Estética e Cosmética
4 SEMESTRES
TECNÓLOGO
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer empreender, ter autonomia e promover bem-estar? Estética e Cosmética é pra você!
Nosso curso é o melhor do MS, com nota 4 pelo MEC e conta com:
- Toda estrutura laboratorial para aulas práticas de conhecimento do corpo humano necessárias para a atuação profissional;
- Uma clínica completa com mais de 250m², onde são realizadas todas as práticas, estágio supervisionado e atendimento à comunidade;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O curso de Estética e Cosmética da UNIGRAN oferece uma infraestrutura completa, em que os acadêmicos desfrutam da mais avançada tecnologia em termos de equipamentos. Além de capacitar os alunos do ponto de vista técnico e teórico, ao oferecer uma grade curricular ampla, o curso também inclui disciplinas na área de marketing e gestão empresarial, que auxiliam os futuros profissionais que queiram montar o próprio negócio.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Claudia Regina Rodrigues Beloni
(67) 3411-4231
beloni@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 09:30 às 11:00
Quinta-Feira 08:00 às 09:30
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 22:00
Quarta-Feira 18:00 às 20:30
Quinta-Feira 18:00 às 20:30
Sexta-Feira 18:00 às 22:00
sobre o curso
Estudo e análise facial; Preparação da pele; Design de sobrancelhas; Modelagem em Henna; História da Maquiagem; Introdução à maquiagem, Técnicas de maquiagem.
Introdução à cosmetologia Princípios de Química Geral e Química Orgânica. Saponificação. Produtos cosméticos: Higienizantes, tonificantes, hidratantes, esfoliantes, fotoprotetores. Biomoléculas: carboidratos, lipídios, proteínas, aminoácidos, vitaminas.
Introdução à terapia manual. História da massagem. Requisitos para o esteticista. Técnicas de massagem da cabeça. Técnicas de massagem corporal. Técnicas de massagem facial. Drenagem Linfática Manual.
Citologia, transporte transmembrana e comunicação celular. Respostas celulares ao estresse e aos estímulos lesivos. Inflamação aguda e crônica. Renovação, regeneração e reparo dos tecidos. Distúrbios hemodinâmicos. Neoplasias.
Ativos cosméticos para pele acnéica; ativos cosméticos para discromias. Ativos cosméticos para Envelhecimento; cosméticos para tratamentos capilares; ativos cosméticos para estrias. Ativos cosméticos para flacidez, adiposidade localizada e lipodistrofia;
Princípios básicos das correntes elétricas. Formas de energia aplicadas à estética. Corrente galvânica, micro corrente, eletrolipólise, alta frequência, eletroestimulação muscular, peeling ultrassônico.
Compreender os aspectos gerais sobre o metabolismo, multiplicação, genética e controle do crescimento de microorganismos de importância para a área da estética e correlacionar com os fundamentos de biossegurança pessoal e do ambiente voltados à prevenção de infecções.
Conceitos básicos de Nutrição. Nutrientes. Alimentação Saudável. Nutrição nas Diferentes Etapas da Vida. Nutrição Estética. Alimentos funcionais na estética.
Práticas assistidas em rotinas na clinica escola de estetica e Técnicas de recursos manuais, cosméticos e elétricos, em Estética Capilar, Corporal e Facial.
Pele e anexos. Imunologia cutânea. Classificação, cronologia e etnia da pele. Discromias. Envelhecimento. Fibro edema geloide. Estrias. Dermatite seborreica. Aspectos estéticos dos lábios, colo e mãos.
Histologia da pele do couro cabeludo, folículo piloso e haste. Estudo do ciclo capilar, haste e suas alterações. Distúrbios compulsivos relacionados aos cabelos. Nutrição capilar. Alopecias não cicatriciais, secundárias e distúrbios do couro cabeludo.
Politicas de educação ambiental. Educação em Direitos Humanos. Relações étnico raciais. Cultura afro brasileira e indígena.
Práticas profissionais supervisionadas da aplicação dos conhecimentos teóricos nas áreas de Estética Capilar, Corporal e Facial da Clínica-Escola de Estética do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, através de tratamentos individualizados realizados com recursos manuais e elétricos com autonomia de elaboração dos procedimentos pelos alunos com atendimento supervisionado do professor.
Ativos cosméticos para pele acnéica; ativos cosméticos para discromias. Ativos cosméticos para Envelhecimento; cosméticos para tratamentos capilares; ativos cosméticos para estrias. Ativos cosméticos para flacidez, adiposidade localizada e lipodistrofia;
Ultrassom. Terapias combinadas. Radiofrequência. Dermotonia. Ondas de choque. Fotobioestimulação. Biossegurança na eletrotermofototerapia.
Métodos e técnicas de avaliação corporal; Técnicas de avaliação da composição corporal; Hidratação e revitalização da pele; Disfunções estéticas pós-epilação; Gestação; Tratamento de mamas; Termoterapia aplicada à estética corporal; Elaboração de planos de tratamento.
Revisão anatomofisiológica da pele e anexos; Classificação dos biótipos cutâneos; Avaliação facial; Pele lipídica e acnéica; Controle de oleosidade; Limpeza de pele.
Introdução às cirurgias plásticas estéticas. Conceitos das cirurgias plásticas corporais. Procedimentos estéticos no pré e pós-cirurgias plásticas corporais. Conceitos das cirurgias plásticas faciais. Procedimentos estéticos no pré e pós-cirurgias plásticas faciais. Conceitos cirúrgicos de transplante capilar, tratamentos estéticos pré e transplante capilar.
Métodos e Técnicas para avaliação facial; Envelhecimento Cutâneo; Discromias; Peelings Químicos; Hipotonia Dérmica Facial; Área dos Olhos; Hidratação, Revitalização e Nutrição Facial; Terapia de Indução Percutânea de Colágeno; Terapias Combinadas
Introdução a Terapias Integrativas. Plano Nacional de Praticas Integrativas e Complementares. Aromaterapia e cromoterapia. Técnicas manuais alternativas de Bambuterapia, Pedras quentes, Quick massage.
Novas tecnologias em estética e suas aplicações.
Administração: conceito e importância. Áreas funcionais da organização. Os pilares do pensamento administrativo. Enfoques explicativos de administração e das empresas no ramo de estética. O administrador e seu ambiente. As organizações. O profissional em estética. Plano de negócio. O marketing e a qualidade total empregada no tecnólogo.
Praticas profissionais Supervisionadas da aplicação dos conhecimentos teóricos nas áreas de Estética Capilar, Corporal e Facial da Clínica-Escola de Estética do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN, através de tratamentos individualizados realizados com recursos manuais, cosmeticos e elétricos com autonomia de elaboração dos procedimentos pelos alunos com atendimento supervisionado do professor.
Preparação da Pele para os Procedimentos Estéticos Corporais; Métodos e Técnicas de Avaliação Corporal; Técnicas para Avaliação da Composição Corporal; Obesidade e Lipodistrofia Localizada; Fibro Edema Gelóide; Flacidez; Bandagens Terapêuticas Utilizadas nos Tratamentos das Disfunções Estéticas Corporais; Gestação.
Anamnese capilar. Avaliação das alopecias. Abordagem dos tratamentos e cuidados para os distúrbios do couro cabeludo. Terapias combinadas nos tratamentos capilares. Eletroterapia e massagens capilares. Terapêutica corretiva e preventiva na terapia capilar.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Ser apaixonado pelo universo da saúde e beleza, ter satisfação em contribuir com o bem-estar e aprimoramento visual das pessoas. Além de estar disposto a aprender e manter-se atualizado, com responsabilidade e boa comunicação.
Atuação
Beleza; Saúde; Bem-estar; Terapia Capilar; Estética Facial; Relaxamento e bem-estar corporal; Visagismo e Embelezamento; Cosmetologia.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

