o processo de colonização e sua influência nos traços culturais que compõe os diferentes perfis alimentares de cada região. A prática é amplamente utilizada para complementar o entendimento da matéria.
História da enologia. Processo de produção do vinho. Tipos e classificação de vinhos nacionais e estrangeiros. Estocagem e combinação vinhos/alimentos. Harmonização enogastrômica. Tipos de uvas. Serviços de vinhos. Características da degustação e do degustador. Técnicas de degustação: aspectos visual, olfativo e gustativo com suas específicas análises sensoriais. Decantação e serviço de mesa.
Introdução a ciência dos alimentos; água; bioquímica de alimentos; método de conservação dos alimentos; enzimas no processamento de alimentos; escurecimento enzimático e não enzimático; alimentos funcionais; tecnologias cook chill, cook freeze e sous vide.
Reconhecer e aplicar os procedimentos básicos de panificação. Reproduzir receitas de produtos de panificação com êxito e criar novas receitas, a partir dos métodos aprendidos
A Gastronomia Italiana faz parte do Clássico da gastronomia, tem como proposta o estudo da cozinha européia de referência mundial e de conhecimento obrigatório na profissão. A proposta aqui é habilitar o gastrólogo na elaboração das preparações da cozinha clássica Italiana, dando forte ênfase ao processo histórico e cultural da formação e desenvolvimento das principais técnicas de preparo de alimentos bem como na escolha das iguarias.
A disciplina enfoca o universo da cozinha clássica e regional francesa, suas características e particularidades regionais, aspectos geográficos e históricos que envolvem a cozinha francesa.
Reconhecer e aplicar os procedimentos básicos necessários para o planejamento de cardápios.
A disciplina tem como enfoque apresentar aos alunos técnicas na execução de diferentes pratos com peixes e frutos do mar, possibilitando o entendimento dos sabores, aspectos, textura e aroma de cada ingrediente.
Conceitos básicos e importância da comunicação e inovação para a gastronomia. Elementos essenciais do composto de marketing. Ambientes de marketing. Gestão de ações estratégicas criativas. Analise de mercado e comportamento do consumidor. Marketing de Serviço e de Relacionamento.
Estudo e aplicação de procedimentos e técnicas básicas da confeitaria mundial. Desenvolvimento de receitas de produtos de confeitaria com êxito e criação novas receitas, a partir dos métodos aprendidos.
Histórico da cultura de alimentação da Região Mediterrânea. Estudo e definição, de ingredientes básicos utilizados na Cozinha Mediterrânea, Principais técnicas de preparo. Influências das diversas civilizações, seus legados gastronômicos e culturais na bacia mediterrânea. Desenvolvimento de receitas tradicionais
Fundamentos e princípios da cozinha asiática, suas características gerais e particularidades regionais(China, Coréia, Japão, Tailândia, India e Vietnã), Conhecimentos e trabalhos com produtos e ingredientes típicos, apresentando os principais cardápios e serviços da gastronomia asiática e seu glossário técnico.
1. Princípios teóricos de design, formas e percepções. 2. Funções da linha e das cores na construção do espaço visual do prato. 3. Relações entre a forma planejada e o espaço disponível no prato. 4. Volume, texturas, montagem e estrutura. 5. Materiais e técnicas básicas da empratamento. 6. Superfícies e texturas. 7. Composição de pratos por trilhas do sabor. 8. Pesquisa para a criação e desenvolvimento de prato autoral.
Enfoque de ambiente que envolve a área de eventos, desde a tipologia especifica utilizada em restaurantes e buffets, bem como a elaboração de eventos temáticos, numa perspectiva que trabalhe com todas as relações existentes para a realização de um evento, como: briefing, proposta, contrato, planejamento, preparo de A & B e a relação com os colaboradores e fornecedores. Criação e a pesquisa de preparações culinárias nacionais, regionais ou internacionais a partir de uma seleção de produtos, utilizando todas as técnicas de manipulação, métodos de cocção e apresentações adquiridas durante o curto.
A disciplina contempla o desenvolvimento de atividades com o objetivo de familiarizar o aluno com a prática profissional, em situações reais de trabalho em restauração comercial.
Atividade práticas e/ou teóricas, relacionadas ao contexto do curso que contribuem na formação profissional mais ampla do aluno, envolvendo alternativa ou simultaneamente, produção, pesquisa, intercâmbio, visitas técnicas, participação em eventos e outras consideradas próprias do curso.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Ter senso de responsabilidade, respeitar as regras de segurança alimentar, ter gosto por servir e agradar as pessoas. É importante o desejo em acentuar a liderança e a boa comunicação. Organização, disciplina e gerenciamento do tempo são fundamentais.
Atuação
Confeitaria e Panificação; Personal Chef; Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Estabelecimentos; Segurança Alimentar; Consultoria Gastronômica e Cozinha Criativa.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

