Letras (Português/Inglês)
8 SEMESTRES
LICENCIATURA
EAD
GRADUAÇÃO
Letras (português/inglês) | Faculdade a Distância | Unigran EAD

O curso de Letras (Português/ Inglês) forma professores para ensinar Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna - Inglês na Educação Básica (Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio). Ao longo do curso, as disciplinas estudadas permitem ao graduando desenvolver competências e habilidades essenciais ao exercício profissional, com o objetivo de torná-los profissionais críticos, éticos e cidadãos na área de Letras.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Me. Julyana Moreira da Silva
(67) 3411-4139
letras.ead@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 07:30 às 11:30
Terça-Feira 07:30 às 11:30
Quarta-Feira 07:30 às 11:30
Quinta-Feira 07:30 às 11:30
Sexta-Feira 07:30 às 11:30
VESPERTINO
NOTURNO
sobre o curso
Educação, Didática e prática pedagógica. A formação de professores de Língua Portuguesa e a ação docente. O planejamento educacional. Organização, execução e avaliação do processo ensino-aprendizagem à luz da BNCC.
O contexto da psicologia da educação: o desenvolvimento humano e as teorias da aprendizagem. As aplicações da psicologia do desenvolvimento e das teorias da aprendizagem no processo educacional e na prática pedagógica.
Tecnologia e educação: conceitos e contexto histórico. Fundamentos das tecnologias educacionais. As mudanças no ensino brasileiro devido a presença da tecnologia da informação. Estudo das políticas e programas educacionais voltados para o uso das tecnologias. Recursos tecnológicos presentes no ambiente educativo. Educação presencial, educação a distância versus ensino hibrido. Informática e as mídias na educação a distância. Formação profissional docente para o uso das tecnologias. Alfabetização midiática e informacional e as metodologias ativas no ambiente educativo contemplado na BNCC.
Introdução à Filosofia. Análise Filosófica das Ciências e da Religião. O período mítico. Introdução à Filosofia Grega. Os Pré-Socráticos. Patronos da Filosofia Grega. Os Períodos Filosóficos. A Maioridade da Razão. A Filosofia Moderna e Contemporânea.
Concepções sobre a surdez e sua língua natural. As concepções sobre surdez. Políticas Públicas Educacionais. Educação de Surdos na Educação Especial: primeiros passos. Propostas Educacionais. Características das línguas de sinais. Aspectos gramaticais básicos: parâmetros do sinal.
Introdução à Ecologia. Poluição Ambiental. Impacto das atividades humanas. Legislação, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Educação Especial e Educação Inclusiva; Políticas públicas para Educação Inclusiva; Políticas para educação indígena; Legislação Brasileira; Acessibilidade à escola e ao currículo. Direitos humanos. Racismo, Pluralidade Cultural, Lei 10639/2003 e Lei 11645/2008. O professor e a diversidade cultural e racial.
História da Educação no Brasil. Políticas e Planos de Educação no Brasil. Organização Administrativa, Pedagógica e Curricular do Sistema de Ensino: a BNCC. A Educação Básica: níveis e modalidades de ensino. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ensino Médio. Educação de Jovens e Adultos.
A origem do curso de Letras. Escrita e leitura: habilidades imprescindíveis para o acadêmico de Letras. Estudos emergentes na área de Letras. Mercado de trabalho na área de Letras.
O processo de comunicação. Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais: resumo, resenha e artigo científico.
Conceito de Literatura e de Teoria da Literatura. Literatura e gêneros literários. As funções e a natureza da Literatura. Noções básicas de escansão. Gêneros literários: elementos constitutivos da poesia, da dramaturgia e da narrativa.
Linguagem e Comunicação. Texto. Textualidade. Tipologia Textual. Gêneros Textuais contemplando a BNCC. A Leitura como Produção Textual. Interpretação de Textos. Produção textual.
Compreensão dos aspectos globais e multiculturais relacionados à língua inglesa, conforme a BNCC. Desenvolvimento da compreensão e expressão oral e escrita em língua inglesa no nível iniciante. Introdução ao desenvolvimento de estratégias de leitura e de escrita. Introdução à competência comunicativa em língua inglesa. Produções textuais em língua inglesa com foco nos conteúdos e temas apresentados.
Generalidades sobre o indo-europeu e as línguas europeias pré-românicas. Sinopse histórica das línguas itálicas e expansão do Latim. Fixação do Latim nos substratos linguísticos da Península Ibérica. Dialetação do Latim Vulgar e formação dos romances ibéricos. Estudo elementar de metaplasmos e a periodização do Português Europeu. Expansão da Língua Portuguesa fora da Europa. Peculiaridades na formação do Português do Brasil.
Estudo de obras das Literaturas brasileira e portuguesa de diversos períodos cronológicos em associação com tópicos da História e das Ciências Sociais, enfatizando os caracteres que apontam para a formação da identidade nacional, privilegiando-se as obras produzidas desde a origem até o Arcadismo. Viagem e o Novo Mundo.
Noções gerais sobre as línguas. Breve história da Linguística. Linguagem e língua. Saussure. Chomsky e Bakhtin.
A cultura de conteúdos, contextos e formas literárias brasileiras e portuguesas do Romantismo, Realismo, Simbolismo, do Pré-modernismo e do Modernismo (a escritura intimista, documental, experimental, concretista e ultrarrealista). História, Nacionalidade, Identidade e Memória contempladas na BNCC.
Estudo de conceitos básicos de fonética e fonologia da Língua Portuguesa e prática de análise linguística. Elementos de fonética articulatória. Elementos de fonologia. Ortografia e Pontuação. Caracterização da transferência da linguagem oral para a escrita. O novo acordo ortográfico. Reflexão sobre os conteúdos de fonética, fonologia e ortografia no ensino de Língua Portuguesa da educação básica à luz da BNCC.
Desenvolvimento da compreensão e expressão oral e escrita em inglês em nível básico. Estudo de aspectos linguísticos e discursivos da língua inglesa. Reflexão sobre os processos de aprendizagem de língua inglesa bem como a introdução de estruturas gramaticais, ampliação do vocabulário e regras gramaticais.
Surgimento da literatura infantil e infantojuvenil. Precursores da literatura infantil (Charles Perrault, Irmãos Grimm e Andersen). A Formação da literatura infantil brasileira. Monteiro Lobato: o homem, o editor e o autor. A literatura infantojuvenil pós-Monteiro Lobato. Contos de fadas contemporâneos. O Papel do(a) professor(a) como mediador(a) da leitura, letramento literário, à luz da BNCC.
Prática de leitura e produção de textos argumentativos, com ênfase em seus aspectos semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos característicos: operadores argumentativos, tipos de argumentos e estratégias de argumentação. Reflexão sobre o caráter da argumentação nas diferentes modalidades textuais (propaganda, editorial, artigo de opinião, ensaio, debate) e sobre a noção de “adequação” no uso de raciocínios argumentativos.
Fase preparatória para o estágio. Métodos e técnicas de ensino. Processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio. Observação da realidade educacional.
Estudo dos elementos mórficos; tipos de morfemas; derivação; formação e estruturação das palavras. Classes e categorias das palavras na Língua Portuguesa e suas flexões; substantivo; artigo; pronome; preposição; conjunção; interjeição; verbo; adjetivo; advérbio; numeral. Reflexão crítica acerca do ensino de Gramática nos ensinos fundamental e médio à luz da BNCC.
Estudo dos fundamentos da morfossintaxe da língua inglesa em nível pré-intermediário. Estudo gramatical contextualizado. Aperfeiçoamento das quatro habilidades básicas - ler, escrever, ouvir e falar. Apresentação de vocabulário e aspectos culturais diversos contemplando a BNCC. Desenvolvimento da habilidade de planejar e aplicar os conteúdos estudados pedagogicamente através da prática como componente curricular.
Estudo das obras da Literatura Brasileira de diversos períodos cronológicos em associação com tópicos da História e das Ciências Sociais, enfatizando os caracteres que apontam para a formação do leitor no Brasil e para o diálogo entre textos.
A importância da leitura para a escrita. Produção de Projetos de Extensão. Fala e Escrita. Estratégias de construção do texto falado. Análise de conversação.
Introdução à Sintaxe da língua portuguesa contemporânea escrita. Funcionamento morfossintático da língua portuguesa. A estruturação do sentido: enunciação, enunciado, frase, oração e período. Classes e Funções. Estrutura sintagmática e as relações e funções das unidades linguísticas que constituem o período simples. Constituintes da oração: sujeito e predicado. A teoria da predicação. A função dos sintagmas da oração segundo a tradição gramatical e os usos não contemplados pela NGB. Aspectos gramaticais e discursivos correlacionados: ordem dos constituintes e funções discursivas. Organização sintático-funcional do enunciado no sistema de pontuação. Visão analítica e crítica das perspectivas teóricas adotadas na descrição da língua portuguesa. Prática de análise linguística conforme a BNCC.
A organização do trabalho acadêmico, A Ciência, Natureza do conhecimento e tipos de conhecimentos e como elaborar um seminário, Leitura, Resumo e resenha, fichamento e citações, O projeto de pesquisa: como escolher um tema, Citações, Trabalho científico: parte do processo científico.
Estudo de obras das Literaturas Brasileira e Portuguesa do Período Modernista.
Fase preparatória para o estágio. Métodos e técnicas de ensino. Elaboração dos Cronogramas e Planos de aula. Regência das aulas para uma prática do e realidade educacional, elaboração do Relatório Final da Regência das aulas de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental e Médio.
Estudo exploratório e investigativo sobre a prática de ensino de língua inglesa em espaços formais de educação na etapa Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) através da articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os métodos e técnicas de ensino; bem como, processo de ensino-aprendizagem. Observação da realidade educacional.
Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Apresentação do Projeto Final de Pesquisa para o professor-orientador visando à iniciação da pesquisa. Pesquisa e leitura de textos científicos relacionados ao tema do TCC. Construção e elaboração do Artigo Científico: estrutura e suas etapas. Emprego das Normas da ABNT no Artigo Científico. Apresentação Gráfica do Artigo Científico. Defesa do Artigo Científico.
Estudo exploratório e investigativo sobre a prática de ensino de língua inglesa em espaços formais de educação na etapa Ensino Médio (1º ao 3º ano) através da articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os métodos e técnicas de ensino; bem como, processo de ensino-aprendizagem. Observação da realidade educacional.
Estudo exploratório e investigativo sobre a prática de ensino de língua inglesa em espaços formais de educação na etapa Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio por meio da articulação entre investigação da prática e reflexão sobre os métodos e técnicas de ensino; bem como, processo de ensino-aprendizagem. Observação da realidade educacional.
Contexto histórico das literaturas de língua inglesa. Eras literárias. Autores relevantes. As literaturas de língua inglesa no século XXI. Influência em outras artes. Análise e crítica de textos de acordo com as orientações da BNCC.
Estudo das formas e construções linguísticas de nível avançado; Multiutilização da língua estrangeira.
Estudo de textos, autores e temas da produção literário-cultural oriundas de países e/ou regiões da África que tem a Língua Portuguesa como bem sociocultural, contextualizando-os em meio ao estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira, da luta dos negros e influência no Brasil, da cultura negra e do negro na formação da sociedade nacional, bem como a relevância e compreensão dessas produções que ganham cada vez mais atenção de estudiosos em crítica literária moderno-contemporânea.
Introdução aos estudos linguísticos. Trama histórica que enreda o pensamento linguístico. Paradigma formalista e funcionalista. Especificidades e características das variadas teorias linguísticas: da Pragmática, da Análise da Conversação, da Análise do Discurso, da Sociolinguística e da Semiótica. Pesquisa e ensino. Implicações das diferentes perspectivas e abordagens do fenômeno da linguagem em relação ao ensino e à aprendizagem de língua portuguesa. Perspectiva interacional da linguagem.
Estudo teórico e metodológico como norteadores para o ensino da segunda língua. Planejamento de aulas de Língua e Literaturas de Língua Inglesa para o ensino fundamental (séries finais) e ensino médio em forma de minicurso ou projeto, as quais estejam coerentes com as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular no que concerne à Língua Estrangeira e demais documentos oficiais. Elaboração de material didático para o ensino de Língua Inglesa. Regência. Escrita do Relatório de Regência.
Estudo teórico e metodológico como norteadores para o ensino da segunda língua. Planejamento de aulas de Língua e Literaturas de Língua Inglesa para o ensino fundamental (séries finais) e ensino médio em forma de minicurso ou projeto, as quais estejam coerentes com as orientações propostas na Base Nacional Comum Curricular no que concerne à Língua Estrangeira e demais documentos oficiais. Elaboração de material didático para o ensino de Língua Inglesa. Regência. Escrita do Relatório de Regência.
Panorama geral da Semiótica como ciência geral dos processos de comunicação e significação. Teorias semióticas. Semiótica e ciências afins. Domínios da Semiótica.
As Atividades Complementares integram a parte flexível do currículo dos cursos de graduação ministrados pelo Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN –, sendo o seu integral cumprimento indispensável para a obtenção do diploma de graduação.
Formas de Ingresso
VESTIBULAR:
Processo seletivo para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. O candidato pode realizar o vestibular em datas fixadas ou agendar a prova no polo, conforme datas previstas no calendário.
PORTADOR DE DIPLOMA:
Quem possui curso superior pode ingressar como portador de diploma, sendo dispensado do vestibular.
ENEM:
Candidatos que realizaram o ENEM e atingiram a média podem fazer matrícula sem necessidade de prestar o concurso vestibular.
TRANSFERÊNCIA DE OUTRAS IES:
Mediante análise do histórico escolar, o aluno pode fazer transferência de outra instituição.
Perfil Profissional
Campo de Atuação
O profissional de Letras poderá atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; gerador de pesquisa e estudo em ambiente virtual; produtor de conteúdo (conteudista) em instituições que ofereçam cursos na modalidade EAD; coordenador de projetos educacionais; redator e revisor de textos; resenhista/articulista; consultor de assuntos da linguagem; editor de periódicos acadêmico-científicos, revistas culturais e de jornais; parecerista de concursos literários e áreas afins; pesquisador; crítico literário; produtor de documentários e materiais educativos; assessor cultural; tradutor e intérprete; entre outros segmentos que exijam um profissional da linguagem.
Esse profissional poderá trabalhar em empresas jornalísticas, escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio, cursos preparatórios para concursos e vestibulares, Universidades, agências de publicidade, emissoras de rádio e TV, departamento de comunicação em empresas privadas, escolas de idiomas, editoras e também como autônomos na preparação e correção de materiais educativos e/ou do meio empresarial.
DESCONTO INDÍGENA
PONTUALIDADE
CONVÊNIO EMPRESARIAL
DESCONTO FAMÍLIA
A Unigran EAD concede descontos nas mensalidades de alunos membros do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação, semipresencial e pós-graduação. Para efeitos de aplicação do desconto, são entendidos como membros do mesmo grupo familiar: pai, mãe, cônjuge/companheiro(a), filhos, enteados e irmãos. É concedido o desconto de 15% (quinze por cento) do valor da mensalidade para o segundo membro. A partir do terceiro membro da família matriculado, desconto é de 20% (vinte por cento). Se houver um quarto membro, é concedido desconto de 25% (vinte e cinco por cento). Para ter direito ao benefício, todos os membros devem estar devidamente matriculados. A concessão do desconto é aprovada a partir do mês seguinte em que o requerimento foi protocolado até o final do semestre, sendo que o Desconto Família não acumula com outros descontos concedidos pela IES. Confira os documentos necessários para solicitar o benefício: Cópia da certidão de nascimento atualizada, para os estudantes solteiros; Cópia da certidão de casamento ou do documento legal que comprove a união estável, quando os estudantes forem casados ou companheiros;
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

