Administração
8 SEMESTRES
BACHAREL
EAD
GRADUAÇÃO
Administração | Faculdade a Distância | Unigran EAD

O curso de Administração na modalidade a distância da UNIGRAN EAD busca formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado atual, requerendo do acadêmico competências como autonomia, proatividade e habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Além disso, é essencial que o aluno demonstre capacidade analítica, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas para lidar com as demandas complexas do ambiente empresarial contemporâneo. A busca constante pelo aprendizado, adaptabilidade às mudanças e ética profissional são valores fundamentais para o sucesso neste curso e na carreira de administração.
Fale com a coordenação

Coordenador(a)
Me. Valdir da Costa Pereira
(67) 3411-4180
administracao.ead@unigran.br
Horários de atendimento
MATUTINO
Segunda-Feira 08:00 às 11:00
Terça-Feira 08:00 às 11:00
Quarta-Feira 08:00 às 11:00
Quinta-Feira 08:00 às 11:00
Sexta-Feira 08:00 às 11:00
VESPERTINO
Segunda-Feira 13:00 às 17:00
Terça-Feira 13:00 às 17:00
Quarta-Feira 13:00 às 17:00
Quinta-Feira 13:00 às 17:00
Sexta-Feira 13:00 às 17:00
NOTURNO
sobre o curso
Evolução do pensamento científico. Níveis de conhecimento. Conceito de ciência. Ética e conhecimento científico. Métodos científicos: definição e etapas. Métodos e técnicas de estudo. Trabalho didático-científico. Normas da ABNT. Pesquisa, projeto de pesquisa e tipos de pesquisa.
Introdução a Psicologia. Teorias da Personalidade e suas aplicações nas organizações. Psicologia Organizacional. Relações Humanas no Trabalho. Psicologia Social. Inteligência Emocional. Motivação. Liderança e Trabalho em equipe.
Introdução à Contabilidade Básica. Definições de Contabilidade. Definição de patrimônio. Situações patrimoniais possíveis. Organização das contas na contabilidade. Contas do ativo. Contas do passivo. Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Balancete de Verificação. Plano de Contas. Princípios Fundamentais da Contabilidade. Formas Jurídicas das Empresas. Noção de constituição de Empresas.
O Administrador e seu ambiente. As organizações. A Administração. Tipos de estruturas organizacionais. Sistemas Administrativos e Processo de Tomada de decisões. Desenvolvimento Gerencial. O processo de Comunicação nas Organizações. A vida e os Conceitos de Peter Drucker.
Matemática Básica, Raciocínio lógico. Proporções. Divisão proporcional. Operações sobre mercadorias. Juros e descontos simples. Juros compostos.
Juros compostos, Taxas e valores. Rendas certas e anuidades I e II. Empréstimos e Sistemas de amortização ,taxa real, taxa real e taxa de inflação.
Noções Gerais do Direito. Pessoa natural e jurídica. Bens móveis e imóveis. Dos fatos e atos jurídicos. Obrigações. Responsabilidade Civil. Introdução ao Direito do Consumidor. Noções de Direito do Consumidor: conceito de consumidor e de fornecedor. relação de consumo. Política Nacional das Relações de Consumo: objetivos. instrumentos. Princípio da Vulnerabilidade. Direitos Básicos do Consumidor: conteúdo. rol exemplificativo. Responsabilidade pela qualidade de produtos e serviços: fato e vício do produto e do serviço. Das Práticas Comerciais: publicidade. informações. práticas abusivas. cobrança de dívidas. Banco de dados e cadastros de consumidores e fornecedores. Proteção contratual: contratos de adesão. cláusulas abusivas.
Apuração simplificada do resultado do exercício, como contabilizar juros, Aluguéis e descontos, Aspectos da constituição de uma empresa, Operações com mercadorias, Fatos e tributos que influenciam as compras e as vendas, Controle de estoques, Depreciação e amortização e Resultado do exercício.
A formação da consciência crítica. O problema do conhecimento. Introdução às ciências sociais e as suas abordagens. As grandes questões da humanidade relacionadas ao mal estar na cultura contemporânea e a ética da gestão. Análise contextual e a necessidade da interdisciplinaridade.
Fundamentos teóricos do conceito de empreendedorismo. Conceito de Empreendedorismo. Tipos de Empreendedorismo: empreendedorismo e intra-empreendedorismo ou empreendedorismo corporativo. Perfil do empreendedor. Requisitos para o trabalho como empreendedor. Identificação de oportunidades de negócio. Avaliação e seleção de oportunidades de negócio. Definição de um novo negócio. Planejamento de um novo negócio.
Relações entre qualidade e produtividade. Importância, dinâmicas e estratégia da produtividade (sobrevivência e produtividade). Evolução dos conceitos e das práticas de gestão da qualidade. Princípios da qualidade. Técnicas e ferramentas de gestão da qualidade e produtividade nas operações de produção. Qualidade em serviços. Família ISO.
Introdução a economia. Evolução do pensamento econômico. Introdução a microeconomia. Demanda , oferta e equilíbrio de mercado. Produção e custos. Estruturas de mercado.
Conceitos básicos de estatística. Medidas. Probabilidade. Introdução à pesquisa. Tabulação de dados e comunicação de resultados.
Terminologia em custos, rateio, Mão de obra, Margem de Contribuição, Pontos de Equilíbrio, Alavancagem Operacional, Margem de Segurança, Custeio por Absorção, Variável e Mark-up.
A importância do conhecimento básico sobre a legislação trabalhista voltada para o administrador. Introdução à legislação social. Princípios do Direito do Trabalho. Requisitos para a caracterização do contrato de trabalho. Empregado Doméstico. Trabalhador Rural. Empregador. Terceirização. Espécie de Contrato. Duração do Trabalho. Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho. Férias. RSR e Feriados. Salário. Dano patrimonial e moral. Ajuste e fixação salarial. Igualdade Salarial. Extinção do Contrato de Trabalho. Aviso prévio. Resolução do contrato de trabalho - Justa causa. Estabilidade.
Sistema Financeiro Nacional. Taxas do Mercado Financeiro. Tipos de Juros Indexadores. Renda Fixa. Renda Variável. Fundos de Investimento. Previdência. Gestão de Risco no Mercado Financeiro.
O Estado e o poder de tributar. O direito tributário. Legislação tributária. Vigência, aplicação, interpretação e integração da legislação tributária. Obrigação tributária. Crédito tributário. Administração tributária. Competência tributária. Impostos federais, estaduais e municipais. Contribuições sociais. Taxas. Contribuição de melhoria.
Introdução à macroeconomia. O mercado de bens e serviços. Determinação da renda e do produto nacional.
Introdução à teoria da administração. Administração: conceito e importância. Os primórdios da administração. Antecedentes históricos da administração. Abordagem clássica da administração. Administração científica. A obra de Taylor. Enfoques Explicativos e transversais de administração e das empresas rurais. Princípio da administração cientifica. Apreciação crítica da administração cientifica. Teoria clássica da administração. Organizando a empresa. Abordagem humanística da administração. Teoria das relações humanas. Abordagem neoclássica da administração. Teoria neoclássica da administração. Modelo burocrático da administração. Origens. Abordagem comportamental da administração. Teoria comportamental da administração. Abordagem sistêmica da administração. Tecnologia e administração. Principais conceitos, cibernética. Teoria da informação. Abordagem contingencial da administração. Teoria da contingência. Origens, ambiente e tarefas. Novas abordagens da administração. A era da informação, influências e desafios. Soluções emergentes. Qualidade total. Reengenharia.
Linguagem verbal e não verbal como representação da realidade. O processo de comunicação. Leitura, interpretação e produção de textos orais e escritos, com ênfase em seus aspectos estruturais, semânticos, sintáticos, pragmáticos e discursivos. Gêneros textuais. Análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos. Artigos científicos.
A função financeira nas empresas. análise das demonstrações financeiras. análise de custos para tomada de decisão. custo de capital.
Conceito da administração de marketing. Planejamento dos programas de marketing relativamente a produto?serviço e preço. Planejamento dos programas de marketing relativamente à distribuição e a comunicação. Organização, implementação e controle de marketing
O ambiente das organizações. Fundamentos da Administração de Recursos humanos. Tipos de organizações e níveis de Administração de RH. Planejamento de Recursos humanos. Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Subsistema, políticas e técnicas de suprimento de recursos humanos. Recrutamento e Seleção.
Compras. Previsão de demanda. Dimensionamento e controle de estoque. Curva ABC. Custos de estoques.
Evolução histórica da administração da produção. Modelos de transformação. Sistemas produtivos. Administração estratégica da produção. Projetos em gestão da produção: projeto de bens e serviços, arranjo físico, capacidade, tecnologia de processos e medida do trabalho.
Gestão estratégica de recursos humanos. Política de descrição e Avaliação de Cargos. Política de Avaliação de Desempenho. Empowerment. Políticas de Desenvolvimento e Treinamento de Pessoal. Políticas de Manutenção: Remuneração, salário, pesquisa salarial. Cultura organizacional. Gestão de Equipes.
Análise das oportunidades de mercado. Seleção dos mercados-alvo. Estabelecimentos de estratégias de marketing para produtos e serviços.
Gestão do planejamento e controle de estoques. Gestão de projetos. Gestão do MRP. Gestão de melhorias de produção e prevenção de falhas. Cadeias produtivas e de suprimentos. Gestão do planejamento e controle do sistema Just in Time (JIT). A gestão da qualidade na Administração da Produção. os desafios da produção criando estratégias para obter vantagens competitivas.
Just in time. Logística. Gestão da cadeia de suprimentos. Transporte. Armazenamento. Custo de armazenagem. Gestão patrimonial. Codificação.
Avaliação e alternativas de investimentos. Planejamento, controle e uso de orçamentos. Fontes de financiamento. Administração do capital de giro
Conceituação do planejamento e estratégia. Elementos essenciais do planejamento. Análise da empresa e do ambiente. Forças e Vantagem competitiva. Estudo de casos.
Analogia entre “dados”, “informações” e “conhecimento. Conceitos genéricos de sistemas. Sistemas de informação. Nível da informação e de decisão empresarial. Classificação dos sistemas. Modelo convencional dos sistemas de informações empresariais. Gestão da informação e gestão do conhecimento. Inteligência competitiva.
As ferramentas e métodos de gestão disponíveis proporcionam ao acadêmico o auxílio na tomada de decisões de melhorias de resultados corporativos. Conceitos básicos de organização, sistemas e métodos. Processos e arquiteturas organizacionais. Gestão de processos. Ferramentas de gestão: manualização e fluxograma. Ferramentas de gestão: CANVAS e SWOT. Ferramentas de gestão: Balanced scorecard. Ferramentas de gestão: PDCA, 5W2H e NPS. Terceirização/quarteirização. Conceitos iniciais da terceirização.
Introdução. Elaboração de relatório de análise de pré-viabilidade.
Conceitos históricos e precursores do comércio exterior (COMEX) aos Blocos econômicos. Protecionismo legal vs entraves ao COMEX. Termos e organismos nacionais e internacionais, relacionados ao comércio internacional no Brasil.
Fundamentos da Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas. Governança Corporativa como Modelo de Responsabilidade Empresarial. Compliance para Garantir a Efetivação da Responsabilidade Empresarial. Responsabilidade Social da Empresa. Responsabilidade Ambiental da Empresa. Responsabilidade da Empresa com os Trabalhadores. Responsabilidade de Combater a Corrupção. Responsabilidade da Empresa, Direitos Humanos e Sustentabilidade.
Elaboração e desenvolvimento de estudo de viabilidade para implantação de projeto de negócio.
Formas de Ingresso
VESTIBULAR:
Processo seletivo para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. O candidato pode realizar o vestibular em datas fixadas ou agendar a prova no polo, conforme datas previstas no calendário.
PORTADOR DE DIPLOMA:
Quem possui curso superior pode ingressar como portador de diploma, sendo dispensado do vestibular.
ENEM:
Candidatos que realizaram o ENEM e atingiram a média podem fazer matrícula sem necessidade de prestar o concurso vestibular.
TRANSFERÊNCIA DE OUTRAS IES:
Mediante análise do histórico escolar, o aluno pode fazer transferência de outra instituição.
Campo de Atuação
O curso de Administração da UNIGRAN EAD, busca formar profissionais com habilidades para otimizar processos e impulsionar resultados organizacionais. O administrador(a) formado pela UNIGRAN EAD, terá um vasto leque de oportunidades em áreas como: Administrativo Financeiro, Marketing, Gestão de Pessoas, Logística, Gestão Estratégica, Empreendedorismo e outros.
Ao longo da formação, o estudante desenvolve habilidades essenciais, como tomada de decisão, visão sistêmica, capacidade de análise e liderança. O curso também estimula o pensamento crítico e a busca por soluções inovadoras, formando profissionais capazes de promover melhorias nos processos e contribuir para o crescimento e os resultados das organizações.
Administração é a escolha ideal para quem almeja se destacar pessoal e profissionalmente, de forma que, no mercado de trabalho estará apto a liderar equipes, atuar em áreas estratégicas de empresas ou trilhar o caminho do empreendedorismo, construindo seu próprio negócio e alcançando uma carreira sólida e bem-sucedida no dinâmico mercado da Administração.
DESCONTO INDÍGENA
PONTUALIDADE
CONVÊNIO EMPRESARIAL
DESCONTO FAMÍLIA
A Unigran EAD concede descontos nas mensalidades de alunos membros do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação, semipresencial e pós-graduação. Para efeitos de aplicação do desconto, são entendidos como membros do mesmo grupo familiar: pai, mãe, cônjuge/companheiro(a), filhos, enteados e irmãos. É concedido o desconto de 15% (quinze por cento) do valor da mensalidade para o segundo membro. A partir do terceiro membro da família matriculado, desconto é de 20% (vinte por cento). Se houver um quarto membro, é concedido desconto de 25% (vinte e cinco por cento). Para ter direito ao benefício, todos os membros devem estar devidamente matriculados. A concessão do desconto é aprovada a partir do mês seguinte em que o requerimento foi protocolado até o final do semestre, sendo que o Desconto Família não acumula com outros descontos concedidos pela IES. Confira os documentos necessários para solicitar o benefício: Cópia da certidão de nascimento atualizada, para os estudantes solteiros; Cópia da certidão de casamento ou do documento legal que comprove a união estável, quando os estudantes forem casados ou companheiros;
INSCREVA-SE NO
VESTIBULAR
Centro Universitário da Grande Dourados
Fone: (67) 3411-4141
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário
CEP: 79.824-900 - Dourados/MS
Razão Social: UNIGRAN EDUCACIONAL
CNPJ: 03.361.110/0001-77
Todos os direitos reservados

