Educação Física
8 SEMESTRES
LICENCIATURA
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer inspirar, ensinar e transformar vidas? A Licenciatura em Educação Física é pra você!
Nosso curso é nota 4 pelo MEC e conta com:
- Complexo esportivo com mais de 8.000m², com quadras cobertas, campos de futebol, estúdio de pilates, piscina semiolímpica, academia com equipamentos modernos e sala de dança;
- Laboratórios práticos de anatomia e fisiologia;
- Amplo acervo de livros na Biblioteca;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado;
- Práticas acadêmicas como a Oligran, em que os acadêmicos promovem a participação, o movimento, a socialização e a interação universitária por meio de competições desportivas.
Apresentação
A UNIGRAN possui uma estrutura olímpica de ponta que, juntamente com os laboratórios de anatomia, formam um profissional com pleno conhecimento da dinâmica e das necessidades e possibilidades do corpo humano no que diz respeito à atividade física.
São oferecidas duas possibilidades de grau acadêmico: licenciatura e bacharelado. Com a licenciatura o profissional de Educação Física pode trabalhar como educador no ensino infantil, fundamental, médio e superior.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Robson Barbosa de Oliveira
(67) 3411-4276
educacaofisica@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 17:00 às 22:00
Terça-Feira 17:30 às 20:30
Quarta-Feira 16:00 às 22:00
Quinta-Feira 17:30 às 20:30
Sexta-Feira 17:00 às 22:00
sobre o curso
Introdução ao estudo anatômico. Sistema ósseo. Sistema Articular. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema Nervoso Autônomo. Sistema circulatório.
Conhecimento da evolução histórica da ginástica e sua conceituação no tempo presente. Análise da ginástica como proposta viável nos processos formativo e educativo que colaborem com a efetivação de uma pedagogia de movimentos na Educação Física Escolar. Entendimento da postural correta na execução dos exercícios ginásticos. Planejamento de exercícios físicos considerando os aspectos: fisiológicos, sociológicos e os fundamentos didático-pedagógicos na orientação da prática da ginástica. Refletir de forma crítica, sobre o papel da ginástica na formação do aluno, para se ter qualidade de vida e para a saúde. Elaborar e ministrar uma aula de ginástica em diferentes níveis de ensino a partir da análise crítica da realidade.
História e evolução do handebol no Brasil, técnicas, direção e organização do jogo. Fundamentos básicos, arremessos e tiro a gol. Regras oficiais do jogo. Mini-hand.
Introdução da História da Educação Física. Bases da Educação Física Moderna. História da Educação Física e do Esporte no Brasil. Organização esportiva. Esquematização para Organização Geral de Eventos Esportivos. Sistemas de Disputa para Competições Esportivas. Principais Processos para realizar uma Competição Esportiva.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
Observação crítica das características gerais e específicas do Atletismo, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações atléticas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem.
Sistema Respiratório, Sistema Digestório; Sistema Urinário, Sistema Genital (Masculino e Feminino); Sistema Endócrino; Sistema Sensorial e Sistema Tegumentar.
Diferenciação celular. Estrutura, constituição e fisiologia dos componentes celulares e organelas citoplasmáticas. Biomembranas, Divisão celular: mitose e meiose. Base da informação genética. Transmissão e manifestação genética. Fundamentos teórico e práticos sobre os tecidos: epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, nervoso e muscular.
Observação crítica das características gerais e específicas da Ginástica Olímpica, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e nas associações esportivas; o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática em aparelhos, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Construção de planos de ensino em instituições escolares.
A disciplina estuda as várias possibilidades de sua utilização como instrumento da Educação Física, na promoção da saúde, da qualidade de vida e na formação do cidadão consciente dos seus deveres e direitos. Assim como as diferentes habilidades motoras específicas do voleibol, e as formas metodológicas para o ensino e aplicação das mesmas. Estuda a história e evolução do esporte, assim como suas características gerais como esporte coletivo e sua utilização no processo pedagógico dos diferentes níveis escolares. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva relacionada ao voleibol, sistema de recepção, sistema de defesa e sistema de ataque. Regras oficiais atualizadas e as variações do esporte.
Conceitos básicos para o filosofar. Origens dos Pensamentos. As Dimensões da Vida Humana.
Homeostase no corpo humano. Fisiologia muscular. Fisiologia do sistema nervoso. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia respiratória.
Estudo bioquímico da célula. Bioquímica de aminoácidos e Proteínas. Enzimas. Bioquímica de Carboidratos. Bioquímica de Lipídios. Integração e controle do Metabolismo. Bioquímica aplicada ao exercício físico.
Características gerais do Futebol e do Futsal. Fundamentos técnicos do Futebol e do Futsal. Processo ensino-aprendizagem da técnica esportiva. Jogos pré-desportivos. Regras oficiais do Futebol e do Futsal. Funções e posicionamento dos jogadores. Sistemas referenciais. Sistemas de marcação (tática defensiva) e tática ofensiva.
Conhecimentos básicos acerca da natação, apresentação histórica procedimentos pedagógicos de ensino – aprendizagem, como deslocamento no meio líquido e adaptação a ele. Conhecimentos das propriedades físicas da água e seus aproveitamentos nas questões didáticas e pedagógicas das aulas de natação. A natação como desenvolvimento motor e das funções psicomotoras (sensório-motor). Processos metodológicos de ensino, regras e fundamentos relacionados aos nados crawl, costas, peito e borboleta, natação para bebes, modalidades abrangidas pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), técnicas de salvamento aquático.
Histórico. Regras. Técnicas de execução dos fundamentos individuais. Jogos pré-desportivos, Súmulas, Iniciação no Basquetebol
Importância de estudos sobre o crescimento e desenvolvimento humano. Crescimento, desenvolvimento, maturação e experiência. Desenvolvimento motor. Influência da maturação biológica. Influência dos aspectos genéticos e do meio ambiente. Associação entre prática da atividade física e aspectos morfológicos e funcionais.
Conceitos sobre nutrição. Processo de digestão e absorção dos alimentos. Nutrição e atividade física. Macronutrientes e Micronutrientes na atividade física. Água: hidratação e desidratação. Guias alimentares. Transtornos alimentares. Suplementos ergogênicos. Anabolizantes: ações e efeitos colaterais.
O processo de aprendizagem. Tipos de Aprendizagem. Fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Concepções e Abordagens da aprendizagem e do ensino. Teorias de Piaget, Vygotsky, Wallon e Freud. Diferenças Individuais em sala de aula. Indisciplina escolar.
Observação crítica das características gerais e específicas e culturais das “lutas”, entendendo e refletindo seu contexto formativo nas escolas e entidades esportivas, o processo pedagógico da iniciação ao treinamento, do ponto de vista da execução prática, embasados em teorias e aplicação metodológica de técnicas de aprendizagem. Observação de alguns exemplos positivos para estruturação da teoria e prática das técnicas de aprendizagem. Estudo dos diferentes tipos de Lutas.
Introdução ao estudo da biomecânica aplicada ao profissional licenciado em educação física. Aspectos fisiológicos aplicados à biomecânica. Biomecânica do Tronco. Biomecânica dos membros superiores. Biomecânica dos membros inferiores.
Introdução à Recreação; Recreação Educativa; Recreacionistas; Organização das Atividades Recreativas; Dinâmicas Recreativas; Novas perspectivas para a atuação na prática escolar.
Aprendizagem e desenvolvimento da Dança e suas diferentes modalidades, oferecendo subsídios para o trabalho coreográfico por meio da exploração de movimentos, capacitando e respeitando as habilidades motoras individuais, integrando sua atuação no grupo e oportunizando as diferentes experiências de movimentos ritmados e expressões corporais, seja no âmbito da escola ou em instituições específicas de Dança.
Introdução ao Conhecimento Científico. Métodos Científicos. Estrutura da Ciência. Planejamento de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa.
Propostas rítmicas as quais possibilitem a compreensão dos elementos associados ao ritmo e ao movimento como suporte estrutural para conscientização do fenômeno educacional; vivência do corpo no espaço e reconhecimento da expressão corporal como meio de comunicação; entendimento da Ginástica Rítmica (GR), enquanto disciplina curricular, na formação profissional da área de Educação Física; possibilidade de aprendizagem a nível teórico, prático e metodológico, bem como, de construção de movimentos adaptados aos diferentes campos de trabalho, seja no lazer, na atuação com terceira idade, no treinamento esportivo ou na escola.
Educação, didática e pratica pedagógica. O Planejamento educacional. Organização, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem e avaliação.
Estudo das diferentes tendências e metodologias do trabalho com crianças, levando o acadêmico do curso de licenciatura em Educação Física a conhecer, selecionar, criar, organizar e vivenciar na prática os conteúdos e atividades apropriadas a este público.
A escola, a Educação Física e o Ensino Fundamental; Fundamentos pedagógicos e metodologias de ensino da Educação Física no Ensino Fundamental; Características e perspectivas pedagógicas de crianças e adolescentes na Educação Física no Ensino Fundamental; Currículo, diretrizes curriculares, programas e conteúdo da Educação Física no Ensino Fundamental; Planejamento de aulas, projetos educativos e procedimentos didático-pedagógicos, enfatizando as características de cada ano e a organização da Educação Física no Ensino Fundamental; Prática docente na Educação Física no Ensino Fundamental; As diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física no Ensino Fundamental.
Estudo histórico dos esportes de raquete com a proposta de apresentação das diferentes modalidades praticadas com Raquete e das diferentes metodologias para o ensino dos fundamentos técnicos e táticos, trabalhando a técnica das empunhaduras e diferentes golpes e formas de jogo. Noções de regras dos esportes de raquete, bem como identificar as diferentes modalidades esportivas dos Esportes de Raquete e suas manifestações nas atividades esportivas e recreativas.
A história da educação no Brasil. Políticas e planos de educação no Brasil. Organização administrativa, pedagógica e curricular do sistema de ensino. A educação básica: níveis e modalidades de ensino. Educação infantil. Ensino fundamental. Ensino médio. Educação de jovens e adultos. Educação profissional. Educação a distância. Educação especial. Formação do profissional da Educação Física.
Concepções sobre a surdez e sua língua natural; Ás concepções sobre surdez; Movimento educacional pelo reconhecimento às diferenças: identidade e cultura surda; LIBRAS: um processo de lutas pelo direito linguístico. 2 Aspectos anatômicos e fisiológicos do ouvido humano. Fatores etiológicos da surdez e a classificação oficial segundo o grau de perda auditiva. A importância do diagnóstico precoce e o papel da família e dos educadores. 3 Marcos históricos da educação de surdos no mundo. Educação de surdos no Brasil. Métodos de ensino: oralismo, comunicação total e bilinguismo. 4. Políticas Públicas Educacionais. Educação de Surdos na Educação Especial: primeiros passos. Propostas Educacionais. 5. Características das línguas de sinais. Aspectos gramaticais básicos: parâmetros do sinal. O sistema de transcrição na LIBRAS. Categorias gramaticais na LIBRAS. 6. O que e quem é o Intérprete de LIBRAS? Intérprete Educacional: breve histórico. Formação do Intérprete de LIBRAS e áreas de atuação. 7. Psicologia, sociedade e surdez: a visão terapêutica e o impacto do olhar deficiente sobre o sujeito surdo. Pensamento de respeito à diferença construindo uma “nova Subjetividade. ” Formação do sujeito surdo nos espaços escolares. 8 História dos Movimentos surdos. Movimentos surdos no Brasil. Mercado de trabalho como alvo dos movimentos surdos.
O Direito à Educação. Estudo da estrutura administrativa e organizacional do sistema educacional brasileiro e da legislação básica da educação brasileira. Compreensão da organização e funcionamento da escola, da gestão democrática e órgãos colegiados na educação pública. Observação crítica das políticas e programas da Educação. Origem e gestão dos recursos financeiros na escola pública. Compreensão sobre currículo, cultura escolar, trabalho pedagógico e o cotidiano escolar.
Conceituações e estrutura do treinamento esportivo. Princípios do Treinamento. Meios e Métodos do Treinamento. Caracterização das capacidades físicas. Etapas de preparação desportiva escolar de muitos anos.
Aspectos Gerais do conceito de Deficiência física, mental e cognitiva. O papel do profissional da Educação Física em relação às deficiências. Introdução as práticas do profissional de Educação Física e suas aplicações à Educação e integração deste portador de necessidades especiais no contexto coletivo e individual. Educação Física Especial enquanto campo de atuação profissional e fenômeno sociocultural, na valorização das diferenças nos diferentes segmentos da sociedade. Qualificar futuros profissionais através de projetos de extensão, para que os acadêmicos sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito da aplicação das mais diversas áreas da Educação Física.
A escola, a Educação Física e o Ensino Médio; Fundamentos pedagógicos e metodologias de ensino da Educação Física no Ensino Médio; Características e perspectivas pedagógicas de adolescentes na Educação Física no Ensino Médio; Currículo, diretrizes curriculares, programas e conteúdo da Educação Física no Ensino Médio; Planejamento de aulas, projetos educativos e procedimentos didático- pedagógicos, enfatizando as características de cada ano e a organização da Educação Física no Ensino Médio; Prática docente na Educação Física no Ensino Médio; As diferentes abordagens pedagógicas da Educação Física no Ensino Médio.
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Atividade Estensionista
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
Faça nossa redação on-line e gratuita
Perfil Profissional
Tem afinidade com atividades físicas, facilidade em ensinar e gosta do contato interpessoal. Além de disposição para aprender sobre o funcionamento do corpo humano, buscando a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Atuação
Educador no ensino fundamental, médio e superior; desenvolvimento de projetos; podendo também atuar em instituições privadas ou na rede pública.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

