Design de Interiores
4 SEMESTRES
TECNÓLOGO
PRESENCIAL
GRADUAÇÃO
NOTURNO
Quer criar, evidenciar, transformar e ser reconhecido profissionalmente? Design de Interiores é pra você!

Nosso curso é nota 5 pelo MEC e conta com:;
- Salas de aulas práticas para desenho;
- Laboratório de conforto ambiental, de maquetes, informática e de realidade virtual;
- Práticas acadêmicas como a UNIGRAN Decor, em que o aluno pode projetar e executar ambientação e interiores, ainda na faculdade;
- Corpo docente altamente qualificado e com prática de mercado.
Apresentação
O tecnólogo em Design de Interiores possui todas as credenciais necessárias para projetar os interiores levando em consideração o equilíbrio entre estética, funcionalidade, conforto e custo. E, para uma formação de excelência, a UNIGRAN coloca à disposição dos acadêmicos uma enorme gama de títulos relacionados ao tema disponíveis na biblioteca, como também laboratórios e atividades para a prática profissional.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Nathieli Keila Takemori Silva
(67) 3411-4245
designdeinteriores@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Sexta-Feira 08:00 às 11:00
VESPERTINO
NOTURNO
Segunda-Feira 18:00 às 22:00
Terça-Feira 18:00 às 22:00
Quarta-Feira 18:00 às 22:00
Quinta-Feira 18:00 às 22:00
Sexta-Feira 18:00 às 22:00
sobre o curso
Definição de Design de Interiores. Profissionais relevantes para a profissão de design de interiores. Caracterização da profissão e áreas de atuação do Designer de Interiores. Fundamentação de princípios básicos do Design de Interiores. Busca de compreensão de caráter, estilos e tendências na decoração.
Estabelecimento de relações entre personalidade, autoconhecimento e crescimento pessoal. Informação sobre gestão de pessoas e planejamento estratégico dentro do design de interiores. Busca da compreensão de liderança, cultura organizacional e negociação. Etiqueta social e o estabelecimento de relações entre ética, moral e comportamento do profissional de design de interiores. Reflexão sobre marketing estratégico e marketing pessoal. Introdução à gestão de pessoas em processos organizacionais e gestão de relacionamentos profissionais. Orientação sobre comunicação e oratória profissional.
Estabelecimento de relações entre personalidade, autoconhecimento e crescimento pessoal. Informação sobre gestão de pessoas e planejamento estratégico dentro do design de interiores. Busca da compreensão de liderança, cultura organizacional e negociação. Etiqueta social e o estabelecimento de relações entre ética, moral e comportamento do profissional de design de interiores. Reflexão sobre marketing estratégico e marketing pessoal. Introdução à gestão de pessoas em processos organizacionais e gestão de relacionamentos profissionais. Orientação sobre comunicação e oratória profissional.
Busca da compreensão de desenho arquitetônico. Desenvolvimento de vocabulário técnico e caligrafia técnica. Aplicação da representação dos elementos arquitetônicos e hierarquia de traços. Entendimento de escalas e cálculos arquitetônicos. Construção do desenho técnico no plano bi e tridimensional. Desenvolvimento de representação gráfica de planta, layouts, cortes, elevações, vistas. Aplicação de detalhamento técnico dos elementos projetados. Diagramação de prancha e Normas Técnicas de representação gráfica.
A cor como elemento de comunicação visual. Conceito, definições, classificação, percepção e propriedades da cor na comunicação visual. O processo criativo em trabalhos teóricos e práticos. Estudos gráficos com aplicações no contexto bidimensional e tridimensional no Design de Interiores. Aplicações conceituais na prática.
Estudos práticos sobre a expressão e a linguagem do desenho. Elaboração de desenho de observação de objetos e paisagens. Organização dos elementos compositivos na superfície bidimensional. Experimentação de enquadramento e representação de planos. Os elementos visuais (o ponto, a linha, a forma, texturas). Sólidos geométricos. Desenho geométrico e linguagem visual. Criação de volume através do uso de variação tonal (luz e sombra). Detalhamento de perspectiva de um ponto de fuga. Introdução à perspectiva de dois pontos de fuga.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Semiótica e suas diferentes perspectivas no conhecimento, comunicação, estética e design.
Análise crítica sociocultural do espaço que será projetado, compreensão bi e tridimensional e das técnicas projetuais. Aplicação da metodologia de projetos de interiores no desenvolvimento de projeto para ambientes residenciais. Ênfase em estudos preliminares e anteprojetos privilegiando a interdisciplinaridade.
Aspectos da produção artística e sua relação com a cultura na qual foi concebida. Conceitos, valores e questões estéticas presentes nos principais movimentos artísticos, da Pré-história ao século XXI, no Brasil e no mundo. Interface entre a história do design e do mobiliário, no Brasil e no mundo. Estabelecimentos de relações entre arte, design e mobiliário. A arte e o design aplicados no cotidiano do profissional.
Enfoque de forma sistêmica e eficaz dos processos de elaboração de projetos de interiores mediante a utilização de ferramentas digitais ligadas à Computação Gráfica como, por exemplo, o software AutoCad 2D.
Caracterização e especificação das diversas técnicas e materiais aplicados no projeto de interiores. Levantamentos de quantitativos. Tendências e estilos aplicados aos materiais. Nomenclatura e expressões usuais em projeto, indústria e comércio de materiais. Normas Técnicas e legislação vigentes. Sustentabilidade ambiental aplicada à escolha das técnicas e materiais para interiores. Elaboração de memorial descritivo e manual do proprietário para manutenção e conservação dos materiais.
Definição de criatividade e sua interface com a metodologia de projeto. Fundamentos do design e sua aplicação ao design de interiores. Busca do potencial criativo por meio de diferentes materiais e meios de expressão. Experimentação dos diferentes tipos de processos criativos e instrumentos de linguagem gráfica. Ideia e ideação. A função da prototipagem no desenvolvimento de projetos. A rotina do pensamento criativo usado para vencer o bloqueio no processo de criação. Introdução ao visual merchandising: história e sua função. Discussão sobre a atuação do designer e o método de trabalho na área de visual merchandising.
Análise crítica sociocultural do espaço que será projetado, compreensão bi e tridimensional e das técnicas projetuais. Análise das dimensões funcionais e simbólicas, as necessidades dos usuários e as demandas de mercado. Aplicação da metodologia de projetos de interiores no desenvolvimento de projeto para ambientes comerciais. Ênfase em estudos preliminares e anteprojetos privilegiando a interdisciplinaridade.
A compreensão do espaço 3D e uma visão abrangente dos métodos de modelagem digitais. Subsídios ao manejo de vistas, acabamentos e formas de apresentação de projetos de interiores em maquetes eletrônicas.
Bases conceituais: espaço, luz, arquitetura. A Luz: uso e linguagem. A luz como elemento do projeto de interiores: luz natural e luz artificial. Exigências humanas de conforto luminoso. Grandezas luminotécnicas. Abordagem teórico-prática sobre lâmpadas e aparelhos de iluminação empregados na construção civil, objetivando a prática luminotécnica em projetos de Design de Interiores. Conhecimentos sobre instalações prediais básicas, sobretudo, instalações elétricas. Normas Técnicas e legislação vigentes. Retrofit e a sustentabilidade ambiental.
Visão geral da história do paisagismo e da profissão de paisagista. Introdução à vegetação como elemento de projeto. Compreensão das escalas de projetos paisagísticos. Aplicação dos princípios de paisagismo na prática projetual. Métodos de desenvolvimento de projeto paisagístico. O paisagismo como elemento de conexão entre ambientes internos e externos. Biofilia e visão crítico-reflexiva dos efeitos das escolhas de materiais e técnicas de construção sobre o meio ambiente na atualidade. Sustentabilidade ambiental aplicada à escolha de materiais naturais e espécies vegetais para o projeto paisagístico. O desenho da paisagem como meio de educação ambiental. Desenvolvimento de prática projetual em paisagismo.
Introdução à história das práticas ergonômicas. Conceitos, características e desenvolvimento da ergonomia para avaliação do desempenho do sistema homem-máquina, trabalho-ambiente aplicado ao Design de Interiores. Antropometria e a relação das dimensões humanas e os espaços interiores. Desenho Universal e Acessibilidade aplicada em projetos de interiores. Adaptação dos espaços e do mobiliário para o conforto ambiental e ergonômico. Estudo sobre os efeitos de insolação e ventilação natural, sustentabilidade e a habitabilidade das edificações. Avaliação termodinâmica e acústica dos materiais utilizados na construção civil e sua aplicação para ampliar o conforto ambiental e a sustentabilidade. Aplicação dos estudos ergonômicos e dos diferentes materiais em projetos de interiores para melhorar o conforto ambiental e a sustentabilidade da habitação.
Estabelecimentos de relações entre cultura, design e sociedade. Abordagem de aspectos culturais aplicados ao design: identidade, estilo de vida, gosto estético, formas, ecologia cognitiva e etnografia urbana. Leitura antropológica da vida cotidiana e sua influência no design e no consumo. Apresentar os aspectos que compõem a cultura brasileira, seus elementos e as diferenças étnicas, sociais e regionais. Conhecer os fatores que interferem na identidade cultural. Introdução à análise etnográfica das práticas cotidianas: uso dos objetos, a relação com o lugar, as interações pessoais.
Desenvolvimento de estudos e projetos para eventos efêmeros e cenográficos, considerando os contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais; as dimensões funcionais e simbólicas, as necessidades dos usuários e as demandas do mercado. Aplicação prática dos conceitos estudados, priorizando a interdisciplinaridade.
Desenvolvimento de projeto de mobiliário e objetos personalizados para o segmento da ambientação de espaços interiores, considerando os contextos sociais, culturais, econômicos e ambientais; as dimensões funcionais e simbólicas, as necessidades dos usuários e as demandas do mercado. Aplicação prática dos conceitos estudados, priorizando a interdisciplinaridade.
Cálculo de quantitativo de serviços. Especificações de materiais e serviços. Pesquisa de mercado de materiais, mão-de-obra e equipamentos. Composições de custo unitário. Composição de verba e BDI. Organização de orçamentos de custo e de venda. Curva ABC. Gerenciamento, planejamento e controle. Compatibilização de projetos. Planejamento da produção, cadeia de suprimentos: compras e qualificação de fornecedores, locação de máquinas e equipamentos, planejamento e controle de estoques, recebimento de materiais, armazenagem, gestão da distribuição física. Dimensionamento da mão-de-obra. Planejamento de tempo e de custos. Cronogramas físico-financeiro. Parâmetros de controle e precificação de projetos de interiores.
Busca de compreensão sobre o panorama nacional e internacional das pesquisas em design de interiores, usando o design como forma de inserção de tecnologias para a melhoria na qualidade de vida e manutenção das tradições culturais locais. Orientação sobre a metodologia científica aplicada à pesquisa no design de interiores. Análise crítica sobre a aplicação do design de interiores em projetos especiais. Direitos humanos aplicados ao Design de Interiores. Estudos de caso sobre projetos especiais como franquias e lojas, tiny houses, retail design, design social, design biofílico, light design, design de serviços, entre outros.
Conceitos e práticas, sempre referidos a atualização do profissional em relação a todos os elementos responsáveis pelo sucesso e sobrevivência do seu negócio. A adequação entre a imagem e o objetivo, entre o financeiro e a ética. Estudo das possibilidades e posturas a serem adotadas em relação a cada segmento que compõe o conteúdo que envolve a sobrevivência e saúde financeira da atividade. Conhecimentos de marketing aplicados. Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no estudo do perfil do empreendedor, nas técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades, na aquisição e gerenciamento dos recursos necessários ao negócio, fazendo uso de metodologias que priorizam técnicas de criatividade e da aprendizagem proativa.
Discussão sobre as diferentes áreas de atuação do designer de interiores e a responsabilidade profissional sobre a inclusão de minorias, relações étnico raciais e indígenas e sobre a sustentabilidade ambiental. A pesquisa sobre cultura aplicada ao design de interiores. Branding pessoal, marketing digital e posicionamento profissional na atualidade. Aprofundamento crítico na conceituação de projetos de interiores e sua importância para a educação e bem-estar da população. Experimentação de vendas de projetos e serviços na área de design de interiores. A função do conselho de classe na atuação profissional do designer.
Constituição Federal e Política Nacional do Meio Ambiente-PNMA; Competências Ambientais; Danos ambientais e Licenciamento Ambiental ( AIAEIA e RIMA); Estatuto da cidade, Plano diretor e Código Florestal; Política nacional de saneamento básico e Política nacional de recursos hídricos; Política Nacional de Resíduos sólidos e poluição atmosférica (proconve); Responsabilidade administrativa, civil e criminal ambiental; Perícia ambiental e fundamentação legal.
Introdução a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Contexto histórico e sociológico do Sujeito Surdo no Mundo. Contexto Histórico na Contemporaneidade e a Proibição da Língua de Sinais. Métodos de Ensino na Língua de Sinais. Anatomia do Ouvido Humano. Políticas Públicas, Legislação Brasileira e a sua relação com a Acessibilidade e a Atuação do TILS. Formação do Tradutor Intérprete de Libras no Brasil. Introdução à Gramática da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. A diversidade cultural e racial, Procedência do Racismo. Políticas afirmativas, a representação do índio e do negro. História da África e a história dos povos indígenas.
Os jusnaturalistas: uma introdução sobre direitos humanos. Direitos Humanos: Questões Conceituais. Os direitos humanos a partir da Segunda Guerra. Direitos Humanos em perspectiva transnacional.
Nota do ENEM
Transferência
Portador de Diploma
Vestibular
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Perfil Profissional
Criativo, observador, curioso, com olhar crítico, proativo e inovador. Organizado, versátil e apaixonado por arte e cultura.
Atuação
Projetos de Interiores Residenciais e Comerciais, desenho de mobiliário, projetos de vitrines, gerenciamento de obras de decoração, decoração de eventos, desenho de iluminação, desenho de produtos e educação.
Convênios
A UNIGRAN também estabelece parcerias com empresas e entidades, garantindo descontos especiais para funcionários e seus dependentes. Essa iniciativa busca não apenas facilitar o acesso à educação superior, mas também fortalecer os laços com a comunidade local, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
Bolsa Estudante Indígena
O estudante que comprovar-se indígena tem 50% de desconto nas mensalidades, concedido pela UNIGRAN. O acadêmico deve participar dos programas de extensão voltados para sua comunidade indígena, em contrapartida.
Egressos
A UNIGRAN valoriza a jornada acadêmica de seus alunos e reconhece o esforço dedicado durante o curso. Por isso, os egressos* do ensino presencial contam com descontos especiais nas mensalidades, podendo chegar a até 50%.
*considera-se aluno egresso aquele que concluir pelo menos uma graduação ou pós-graduação na Unigran Capital ou Unigran Dourados.
Desconto Família
Desconto concedido para membros da mesma família, com dependência comprovada. Para candidatar-se a esse programa o aluno deve: estar devidamente matriculado; trazer documentos comprobatórios de vínculo familiar e financeiro.
Estágio
Se o aluno não for elegível para nenhum dos programas acima mencionados, ele ainda tem a oportunidade de se candidatar ao Estágio Interno da UNIGRAN. Este programa oferece atividades práticas que complementam os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso.
O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza (conforme dispõe a Lei nº 6494 de 7 de dezembro de 1977, e posteriormente alterações dos Decretos 87.497, de 18 de agosto de 1982 e 89.467, de 21 de março de 1984) e o estudante beneficiado pelo programa receberá apoio financeiro sob a forma de concessão de desconto na mensalidade.
MS Supera
Programa do Governo Estadual (MS) em que o acadêmico recebe um auxílio financeiro no valor de 1 (um) salário mínimo para ter condições de permanência e conclusão na graduação. O processo seletivo é feito pelo site da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul (www.sead.ms.gov.br/programa-ms-supera) e fica aberto durante o ano letivo.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), uma iniciativa do Ministério da Educação, oferece suporte financeiro para estudantes de instituições privadas de ensino superior. Com o Fies, os alunos podem receber financiamento de até 100% do valor da mensalidade, considerando a situação socioeconômica de suas famílias. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. As inscrições são feitas online.
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VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
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